1.29.2014

Seios ficam mais firmes sem sutiã, dizem especialistas


Pesquisa mostra que músculos das mamas ficam mais rígidos sem apoio, mas médicos alertam que praticar exercícios sem lingerie pode gerar lesões



A atriz Kelly Brook chamou a atenção no tapete vermelho da premiação National Television Awards, na última semana, ao usar um vestido preto transparente sem sutiã. Mas, segundo o site inglês Daily Mail, ao invés de causar espanto entre os convidados, a hábito de deixar a lingerie em casa tem conquistado famosas como Kim Kardashian, Miranda Kerr e Gwyneth Paltrow.

Desde adolescentes, as meninas escutam que não usar sutiã pode trazer prejuízos, como dar dor nas costas e fazer com que os seios caiam mais rápido e fiquem mais flácidos com o passar do tempo. No entanto, uma pesquisa da Universidade de Besançon, na França, sugere que abolir a lingerie do guarda-roupa pode não só ajudar a resolver estes desconfortos, como os prevenir.

Por mais de quinze anos, os estudiosos avaliaram algumas mulheres e, ao contrário do que diz a crença popular, deixar os seios descobertos é bom para o corpo: "a falta de sutiã deixa os músculos dos seios mais firmes, o que faz com que eles demorem mais a ficarem flácidos. Além disso, ajuda a deixar os seios na melhor forma e previne também dor nas costas", afirma o professor Rouillon, responsável pela pesquisa.


De acordo com o estudo, 42% das mulheres entrevistadas sentiram desconforto nos três primeiros meses que ficaram sem usar sutiã, no entanto, não fizeram mais reclamações depois desse período. A pesquisa registrou também que nenhuma delas chegou a sentir dor, mesmo quando praticavam esportes.

"A decisão de não usar sutiã tem a ver com o conforto, noção de moda e aspectos estéticos. Mas, ao contrário da crença popular, os seios não caem, mas ficam mais firmes sem a lingerie, e a qualidade da pele também melhora", explica o professor.

Apesar dos resultados favoráveis, o especialista não dá recomendações sobre o assunto, já que afirma que o estudo foi feito com um número reduzido de mulheres e que os efeitos a longo prazo da falta de uso de lingerie são desconhecidos.

Estudos anteriores mostram que não usar um top durante as atividades físicas pode causar problemas como dores e lesões graves, já que os ligamentos que suportam as mamas não são elásticas e o prejuízo pode ser irreversível se eles forem danificados durante um exercício repetitivos ou em esportes de alto impacto.

Além da divergência de danos ou benefícios do sutiã na saúde física, parece que a falta dele afeta o sucesso profissional das mulheres. Um estudo do Centre for Talent Innovation descobriu que aquelas que não usam a peça no ambiente de trabalho têm menos chances de serem promovidas a cargos mais altos.

Nenhum comentário: