9.07.2011

Anvisa disponibiliza na Internet 458 bulas simplificadas de medicamentos

O cidadão brasileiro pode ter acesso 458 bulas de medicamentos, descrevendo de forma clara e simples como o produto age no organismo: as indicações, os riscos e as contra-indicações. Trata-se do Bulário Eletrônico, que está disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na última semana, 63 bulas de medicamentos foram publicadas no Bulário Eletrônico da Anvisa. As bulas foram adequadas às regras de clareza e objetividade, como determina a norma RDC 47/09, publicada em setembro de 2009.
Essa medida trouxe para a sociedade mais do que um texto acessível. Pelo regulamento, os portadores de deficiência visual poderão solicitar, aos Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) das indústrias, as bulas adaptadas à sua condição, que podem ser em braille, formato de áudio ou com letras aumentadas.
No prazo de 180 dias, contados a partir da publicação no Bulário Eletrônico, dia 31 de agosto, estas 63 bulas serão encontradas nas caixinhas dos medicamentos vendidos ao consumidor final. Esse é o tempo de adaptação oferecido às indústrias para que elas substituam as bulas que estão em circulação atualmente.
As bulas que vão para o Bulário Eletrônico servem de padrão para confecção das bulas dos medicamentos genéricos e similares. Portanto, os fabricantes de medicamentos genéricos e similares também têm prazo de180 dias, contados a partir do momento em que o medicamento referência entra no Bulário, para encaminhar à Anvisa a nova versão de suas bulas e disponibilizá-las nas embalagens dos medicamentos.
Outra inovação neste sistema informatizado é que a Anvisa vai passar a atualizar o Bulário de forma regular, inserindo novos lotes todos os meses.

Fonte Anvisa

Nenhum comentário: