9.09.2011

OS SEUS CABELOS TAMBÉM ENVELHECEM!

Os seus cabelos também envelhecem!

Parece brincadeira, mas os seus cabelos também sofrem os efeitos do tempo e perdem saúde e vitalidade. E, aí, já sabe qual a idade das suas madeixas?

Quando se fala em envelhecimento, nós logo pensamos em rugas, doenças, dificuldades de movimentos... Mas, você já percebeu que quanto mais o tempo passa, mais danificado, mais ralo e mais problemático fica o nosso cabelo? Na maioria das vezes esse processo é desencadeado por fatores externos, que podem ser evitados, e fatores internos, que podem ser controlados.

Para as mulheres, a chegada da menopausa é um momento crucial. Com a queda na produção de hormônios, especialmente o estrogênio, o cabelo perde a sua beleza natural. Nesse caso é indicado que se invista em massagens que estimulem a circulação sanguínea do couro cabeludo, para que ele volte a transportar nutrientes para os fios.

Mas, independentemente do sexo, com os anos, o cabelo tende a ficar mais ralo, a cair mais e a se renovar de maneira mais lenta. Se esse for o seu problema, investir em uma esfoliação capilar pode ser a melhor saída. Esse tratamento é feito em salões e em clínicas estéticas. Uma vez livre das células mortas, há uma melhora na oxigenação e na nutrição do couro cabeludo, o que favorece a produção de fios novinhos em folha!

Ainda tem aqueles casos em que a idade nos traz doenças que alteram o funcionamento do nosso organismo e conseqüentemente, influenciam a beleza dos cabelos. A diabete é um exemplo disso. Evitar tratamentos capilares que possuam uma química muito agressiva é essencial nesses casos. O melhor é fazer hidratação regularmente e optar por produtos que tragam mais força e brilho aos fios.

Além de todos esse fatores, existem aqueles que podem ser facilmente evitados por você. O cigarro, por exemplo, aumenta a produção de radicais livres, responsáveis por acelerar a degeneração do organismo. Os fios ficam sem força para se formar e crescer. Já o Sol é responsável por remover a umidade natural e destruir a queratina do cabelo, que fica mais frágil e quebradiço. A diferença é que, nesse caso, há prevenção. Assim como a pele, você deve proteger os seus fios, diariamente, com cremes que possuem agentes que inibem os raios UV.

E se você é daquelas pessoas que vivem fazendo dietas malucas, que prometem fazer milagres com o seu corpo em um curto espaço de tempo, uma péssima notícia: Isso pode provocar alteração no ciclo de renovação capilar. Além de queda da produção de novos fios, os poucos que nascem não têm brilho e força, o que deixa seu cabelo com um aspecto quebradiço e sem vida.

Portanto, não importa qual seja o seu sexo ou a sua idade, é essencial que você se conscientize da necessidade de manter o cabelo sempre muito limpo e hidratado, da importância de ter uma alimentação balanceada e um controle constante da sua saúde. Estes cuidados podem fazer toda a diferença. Afinal, os cabelos são a moldura do seu rosto e parte essencial da sua beleza!
Sua Dieta

Nenhum comentário: