10.27.2013

Prova do Enem tem letra de Gabriel o Pensador, Egito e texto sobre Jobs

Música 'Até quando?' foi citada na prova de linguagens neste domingo.
Texto sobre o fundador da Apple caiu em questão de inglês.

Thaís Lima Do G1, em São Paulo
6 comentários
Prova teve letra de música de Gabriel o Pensador, questão sobre conflitos no Egito e texto sobre Steve Jobs (Foto: Ramon Moreira/Divulgação/AP/Toshiyuki Aizawa/Reuters)Prova teve letra de música de Gabriel o Pensador, questão sobre conflitos no Egito e texto sobre Steve Jobs (Foto: Ramon Moreira/Divulgação/AP/Toshiyuki Aizawa/Reuters)
A prova de linguagens e matemática deste domingo (27) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe um texto em inglês sobre o Steve Jobs, o fundador da empresa de tecnologia Apple, e o candidato tinha de responder qual sua contribuição para a tecnologia. Em português, uma das questões trouxe um trecho da música "Até Quando" do cantor Gabriel o Pensador. Também uma das questões citava os protestos no Egito e a relação deles com a internet.
A redação teve como tema "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil".
Em inglês, a prova trouxe, ainda, texto das Nações Unidas sobre Honduras e outro sobre a morfina produzida pelo corpo humano.
O trecho da música do Gabriel o Pensador que caiu na prova foi o seguinte: "Não adianta olhar pro céu, com muita fé e pouca luta/ Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer e muita greve, você pode, você deve, pode crer/ Não adianta olhar pro chão, virar a cara pra não ver/ Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer." Os candidatos tinham de responder por que a linguagem dessa letra chamava a atenção.
Veja a letra e ouça a música "Até quando?", de Gabriel, o Pensador
Rita Lee entrou no palco por volta das 22h55 com a bandeira da cidade e cantou sucessos como Banheira de Espuma (Foto: Marcio Pinho/G1)Rita Lee em show  (Foto: Marcio Pinho/G1)
A prova lembrou de elementos de nossa cultura, com a história das quadrilhas em festas juninas e pediu para os alunos identificarem qual era a canção que pertencia ao período após o tropicalismo na música brasilieira. As alternativas citavam trechos das letras de "As Pastorinhas", de Noel Rosa e Braguinha; "A noite do meu bem"  de Dolores Duran, "No Rancho Fundo", Ary Barroso e Lamartine Babo; "Ovelha Negra", de Rita Lee; e "Chega de Saudade", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
A relação dos jovens com a internet foi abordada em algumas questões. Em uma delas, um texto que citava o cyberbullying e como o anônimato possível na rede de computadores ajudava os 'bullies' a serem mais cruéis com a vítima.
Em português caiu também um cartaz sobre o derretimento das calotas polares, onde era necessário relacionar a parte gráfica com a escrita. Artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente também foram abordados, além de um texto sobre adolescência e obesidade publicado pela Revista Saúde.
Um edital da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo sobre o tombamento de imóveis nas esquinas das ruas Augusta e Consolação foi colocado na prova. Na pergunta, o candidato precisava assinalar a alternativa que melhor expressava concordância com a ação da pasta.
Machado de Assis (Foto: TV Globo/Reprodução)Machado de Assis (Foto: TV Globo/Reprodução)
Outra questão em português trouxe uma carta de um estudante do século 20 descrevendo o começo do Brasil com palavras da grafia antiga. Os estudantes tinham de responder por que o texto estava fora do padrão atual.
A tela Descobrimento do Brasil, de Portinari, também apareceu na prova do Enem. Trechos da carta de Pero Vaz de Caminha sobre o Descobrimento do Brasil, do livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, e "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector, serviram como base para perguntas.
Caiu também uma questão sobre os protestos no Egito e uma charge sobre trabalho infantil de autoria de Pawla Kuczynskiego.
Matemática
Na prova de matemática houve a predominância de cálculo de área de todos os objetos, cálculo de tangente, perguntas sobre lucro e porcentagem, com exemplos que traziam o aluno para situações da vida real, como calcular o melhor custo/benefício ou saber qual empresa deu mais retorno em menos tempo. Conhecimentos mais específicos sobre logaritmo foram requisitados. A maioria das questões pedia que o aluno soubesse lidar com conversão de unidades, de minutos para segundos, de centímetros para metros, entre outras.

 
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  • Jairo Souza 11 minutos atrás
    Já dá pra ver a serieadade de uma prova que tem Gabriel pensador.
  • Eleitor 51 minutos atrás
    Essas reportagens sobre o E.N.E.M, são iguais ano após ano. Não Sei o motivo de tamanha cobertura sobre o fato, sempre aquelas historinhas que o aluno chegou atrasado e pulou o muro, o portão fechou no nariz do candidato a mocinha chorando porque chegou atrasada etc, etc... Reportagem enjoativa, nos mesmos moldes das reportagens sobre carnaval, natal, mudança de horário de verão (aquela balela de prejudicar a saúde) que coisa chata.....
  • Joseci Junior 56 minutos atrás
    Muito bom o trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas que diz: Naquela noite não padeci essa triste sensação de enfado, mas outra, e deleitosa. As fantasias tumultuavam-me cá dentro, vinham umas sobre outras, à semelhança de devotas que se abalroam para ver o anjo-cantor das procissões. Não ouvia os instantes perdidos, mas os minutos ganhados.

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