10.26.2012

Guerra Urbana

Homicídios em SP dobram no mês de setembro em relação a 2011

Taxa é a maior desde que a série começou a ser divulgada

AE

160628-970x600-1.jpg
O crime de homicídio cresceu 96% na capital paulista em setembro deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados, anunciados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo nesta quinta-feira, mostram que ocorreram 135 homicídios em setembro, ante 69 em setembro de 2011. É o maior número em um único mês na capital desde que a série começou a ser divulgada, em janeiro do ano passado.

Os números não contemplam as mortes por resistência seguida de morte, quando ocorrem em confronto entre policiais e suspeitos. Também não inclui o latrocínio (roubo seguido de morte). Ao todo, foram registrados 13 crimes de latrocínio em setembro, frente a 4 no mesmo mês do ano passado - um crescimento de 225%.

O aumento acontece no momento em que policiais militares estão sendo alvo, em todo o Estado, de ataques com características de execução. A Polícia Civil investiga se os atentados estão sendo cometidos por ordens de integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Uma série de assassinatos com suspeitos não identificados também ocorre em diversas cidades, muitos na mesma noite e em pontos de comércio de drogas da periferia. Nesses casos, a polícia trabalha com a hipótese de retaliação a mortes de agentes.

Nenhum comentário: