9.10.2011

COMBINAÇÕES ALIMENTARES PODEM SER PERIGOSAS


Combinações alimentares podem ser perigosas
Fique atento na hora de escolher o que irá comer!
Cuidar da alimentação virou uma obsessão entre homens e mulheres, principalmente entre os mais jovens. Mas é preciso saber que ter uma boa alimentação não é somente saber quantas calorias cada alimento tem ou comer nas horas certas. Ter uma alimentação saudável é, também, conhecer quais as combinações você pode fazer durante as refeições e o que está terminantemente proibido. Seja no almoço, no jantar, no lanche ou na mesa de um bar, é necessário ter atenção aos seus pedidos. As combinações podem ser perigosas e nada favoráveis a sua “dieta balanceada”. Para tirar qualquer dúvida, o nutricionista Daniel Chreen fala sobre seis combinações que podem ser explosivas. Vamos saber mais?
1 – Carnes com derivados do leite: Esta combinação é prejudicial em virtude de diversos fatores. Desde o déficit no tempo de digestão (por reduzir a velocidade no qual o alimento sai do estômago para o intestino) até a inibição de absorção de alguns nutrientes justificada pela interação antinutricional entre o ferro (proveniente das carnes) e o cálcio (dos derivados do leite).
2 – Bebidas como refrigerante, café, chocolate ou mate consumidas no almoço ou no jantar: Essas bebidas possuem cafeína, um estimulante que atua diretamente no funcionamento do sistema digestivo. Além disso, refrigerantes são ricos em açúcares simples o que torna a indigestão ainda mais provável. Para serem aliados da digestão estes alimentos devem ser consumidos após 40 ou 60 minutos após a refeição.

3 – Diferentes tipos de carnes no mesmo prato: As carnes, em geral, fazem com que o sistema gastrointestinal libere substâncias amoniosas (ricas em amônia, que em excesso pode ser uma substância tóxica ao organismo) para excreção. O excesso na escolha desses alimentos tende a causar flatulências. Ainda mais quando no prato ainda são colocadas leguminosas como feijão preto.
4 – Chope com aperitivos gordurosos: Quando consumir sua bebida alcoólica moderadamente, procure intercalar com copos de água para evitar a desidratação e outros efeitos maléficos do álcool. Quando estas bebidas são combinadas com petiscos mais calóricos, a tendência é um acumulo adiposo mais acentuado em virtude de um metabolismo mais lento pela absorção do etanol, ainda presente no estômago.
5 – Caldos de carne e temperos industrializados nas refeições: Eles são ricos em sódio, sendo altamente contra indicados para pessoas com intercorrências cardiovasculares, hepatopatas (doenças do fígado) e gestantes, em decorrência da retenção de líquidos que o excesso deste nutriente pode causar.
6 – Docinhos ou sucos em pó no almoço e no jantar: Alimentos com excesso de açúcares simples devem ser evitados juntamente com consumo de fontes de amido como batata, milho, arroz e mandioca. Como os açúcares mais simples provenientes destes doces serão somente absorvidos no intestino, eles dificultam a digestão do amido desde a sua interação com a saliva até o intestino. Retardando o processo digestivo de maneira prejudicial.
Sua Dieta

Nenhum comentário: