9.08.2011

Enxaqueca: pacientes sem tratamento certo

Pesquisa mostra que apenas 5% dos médicos de grandes emergências receitam os medicamentos adequados à doença

POR CLARISSA MELLO
Rio - Além de dores latejantes, náuseas e mal estar intenso, cariocas que sofrem de enxaqueca e procuram as grandes emergências ainda precisam lidar com outro tipo de dor de cabeça: a falta de preparo de profissionais. Estudo realizado pelo diretor do Centro de Avaliação e Tratamento da Dor de Cabeça do Rio de Janeiro, Abouch Krymchantowski, identificou que apenas 5% dos pacientes que procuram tratamento nos hospitais recebem medicamentos adequados.
Arte: O Dia
Arte: O Dia
O levantamento foi feito com pessoas atendidas em quatro hospitais particulares, nas zonas Sul e Norte da cidade. De 40, apenas dois doentes receberam medicação correta. Cerca de 90% receberam dipirona injetável, mesmo tendo relatado aos médicos que já haviam tomado o remédio em casa. E quase 50% também receberam medicamento à base de morfina, que pode até piorar os sintomas da enxaqueca.

“Decidi publicar o estudo, pois os relatos dos pacientes que recebo no consultório são absurdos. Estou reunindo informações que permitam dizer que a educação médica na área da enxaqueca precisa melhorar”, diz Abouch.

Para o especialista, o principal problema é o tempo que médicos dedicam para ouvir o histórico do paciente: na maioria dos casos, cerca de 15 minutos. “Em 15 minutos é impossível fazer um diagnóstico correto. A enxaqueca é uma síndrome identificada por histórico clínico. É preciso ouvir os sintomas, saber se a pessoa tem parentes que sofrem do mesmo problema, tudo com atenção. A primeira consulta deve durar uma hora”, afirma o médico.

Segundo Abouch, não é preciso fazer exames, como tomografia ou ressonância, para identificar a enxaqueca. Essas ferramentas são usadas para descartar a possibilidade de outras doenças, como tumores cerebrais que, em alguns casos, têm sintomas parecidos com os da enxaqueca. “Se a consulta é curta, o médico não tem segurança para fazer diagnóstico. Por isso pede exames desnecessários”.

Para diminuir as crises, a receita é simples: exercícios físicos, alimentação saudável, vida sexual ativa e pouco estresse. “São os maiores aliados de quem tem enxaqueca”, ensina Abouch.
O Dia 

SAIBA AINDA:

TRATAMENTO DA ENXAQUECA
O tratamento da enxaqueca pode ser com remédio ou sem remédio, pode ser um tratamento preventivo, para evitar que venham as crises de enxaqueca, que é o principal conceito no tratamento da enxaqueca, ou pode ser também um tratamento agudo, com medidas que aliviam as dores de cabeça fortes ou fracas na hora em que elas aparecem.
O tratamento da enxaqueca tem então um diagrama como vemos abaixo:
TRATAMENTO  PREVENTIVO MEDICAMENTOSO TRATAMENTO AGUDO MEDICAMENTOSO
TRATAMENTO  PREVENTIVO NÃO MEDICAMENTOSO TRATAMENTO AGUDO NÃO MEDICAMENTOSO


O primeiro passo para um tratamento eficaz da enxaqueca ou outra dor de cabeça, cefaleia, como a cefaleia tensional, cefaleia em salvas é o correto diagnóstico
Quando a dor é diária, mais dias com dor do que sem dor, o tratamento muda consideravelmente
Na enxaqueca, o mais importante é o tratamento preventivo, cuidado com o uso excessivo de analgésicos
Entender o que é a enxaqueca é fundamental para o paciente, saber suas causas e como evitá-la
Entender que o sistema de dor é um sistema de defesa do organismo que dispara quando algo nao está bem, e na enxaqueca ele dispara demais
Portanto é imprescindível tratar o problema na sua raiz, evitando que o sistema de dor dispare excessivamente, analgésicos nāo  sāo tāo importantes como os preventivos
Existem tratamentos medicamentosos e nao medicamentosos para enxaqueca. Normalmente eles sāo associados
Exercícios físicos, psicoterapia, higiene do sono, manejo do estresse, relaxamentos, fisioterapia, acupuntura sāo formas de tratamento nāo medicamentosos para enxaqueca.
Evitar os desencadeantes é também importante, para entender melhor muitas vezes é necessário preencher um diário, anotando a ocorrência das crises e os fatores que as provocaram
Os principais desencadeantes sāo:
  1. preocupações, ansiedade, stress
  2. ficar sem comer, bebida alcoólica, excesso de café, adoçantes
  3. Período menstrual na mulher
  4. Dormir pouco, dormir muito, sono mal dormido
  5. Sol, claridade, mudancas climáticas
  6. Cigarro, poluiçāo
Dietas muito restritivas nāo adiantam muito a nāo ser que seja constatada alguma alergia, intolerância à lactose ou doença celíaca (glúten).
REMÉDIOS PARA ENXAQUECA
Muitos remédios podem ser usados para o tratamento da enxaqueca. Dividimos em algumas classes: 1.antidepressivos 2.neuromoduladores 3.betabloqueadores 4.outros
Antidepressivos tricíclicos como a amitriptilina ou nortriptilina sāo usados, mas outros mais recentes como os inibidores de recaptaçāo de serotonina / noradrenalina sāo melhores tolerados
Sāo eles
Escitalopram, paroxetina, citalopram (sertralina e fluoxetina sāo neutros p enxaqueca)
Venlafaxina, duloxetina e agomelatina sāo uteis
Topiramato e divalproato sāo os neuromoduladores (chamados tb de anticonvulsivantes) mais prescritos, topiramato induz a perda de peso. Gabapentina, pregabalina podem ser usados
Atenolol, propranolol, metoprolol sāo os betabloqueadores mais frequentes, sāo bem tolerados, devem ser evitados em pacientes com asma
Flunarizina funciona bem, mas aumenta peso e pode agravar depressao. Pizotifeno é uma opção. Verapamil é primeira escolha para cefaleia em salvas.
Melatonina é bem tolerada e eficaz no tratamento da enxaqueca, também boa para insônia, sem efeitos colaterais
Vitamina B2 (riboflavina), Magnesio e Coenzima q10 ja foram estudados
Petasitis hibridus e tanacetum parthenium sao fitoterapicos com estudos positivos na prevençāo da enxaqueca.
A toxina botulínica tipo A (BOTOX) foi comprovada eficaz para o tratamento da enxaqueca crônica.
Procure um neurologista, insista no tratamento, se um remédio nāo funcionar pode-se tentar outros. Procure fazer exercícios físicos, dormir bem, nāo exagere no álcool, café, nāo se preocupe excessivamente, controle a irritaçāo enxaqueca, tratamento enxaqueca, enxaqueca tratamento, tratamento da enxaqueca, remédio para enxaqueca, remédio tratamento enxaqueca, medicamento enxaqueca, tratamento preventivo enxaqueca, tratamento da crise de enxaqueca, especialista enxaqueca, especialista tratamento enxaqueca, enxaqueca com aura, tratamento enxaqueca com aura.
Leia também o artigo sobre

Enxaqueca Tratamento Natural

Enxaqueca Tratamento Natural
Dr Mario Peres, médico neurologista, pós-doutorado nos Estados Unidos, escreve sobre as possibilidades de tratamento para enxaqueca sem remédios.
Enxaqueca pode ser tratada sem remédios? Existe tratamento natural para enxaqueca? Tratamentos para enxaqueca caseiros podem funcionar?  Enxaqueca pode ser tratada na gravidez sem medicamentos? São todas perguntas muito frequentes em quem sofre de crises de enxaqueca.
É fundamental termos o conceito de tratamento preventivo, em primeiro lugar, o tratamento da enxaqueca não é só na hora da dor, e sim EVITAR QUE AS CRISES APAREÇAM ! O tratamento preventivo da enxaqueca é um passo fundamental, levantamos em um estudo por nós realizado que menos que 10% dos sofredores de enxaqueca fazem o tratamento correto, o tratamento preventivo da enxaqueca.
Entender o que é a enxaqueca é fundamental para o paciente, saber suas causas e como evitá-la. Entender que o sistema de dor é um sistema de defesa do organismo que dispara quando algo nao está bem, e na enxaqueca ele dispara demais. Portanto é imprescindível tratar o problema na sua raiz, evitando que o sistema de dor dispare excessivamente, analgésicos nāo  sāo tāo importantes quanto preventivos.
Normalmente os tratamentos medicamentosos e não medicamentosos para enxaqueca sāo associados.
EXERCÍCIOS FÍSICOS
Um bom nível de exercícios físicos é parte importante do tratamento, exercícios físicos regulares, aeróbicos, com alongamentos, sem sobrecarregar a musculatura do pescoço, leia mais em tratamento da enxaqueca com exercícios.
PSICOTERAPIAS
Existem várias linhas de psicoterapia, o resultado é positivo, vários estudos mostram que é possível tratar a enxaqueca com psicoterapia, especialmente a psicoterapia cognitiva comportamental. Dra Juliane Mercante, psicóloga com doutorado pelo IPq-FMUSP, tem vasta experiência no tratamento não medicamentoso da enxaqueca, acesse o site http://enxaquecaeansiedade.com para saber mais.
HIGIENE DO SONO
A higiene do sono pode ajudar muito no tratamento da enxaqueca, dormir bem, conseguir aprofundar o sono, evitar pensamentos excessivos, preocupações antes de dormir, aprender a relaxar, são elementos eficazes para melhorar o controle da dor.
Manejo do estresse, Relaxamentos
Aprender a lidar com as sobrecargas do dia a dia, tanto externas, quanto internas, ou seja, as cobranças que temos conosco, comum o padrão em pacientes com enxaqueca de se cobrarem muito, um alto grau de exigência consigo mesmo é prejudicial para o tratamento da enxaqueca. Aprender a relaxar, meditar, controlar a irritabilidade pode ajudar muito.
FISIOTERAPIA
A fisioterapia pode ser usada com sucesso no tratamento da enxaqueca, hidroterapia, tratamentos posturais, aplicação de LASER, digitopressão, massagens, todos podem contribuir. Leia mais sobre o tratamento com LASER emhttp://cefaleias.com.br/blog/laser-terapia-dor-tratamento-enxaqueca
Acupuntura pode ser também empregada no tratamento da enxaqueca sem remédios, mas é preciso uma determinação para cumprir a sequência das sessões, leia mais nohttp://www.medicoacupunturista.com.br/
EVITAR OS DESENCADEANTES é também importante, para entender melhor muitas vezes é necessário preencher um diário, anotando a ocorrência das crises e os fatores que as provocaram
Os principais desencadeantes sāo:
  1. preocupações, ansiedade, stress
  2. ficar sem comer, bebida alcoólica, excesso de café, adoçantes
  3. Período menstrual na mulher
  4. Dormir pouco, dormir muito, sono mal dormido
  5. Sol, claridade, mudanças climáticas
  6. Cigarro, poluiçāo
Dietas muito restritivas nāo adiantam muito a nāo ser que seja constatada alguma alergia, intolerância à lactose ou doença celíaca (glúten).

TRATAMENTO COM BOTOX
Uma excelente opção para o tratamento da enxaqueca é a aplicação da toxina botulínica, o Botox. Novos estudos tem mostrado a eficácia, temos experiência de mais de 10 anos, desde 2000, quando os primeiros estudos estavam sendo feitos nos Estados Unidos, quando trabalhava na clínica de cefaleia da Thomas Jefferson University, Filadélfia, que os tratamentos com botox para enxaqueca vem sendo aprimorados, hoje o FDA nos Estados Unidos já aprovou o tratamento para enxaqueca crônica com Botox, leia mais nohttp://cefaleias.com.br/enxaqueca/tratamento-da-enxaqueca-com-botox
MELATONINA
Uma das linhas de pesquisa que venho me dedicando desde o início da minha carreira na área das cefaleias é o papel da melatonina nas cefaleias, com publicações em revistas científicas nacionais e internacionais (veja o curriculum lattes Mario Fernando Prieto Peres). A melatonina é vendida nos Estados Unidos como uma vitamina, sem receita, no Brasil ela precisa ser importada, a ANVISA, a meu ver, corretamente, não permite o registro como uma vitamina, mas ao mesmo tempo, ela é barata o sificiente para não ser vendida em farmácias pelos laboratórios farmacêuticos, a melatonina é encontrada na Argentina, Chile, America do Norte e diversos países da Europa.
O tratamento com a melatonina para enxaqueca é eficaz e bem tolerado, várias outras cefaleias e distúrbios do sono tem também a indicação clínica para seu uso.

VITAMINAS E FITOTERÁPICOS
A vitamina B 2, riboflavina, o magnésio, coenzima q 10, e fitoterápicos como o petasites hibridus, tanacetum parthenium podem ter resultado benéfico no tratamento da enxaqueca.
ATENÇÂO! NÃO SE AUTO MEDIQUE!
Procure um neurologista para realizar o tratamento da enxaqueca e outras dores de cabeça.

Nenhum comentário: