10.26.2012

kits antidoping

26 de outubro de 2012

O Brasil terá uma norma específica para a entrada de produtos e kits antidoping. A Anvisa instituiu um grupo de trabalho que vai propor normas para a entrada, no país, dos produtos utilizados nos testes de controle de dopagem durante eventos esportivos. O procedimento, conhecido como internalização, é fundamental para que o Brasil tenha agilidade na realização dos testes antidoping e seja capaz de atender as necessidades dos grandes eventos esportivos no país, como a Copa Fifa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
O objetivo é desburocratizar o procedimento de entrada dos produtos no país e permitir que o laboratório antidoping que opera no Brasil tenha acesso aos produtos e kits necessários. A proposta é que haja uma norma única que sirva para quaisquer eventos esportivos a serem realizados no Brasil. Em anos anteriores, o Brasil publicou regras específicas de acordo com cada evento realizado, como os jogos militares e o Pan-americano.
O grupo contará com representantes da Anvisa, da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e do laboratório brasileiro credenciado junto à Agência Mundial Antidoping (WADA, na sigla em inglês). A portaria da Anvisa determina um prazo de 90 dias para a apresentação de uma proposta. A criação do grupo de trabalho é resultado de consenso obtido em reunião realizada na Anvisa no último dia 18, que contou com a participação do diretor-presidente da Agência, Dirceu Barbano, e do Diretor José Agenor Alvares da Silva.
Imprensa / Anvisa

Nenhum comentário: