10.24.2012

Grávidas que comem muitos salgadinhos e biscoitos podem prejudicar seus bebês

Estudo mostra que acrilamida é uma das responsáveis pelo baixo peso de recém-nascidos

Consumir uma grande quantidade de salgadinhos e biscoitos durante a gravidez pode fazer com que o recém-nascido apresente um peso abaixo da média. Isso é o que afirma o estudo conduzido pelo “ Centre for Research in Environmental Epidemiology”, em Barcelona.
Para a pesquisa, 1.100 mulheres grávidas, entre 2006 e 2010, na Dinamarca, Inglaterra, Grécia, Noruega e Espanha, tiveram suas dietas examinadas. Além de questionários sobre os hábitos alimentares das mães, o estudo analisou o sangue de cada bebê para obter informações sobre os níveis de exposição acrilamida durante os últimos meses de gravidez.
De acordo com os pesquisadores, o alto consumo de acrilamida — substância encontrada em alimentos como biscoitos, salgadinhos, pães e café — pode afetar o desenvolvimento do bebê, tanto no que diz respeito ao tamanho quanto à circunferência da cabeça. O tamanho da cabeça de uma criança tem sido associado ao desenvolvimento neuro psicomotor, enquanto o baixo peso no nascimento é ligado com os efeitos adversos à saúde ao longo da vida.
Os bebês nascidos de mães com uma alta ingestão acrilamida apresentaram até 132 gramas a menos do que os bebês de mães que tiveram uma baixa ingestão. O efeito causado por essa substância é comparável ao baixo peso de nascimento relacionado ao tabagismo materno, disseram os pesquisadores. A circunferência da cabeça das crianças cujas mães consumiram produtos com acrilamida também apresentaram até 0,33 centímetros a nenos do que os outros bebês.
— Estes resultados apontam para a necessidade de mudanças na produção de alimentos. As mulheres grávidas precisam ser aconselhadas de forma clara a reduzir a ingestão de alimentos que podem conter altas concentrações de acrilamida — alertaram os pesquisadores.

Nenhum comentário: