6.15.2015

Quem disse que quitutes juninos só fazem mal?

Várias guloseimas das festas de São João podem, na verdade, ter efeitos benéficos sobre a saúde

O DIA
Rio - Espiga de milho, canjica, caldo verde, cuscuz e pipoca. Quem resiste às delícias das festas juninas? Algumas delas contêm grande quantidade de açúcar, mas é possível saboreá-las de forma saudável. Especialistas afirmam que estas guloseimas podem até atuar bem no sistema imunológico, diminuir a pressão arterial, prevenir doenças cardíacas e melhorar o sistema digestivo.
Entre os produtos encontrados na festividade, o milho é considerado o mais nutritivo. Rico em vitamina A, ele fortifica as unhas e os cabelos, e ainda previne o organismo de patologias oculares. A nutricionista funcional Carla Cotta destaca que o alimento contém fibras solúveis, que ajudam a evitar a prisão de ventre e a equilibrar o colesterol. “O milho é uma fonte da vitamina tiamina, que é importante para os impulsos nervosos e ajuda na manutenção da memória. Além disso, ele é um aliado à dieta de pessoas celíacas, porque não contém glúten”, acrescenta.
Na mesa, procure alimentos como o milho. Mas fuja do pé de moleque: é melhor comer amendoim puro
Foto:  Istock
Outro prato saudável das festas juninas é o tradicional caldo verde. Ingrediente principal da iguaria, a couve é rica em vitaminas B1, B2 e C, além de conter cálcio, fósforo, ferro, magnésio e silício. A nutróloga Alice Amaral afirma que, assim como o milho, ela é indicada para quem tem problemas digestivos. “Por ser altamente nutritiva, a couve é fundamental para quem sofre de anemia”, afirma a especialista. 
Em paralelo à presença de fibras e magnésio, a pipoca contém antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo o organismo de doenças. Alice ressalta, porém, que é preciso cuidado ao cozinhar o alimento. Para ela, as pipocas de micro-ondas não trazem nenhum benefício à saúde. “Utilizar óleo vegetal e sal também é ruim. O melhor é que cozinhem a pipoca no óleo extra virgem de coco e temperem com sal marinho”, sugere a nutróloga.
Quem não resiste a uma canjica não precisa ficar preocupado. Se o quitute for feito com açúcar mascavo e leite de coco, pode ser saudável. “O ideal é que se retire o açúcar refinado da receita. Com o mascavo, as pessoas ingerem mais nutrientes”, diz Alice.
CONFIRA AS PROPRIEDADES NUTRITIVAS DOS ALIMENTOS
MILHO
Fonte de vitamina A, zeaxantina e luteína. Previne patologias oculares. Age como regulador intestinal e auxilia o equilíbrio do colesterol. Previne problemas cardíacos.
PIPOCA
Rica em fibras, fósforo e magnésio. Possui antioxidantes, prevenindo o organismo de contrair doenças. Mas as pipocas de micro-ondas fazem mal.
AMENDOIM
Possui vitaminas, ácidos graxos, antioxidantes e minerais. Protege o coração e melhora a memória. É melhor comê-lo sozinho, fora do pé-de-moleque, que contém muito açúcar.
MANDIOCA
Tem carboidratos, vitaminas B9 (ácido fólico) e C, manganês, cobre e magnésio. Pode ser utilizada como tapioca.
COUVE
Rica em vitaminas (A, B1, B2, B3, B5, C e K), cálcio, fósforo, ferro, magnésio e silício. Ideal para quem tem anemia e sofre de prisão de ventre.
CUSCUZ
Se o alimento for preparado com farinha de milho, ovos cozidos, atum ou sardinha, é uma fonte de energia o corpo.
CANJICA
Substituir o leite comum pelo leite de coco, e adoçar com açúcar demerara ou mascavo.
ESPETINHOS
O ideal é serem preparados com farinha de mandioca, sejam de carne vermelha ou branca. Os espetinhos são fontes de proteínas.
TAPIOCA
Contém as vitaminas e carboidratos da farinha de mandioca. O ideal é escolher recheios saudáveis, como de frango desfiado e ovo cozido. 

Nenhum comentário: