1.31.2014

Pessoas baixas são mais propensas a desenvolver paranoia

Estudo da Universidades de Oxford sugere que percepção de inferioridade gera desconfiança
O GLOBO 

Pessoas mais baixas se sentem inferiores e tendem a desenvolver paranoia, afirma estudo inglês
Foto: StockPhoto
Pessoas mais baixas se sentem inferiores e tendem a desenvolver paranoia, afirma estudo inglês StockPhoto
OXFORD - Pessoas que enxergam o mundo de uma altura inferior têm uma predisposição maior a desenvolver paranoia, desconfiança e medo dos outros, sugere estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, publicado na revista “Psychiatry Research“.
A pesquisa foi realizada em realidade virtual simulando uma viagem de metrô. Os cientistas reduziram em 25cm a altura dos participantes e analisaram seu comportamento. A maioria descreveu sentimentos de incompetência, inferioridade, desconfiança, medo e paranoia.
Muitos afirmaram que tinham a sensação de que alguém no trem os estava encarando deliberadamente com a intenção de causar sofrimento.
“Ser alto está associado com o sucesso na carreira e em relacionamentos”, escreveu Daniel Freeman, que liderou o estudo financiado pelo “Medical Research Council“. “A altura transmite autoridade, e nos sentimos mais altos quando nos sentimos mais poderosos. Não é de admirar, então, que homens e mulheres tenham a tendência a supervalorizar sua altura”.
O teste simulou duas viagens: uma em que a altura real do participantes era mantida e outra em que seu tamanho era reduzido. Nas duas viagens, os outros passageiros do trem foram programados para agirem com neutralidade.
“Neste estudo, reduzimos a altura das pessoas, o que levou a uma consequência notável: elas se sentiram inferiores e isso fez com ficassem desconfiadas. Isso tudo aconteceu em uma simulação, mas sabemos que as pessoas se comportam na realidade virtual assim como fazem na vida real”, afirmou Freeman.
Os pesquisadores não informavam quando a mudança de altura acontecia, mas os participantes sentiram diferenças no modo como percebiam os outros.
“A pesquisa nos forneceu uma visão chave na paranoia, mostrando que a desconfiança excessiva das pessoas em relação aos outros é construída diretamente por seus próprios sentimentos negativos sobre elas mesmas”, ressaltou o pesquisador.
Segundo os cientistas, os resultados deram suporte para estudos anteriores, que ligavam a altura ao status social, e mostravam como uma baixa estima estava ligada ao desenvolvimento de pensamentos paranoicos.
“Os resultados terão implicação importante no tratamento da paranoia grave. A partir desse estudo podemos ajudar as pessoas a se sentir mais autoconfiantes, então elas vão ser menos desconfiados”, concluiu Freeman.

Nenhum comentário: