9.07.2011

Dietas on line não diminuem efeitos da gordura saturada no sangue

Nutrição
Dieta online? Pesquisadores dizem que não funciona. Foto: Camila Maia/ 24.08.2010
RIO - Com vidas atribuladas e cinturas cada vez maiores, muitas pessoas estão optando pelos programas de nutrição on-line, uma estratégia para diminuir a ingestão de gordura saturada. Mas um estudo publicado na edição de setembro/outubro de 2011 da edição do "Journal of Nutrition Education and Behavior" não mostra evidências da eficácia desses programas.
Pesquisadores da Universidade de Vrije, em Amsterdam, da Universidade de Maastricht, e da Universidade Erasmus, na Holanda, avaliaram 442 adultos holandeses saudáveis para determinar a eficácia de uma intervenção de computador que visa a redução de ingestão de gordura.
Em vez de olhar apenas os relatos das dietas para avaliar a ingestão de gordura - o que pode ser distorcido por tamanhos de porção, subnotificação e respostas socialmente desejáveis - os pesquisadores avaliaram os resultados dos lipídios do sangue (total, HDL, LDL e colesterol e triglicérides). E o programa de computador destinado a reduzir a ingestão de gordura saturada não teve efeito sobre esses valores.
Os professores Willemieke Kroeze e Johannes Brug, da Universidade de Vrije, escrevem que "as intervenções com foco na diminuição de ingestão de gordura saturada tiveram efeitos significativos baseados nos relatos dos pacientes, mas não o suficiente para produzir mudanças no sangue".
O estudo documenta a importância de identificar fatores fundamentais que influenciem as habilidades individuais na mudança de hábitos alimentares.

Nenhum comentário: