9.09.2011

INTERNET PODE SER UMA ALIADA NA LUTA CONTRA O CIGARRO


Internet pode ser uma aliada na luta contra o cigarro
Que o cigarro faz mal, disso todo mundo já sabe. Mas, se alguém te dissesse que a cura para esse mal está mais perto do que você imagina, ou melhor, está na Internet, o que você responderia?

Vale tudo para deixar de fumar. Já que é assim, por que não aproveitar o avanço tecnológico e contar com a Internet nessa luta? As atuais estratégias com eficácia comprovada para ajudar um indivíduo a largar o vício do cigarro incluem medicações e aconselhamento individual ou em grupo, e até mesmo por telefone. Estudos que avaliaram a eficácia de programas de apoio pela Internet têm revelado resultados conflituosos.

“As pesquisas envolveram quase 16 mil participantes de programas antitabagistas pela internet e outros 13,5 mil indivíduos que não participaram de tais programas representando o grupo controle. O resultado da análise foi que os participantes do programa tiveram uma chance 1.5 vezes maior de parar de fumar quando comparado ao grupo controle. Após um ano de seguimento, 10% do grupo que foi submetido ao programa continuou sem fumar e só 5.7% no caso dos controles”, explica o Neurologista Dr. Ricardo Teixeira.

O uso da internet não pára de crescer ao redor do mundo e o corpo atual de pesquisas indica que não há como deixar de levar em consideração programas antitabagistas baseados na rede de computadores como importantes ferramentas no combate ao tabagismo. Por ser um dos principais problemas de saúde do planeta, o tabagismo precisa de ações de largo alcance para o seu combate, e por isso, a internet não pode ficar de fora.

PARAR DE FUMAR REDUZ MORTES EM SEIS MESES

Parar de fumar reduz mortes em seis meses
Parar de fumar é a solução! Saiba mais!


Que fumar faz mal à saúde todos já sabem, mas que parar de fumar reduz o número de mortes em seis meses, é uma novidade. De acordo com um estudo realizado por especialistas do Institute of Psychology, Health and Well-being da University of Liverpool, os benefícios encontrados em programas de políticas públicas como a proibição do fumo em locais públicos (empresas, bares e restaurantes) têm efeito positivo para a saúde dentro de um a três anos em alguns países da Europa e Estados Unidos.
Segundo um dos responsáveis pelo estudo, Simon Capewell, a diminuição de incidências de doenças crônicas a partir da restrição ao fumo acontece de forma muito rápida. Segundo ele, a descoberta é um sinal de que as políticas públicas, como por exemplo a redução do uso de gorduras saturadas na alimentação, são realmente eficazes na melhoria da saúde da população em geral.
A pesquisa avaliou políticas públicas de países europeus e também nos Estados Unidos e descobriu que na Escócia, as leis que proíbem o fumo em lugares públicos reduziram em 17% o número de internações por síndrome coronária aguda e em 6% o número de mortes fora do hospital por problemas cardíacos.
Já nos Estados Unidos, na cidade de Helena, o estudo registrou um caso interessante. Houve uma queda de 40% no número de internações de pacientes com síndrome coronária aguda num período de seis meses. Mas, seis meses depois da lei ter sido revogada pelo Estado de Montana, as internações retornaram aos índices anteriores.
Fumantes inveterados, agora a escolha é de vocês. É de conhecimento de todos, também, que exercício físico ajuda a parar de fumar. Cá entre nós, é sempre melhor viver mais e com qualidade de vida.

Nenhum comentário: