HIV: RARO E PERIGOSO
Um homem de 57 anos pode ter sido infectado pelo vírus raro no Togo
Sem cura: cerca de 34 milhões de pessoas no mundo vivem hoje com o vírus da aids (Thinkstock)
O vírus da aids tem dois tipos, o HIV-1, majoritário, e o HIV-2, pouco frequente. O HIV-1 se divide em três grupos: M, que provocou a pandemia mundial, e dois outros muito raros, O e N. Um quarto, designado como P, foi identificado em 2009 por uma equipe francesa em uma paciente camaronesa. Até o momento, os únicos casos conhecidos de infecção pelo HIV do grupo eram de pacientes que moram em Camarões.
O grupo N foi identificado pela primeira vez em 1998 no país em uma mulher. Das mais de 12.000 pessoas que vivem com o HIV em Camarões e já foram submetidas a exames, apenas 12 casos do vírus do grupo N foram identificados. No artigo publicado nesta sexta-feira, o professor François Simon (Hospital Saint-Louis, Paris) e o Centro Nacional de Referência do HIV em Rouen (oeste da França) relatam o caso de um homem de 57 anos que vive na França com o vírus do grupo N.
O homem infectado foi internado em janeiro após uma viagem ao Togo. Ao traçar a história da vida sexual do paciente, os médicos concluíram que o homem provavelmente foi infectado no Togo, o que sugere que o vírus do grupo N já superou a fronteira de Camarões.
(Com agência France-Presse)
Nenhum comentário:
Postar um comentário