6.17.2015

Sintomas do estresse e como controlá-lo

As pessoas podem apresentar sintomas relacionados ao estresse de forma diferenciada, pois a vulnerabilidade psicológica varia, de acordo com a estrutura psíquica de cada indivíduo. Além disso, segundo Jack Barchas, neuroquímico da Universidade de Stanford, “há um constante entrelaçamento dos sintomas de estresse. É como se fosse uma sinfonia de diferentes instrumentos musicais, tocando, porém a mesma música”.
O papel do estresse em doenças clínicas, muitas vezes, não é claro. Muitos sintomas, da dor de cabeça às palpitações,  podem ser relacionados ao estresse, a uma doença física ou, freqüentemente a uma combinação de ambos. Da mesma forma, algumas vezes, um sintoma que surge num momento de grande estresse, como uma dor abdominal, pode eventualmente progredir para uma úlcera ou uma colite.
Estudos  científicos indicam que as pessoas adoecem  com mais freqüência quando estão estressadas. No caso de uma separação ou perda de emprego por exemplo, baixam as defesas de imunidade do indivíduo e ele pode,  mais facilmente, contrair doenças. Sabe-se que sete segundos após perceber a causa o indivíduo automaticamente se prepara para reagir fisicamente à situação: a  pressão sobe, o coração pulsa mais rápido, a respiração se torna mais pesada e rápida, os músculos se contraem e as mãos e pés se tornam frios e suados. Estas são, no
entanto, naturais reações físicas que ocorrem espontaneamente. Porém, se forem mantidas por períodos prolongados ou freqüentes, o estresse tenderá a se tornar crônico e o indivíduo pagará  um preço bastante alto por essa adaptação biológica natural: pressão alta, derrame, infarto, enxaqueca, insônia e depressão são alguns dos problemas mais comuns que atualmente decorrem de seu nível de estresse.
Geralmente, os sintomas são um sinal de alerta para que a pessoa concentre sua energia para restabelecer o equilíbrio entre a mente e o corpo. Por esta razão, estar atento aos possíveis sintomas de estresse é uma atitude saudável e preventiva para todos aqueles que no atual contexto do mundo moderno estão sujeitos a situações estressantes.
Entre os principais sintomas do estresse, destacam-se: sinais de cansaço, tristeza, dor de cabeça, grande agitação, constantes crises de tensão e angústia; diminuição da produtividade, isolamento, mau humor, medo, colite, sudorese intensa, irritação, incapacidade de domínio sobre as emoções, etc...
Em síntese, o estresse realmente existe e afeta sua vida, por isto fique atento aos sintomas, as reações orgânicas e psíquicas que anunciam problemas físicos e emocionais.
Projeta-se do Estresse!

O Estudante: Comportamento e Autoconhecimento
O jovem contemporâneo, por uma série de razões dele próprio, dos seus grupos sociais e do ambiente em que vive, tem apresentado, percentualmente, um aumento daqueles estados conhecidos como de ansiedade e angústia. O mal-estar característico de tais estados tem levado o jovem a procurar a melhor maneira de resolvê-lo, mas nem sempre se tem conseguido chegar a estratégias mais sadias.
É notório que cada pessoa tenha uma tendência natural de considerar a sua  problemática individual de forma prioritária.
É por isso que cada um faz de si e de suas  vivências o ponto de referência do universo  no qual se encontra. Para suplantar as próprias dificuldades, cada ser humano está constantemente buscando conseguir
elementos que possam fornecer-lhe maiores informações, esclarecer e equacionar melhor suas  preocupações mais íntimas.
Aos poucos, os cientistas do comportamento foram compreendendo que poderiam ajudar mais efetivamente as pessoas ou os jovens, se facilitassem que eles mesmos se conhecessem. Isso poderia evitar-lhes sensações desconfortáveis a seu próprio respeito como, por exemplo, sentimentos de auto-estima baixa por sentirem que estavam falando perante si mesmas.
Tais sentimentos muito freqüentemente vêm de crenças e opiniões vulgarmente conhecidas como senso comum e despidas de um rigor criterioso de pesquisa científica. Conseqüência: não advertidas da precariedade do seu conhecimento, tais pessoas desnecessariamente acumulam dentro de si uma série de inquietudes e ansiedades. Nesta situação o equilíbrio tão importante à capacidade de serem felizes inexiste de forma consciente e produtiva na resolução de seus próprios problemas.
Com freqüência, percebe-se que as pessoas/estudantes parecem ter uma capacidade muito grande de inventar uma infinidade de coisas que as tornam desnecessárias, infelizes e insatisfeitas. Ao servir-se de conhecimentos científicos a respeito de si mesmo, o indivíduo tem maior possibilidade de encarar-se de forma  mais inteligente e avisada, aumentando suas  possibilidades de ser mais feliz, uma vez que  tenha sido mais adequado ao comportar-se.
Se estados de mal-estar físico causados por uma doença qualquer determinam um comportamento ineficiente como, por exemplo, falta de atenção, estados psicológicos desagradáveis, semelhantemente, incapacitam o indivíduo, reduzindo sua produtividade.

Entre os Principais Sintomas do Estresse, destacam-se:
·      Sinais de cansaço
·      Nó na garganta
·      Tristeza
·      Prostração
·      Bruxismo (ranger os dentes)

·      Dor na coluna
·      Diarréia
·      Dor de cabeça
·      Grande agitação
·      Aflição
·      Pânico
·      Sentimento de medo e agressividade constantes
·      Constantes crises de tensão e angústia
·      Afastamento de suas atividades de trabalho
·      Incapacidade de domínio sobre as emoções
·      Impotência na resolução de problemas
·      Alteração do desempenho de suas funções normais
·      Fixação num determinado problema de trabalho
·      Diminuição da produtividade e eficiência
·      Perda de memória
·      Sudorese intensa (suor, transpiração intensa)
·      Queixas freqüentes
·      Manchas roxas
·      Perturbação
·             
·      Fala desordenada
·      Aceleração do batimento cardíaco
·      Irritação
·      Isolamento
·      Hipertensão
·      Mau humor
·      Pigarro
·      Úlcera
·      Medo
·      Melancolia

·      Angústia
·      Esgotamento
·      Roer unhas

As Transformações Químicas do Corpo
O sistema nervoso é responsável pelas transformações químicas que ocorrem no organismo, “reconhecendo” a qualidade de cada mensagem captada e enviada até ele por terminações nervosas.
Por meio da sensibilidade do corpo, os centros nervosos são informados sobre as alterações que ocorrem no meio externo e interno. Essas alterações sensitivas atingem a glândula supra-renal, onde há produção da adrenalina.

Como tudo isso acontece?
O córtex, camada externa do cérebro, tem a função importante de intervir na estrutura mais complexa do composto, nas sensibilidades que se passam externamente, na capacidade motora, no raciocínio, etc. Ele conduz as mensagens ao chamado sistema límbico que permite ao indivíduo adquirir compostos mais adaptados à sobrevivência da espécie.
Já o hipotálamo, feixe de células nervosas, tem como função não só integrar o sistema endócrino ao sistema nervoso autônomo, respondendo pelo estado de humor e regulação hormonal. Também é responsável pela manifestação das emoções e sentimentos.
Essas mudanças mostram-nos o processo de todo envolvimento psíquico e orgânico ocorrido no corpo.


O CORPO EM ALERTA
O estresse não é uma doença, é o estado do organismo quando submetido à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas. Em excesso, isso pode prejudicar o organismo. Veja como o estresse atua sobre o corpo.

 

CÉREBRO

O cérebro produz uma família de substâncias conhecidas como opiáceos, responsável pela sensação de bem-estar, e seretonina, que faz o corpo relaxar. Submetido ao estresse, o cérebro diminui a produção das duas. Com isso, a pessoa torna-se irritável e, às  vezes, insone.


MAXILARES
A pessoa estressada costuma ranger os dentes, o que  pode desgastá-los e deslocar a mandíbula a ponto de  pressionar os nervos da face. Isso produz zunidos nos ouvidos e até tontura.
GLÂNDULAS


SUPRA-RENAIS
Fabricam adrenalina, que mantém o corpo alerta, e  cortisol, que energiza os músculos.
 Em excesso o cortisol reduz a resistência às infecções. Pode causar morte de neurônios, envelhecimento cerebral e perda de memória.
CORAÇÃO
A noradrenalina, produzida nas supra-renais, acelera os batimentos cardíacos, provoca uma alta de pressão arterial e, quando produzida durante longos períodos, sobrecarrega o músculo cardíaco.
PULMÕES
A tensão acelera a respiração. Para quem sofre de asma, pode desencadear crises.



PELE

Sob estresse, os vasos sangüíneos periféricos - mais  próximos da pele - contraem-se e são menos irrigados. Se o estresse é constante, o envelhecimento é mais rápido.

ESTÔMAGO
O cérebro ordena ao estômago que produza os ácidos  do suco gástrico. O excesso de acidez, unido à queda de resistência a infecções, pode provocar úlceras e gastrite.
MÃOS
Um dos maiores indicadores de tensão é suar frio nas mãos e nos pés.

ÓRGÃOS SEXUAIS
Nas mulheres, o estresse diminui os níveis de progesterona, podendo causar queda da libido e distúrbios que causam cólicas horríveis no período menstrual. Nos homens, os efeitos do estresse podem prejudicar o desempenho sexual.


ARTICULAÇÕES
Situações de estresse podem desencadear crises em pessoas que sofrem de artrite e reumatismo. O mecanismo que as causa, porém, ainda não está totalmente esclarecido.
Fonte: Revista Veja. À beira de um ataque de nervos. nº 8, 26/02/97, p.95.

Dicas de como controlar o excesso de sono, ansiedade, fadiga , relaxamento, moderadores e fobias

Sono, Ansiedade, Concentração, Relaxamento, Moderadores, Fadiga e Fobia

COMO CONTROLAR O EXCESSO DE SONO

Se você está sentindo sono durante o dia, provavelmente seu período de descanso noturno está sendo prejudicado em quantidade e/ou qualidade. Você está fazendo uso de alguma medicação que possa causar sonolência? Seu trabalho ou estudos exigem que troque o dia pela noite? Se as respostas forem negativas, avalie se está dormindo o tempo suficiente: cada pessoa tem uma necessidade individual de horas de sono, mas a média para adultos é de sete a oito horas.

Se, mesmo dormindo um número suficiente de horas, a sonolência persiste, pode ser que seu sono esteja sendo freqüentemente interrompido, e você não esteja conseguindo alcançar a fase do sono chamada de reparadora, necessária para que nosso organismo recupere a energia despendida durante o dia. Nesta fase, chamada de sono REM, é quando se dorme mais profundamente e quando várias reações bioquímicas se encarregam de restaurar as células "exaustas" do organismo, que trabalharam sem parar durante tantas horas. Se dormirmos superficialmente, sem conseguir alcançar esta fase, acordaremos indispostos e mal-humorados, além de haver um desgaste orgânico que promove envelhecimento precoce.

Para ter uma boa noite de descanso, evite ingerir à noite alimentos de difícil digestão, como carnes e alimentos gordurosos. Substâncias estimulantes, como café, chá preto, chocolate e refrigerantes também devem ser evitados. Procure adotar uma refeição leve e evite levar preocupações para a cama. Escreva todas as pendências de seu dia e deixe para resolvê-las amanhã. Pratique uma atividade física durante o dia, pelo menos seis horas antes de dormir. Seu corpo ficará mais saudável e relaxado, facilitando o adormecer. Noites bem dormidas são aliadas de sua saúde, portanto, não tente combater o sono. Pelo contrário, entregue-se a ele e... Bons sonhos.

COMO AMENIZAR A ANSIEDADE
A ansiedade é uma parte essencial da vida. Ela causa mudanças fisiológicas específicas: a respiração torna-se rápida e superficial, a freqüência cardíaca acelera, aumenta a pressão arterial, a tensão muscular e o suor dos pés e das mãos, a temperatura das mãos e pés baixa e, muitas vezes, o sistema gastrintestinal é envolvido.

Psicologicamente, as alterações são associadas com o sistema nervoso. Com freqüência a ansiedade causa simplesmente uma sensação de desconforto, mas pode aumentar, a ponto de tornar a pessoa disfuncional. Não gaste sua energia lutando contra a ansiedade, por isso pode originar uma forma de escravidão mental.

Você pode, por meio do controle da respiração, monitorar as reações fisiológicas decorrentes da ansiedade. Posicione-se confortavelmente. Inspire pelo nariz, dilatando os músculos do abdome, e expire pelo nariz ou pela boca, contraindo os músculos. Estabeleça uma respiração rítmica e profunda. Procure clarear a mente de qualquer pensamento ativo, concentrando a atenção em relaxar todos os músculos do corpo. Mantenha o pensamento focalizado no ritmo da respiração.

COMO MELHORAR A CONCENTRÇÃO

Meu desempenho nos estudos diminuíram e acredito que seja o estresse. Não consigo me concentrar, fixar alguma matéria na mente e tenho muita dificuldade para estudar, pois qualquer barulhinho que seja me atrapalha e tira minha atenção. O que devo fazer?
Desenvolver disciplina mental é sua melhor opção. E disciplinar a mente pode se tornar uma tarefa fácil através de técnicas de relaxamento. Elas possibilitam que você tenha controle sobre os seus pensamentos, focalizando a atenção na tarefa que está executando.
É preciso que aprenda a relaxar de forma passiva. Por meio da respiração, você pode regular seu sistema nervoso autônomo, que controla as mudanças fisiológicas (temperatura e suor dos pés e mãos, aceleração cardíaca, tensão muscular etc.).
Para respirar fundo, fique numa posição confortável, tendo apoio para todos os músculos do corpo. Inspire sempre pelo nariz, dilatando os músculos do abdome, e expire pelo nariz ou pela boca, contraindo os músculos. Estabeleça um ritmo natural. Se você se mantiver rígido mentalmente, terá problemas com seu discernimento mental e para racionalizar suas idéias.
Relaxar não é difícil, mas requer prática regular.

COMO RELAXAR

Muitas pessoas frustram-se na tentativa de "desligar o motor". Em primeiro lugar, é importante lembrar que não se tenta relaxar, apenas permite-se relaxar. O ideal é relaxar duas vezes por dia ¿ no meio do dia e antes de dormir.

Escolha um lugar, em casa ou no trabalho, que seja calmo e sem interrupções. Se possível, tire o telefone do gancho, desligue o rádio e a televisão. Na falta de opções, o banheiro pode ser extremamente útil.

Deixe a espçao na penumbra. Embora com os olhos fechados, a luz estimula o cérebro. É importantíssimo que você tenha apoio para todos os músculos do corpo. Use uma cadeira reclinável, a cama ou uma poltrona. Procure apoio para a cabeça e o pescoço e mantenha a temperatura em torno de 20ºC. Depois de alguns minutos, o metabolismo do corpo decresce e a pessoa pode ficar com frio, causando tensão muscular.

Use roupas confortáveis, que não restrinjam os movimentos, principalmente o diafragma.

Concentre a atenção na respiração, deixando que se torne profunda e lenta. Comece a tensionar e relaxar individualmente todos os músculos do corpo. Respire novamente através dos músculos do diafragma e libere qualquer pensamento que esteja ocupando sua mente. Deixe que a respiração dissolva qualquer tensão ou rigidez que encontrar nos músculos da testa aos dedos dos pés, sempre identificando a diferença entre tensão e relaxamento muscular, e respirando fundo.

O que é fadiga crônica?

Como há meses ando cansada e desmotivada minha família acha que tenho a síndrome da fadiga crônica. O que é isso?

A síndrome da fadida crônica é uma doença bem mais rara do que os médicos e pacientes anunciam. Inclusive, sinais do possível vírus causador da síndrome não tem sido encontrados facilmente. No entanto, a fadiga crônica é uma doença real que afeta o sistema de imunidade e o cérebro.

Os sintomas vão desde a sensação de cansaço às juntas doloridas e esquecimento. Seus portadores são obrigados a diminuir suas atividades normais e alguns ficam confinados à cama por semanas ou meses. As causas ainda são desconhecidas.

Os sintomas da doença, que foram elaborados de acordo com o critério de diagnóstico expedido pelos Centros de Controle de Doença nos Estados Unidos, incluem:


Persistente ou recorrente fadiga severa pelo menos pelo período de seis meses.

Ausência de outro diagnóstico de doença física ou mental que justifique a fadiga.

Presença de pelo menos oito sintomas, entre eles febre, dor de garganta, dor nos nódulos linfáticos, fraqueza muscular, dor nos músculos, dor de cabeça, dor nas juntas, distúrbios de sono, problemas de raciocínio, esquecimento e fadiga prolongada depois de qualquer exerção física. Desses, febre, problemas de garganta e nos nódulos linfáticos são os mais comuns.

Tenho fobia de cachorro. O que fazer?
Tenho muito medo de cachorro mas não quero transmitir isso a meus filhos. Como posso controlar-me?

Algumas pesquisas americanas demonstram que certos medos (lugares fechados, altura, cobra) são respostas basicamente genéticas a situações que são introduzidas à pessoa como perigosas. Uma pessoa pode tornar-se fóbica presenciando o medo de outra, embora possa achar o medo irracional. Os especialistas americanos continuam indicando a confrontação como uma maneira eficiente de controlar as fobias.
Esses mesmos estudos consistentemente demonstram que a maioria das fobias podem ser curadas não através de medicação, mas com um tratamento que estimule a confrontação do medo. Terapias de comportamento funcionam bem para quase todas as fobias, com a possível exceção da agorafobia, que muitas vezes também requer a prescrição de medicamento. De qualquer forma a pessoa precisa aprender técnicas de autocontrole para que reprograme sua reação a situações que lhe geram fobias.

Fonte:COMVISA

Nenhum comentário: