8.11.2015

93% DO CONSUMO DE MEDICAMENTOS PARA O COLESTEROL ESTÁ CONCENTRADO NA REGIÃO SUDESTE



Estudo feito pela Orizon com mais de 100 mil usuários de planos de saúde ainda revelou que 61% têm mais de 50 anos

Um levantamento inédito feito pela Orizon – empresa líder em serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios – constatou que o estado de São Paulo lidera com 77% o consumo de medicamentos para o controle do colesterol. Juntamente com os demais estados da região, o sudeste representa 93% de todo o consumo nacional. No sul, o Rio Grande lidera, seguido pelo Paraná e Santa Catarina. Na região nordeste, o estado com o maior consumo de medicamentos para o colesterol é Pernambuco. Bahia vem em segundo e Ceará em terceiro. No centro-oeste, a liderança é do Distrito Federal e no norte do Brasil é o estado do Amazonas.

Os três princípios ativos mais utilizados foram a Sinvastatina (31%), a Rosuvastatina (31%) e a Atorvastatina (19%). Os Analistas de Inteligência em Saúde da Orizon, César Venancio de Souza e Edgar Casas Rodrigues Paiva, responsáveis pela pesquisa, contam que 13% utilizaram mais de um tipo de princípio ativo durante o período analisado e 56% dos beneficiários do Programa optaram por comprar medicamentos genéricos para baixar os  níveis de colesterol.

O levantamento também identificou as faixas etárias de consumo. 36% estavam acima dos 59 anos, 26% entre 50 e 59 anos, 16% entre 40 e 49 anos e 10% entre 30 e 39 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o colesterol elevado atinge 40% da população e estima-se que menos de 20% destes estejam em tratamento regular. O colesterol elevado pode provocar infartos e AVCs.

  A pesquisa foi feita com 110.627 usuários do Programa de Benefícios de Medicamentos - PBM da Orizon, que oferece descontos de até 65% na compra de medicamentos. A empresa possui convênios com mais de 9 mil farmácias espalhadas por todo o país e ainda disponibiliza para iPhones e celulares com o sistema Android um aplicativo onde o usuário pode encontrar a drogaria mais próxima e calcular o desconto oferecido. Além de medicamentos para colesterol, o beneficiário pode comprar medicamentos de uma lista com mais de 3.900 itens.

Sobre a Orizon

A Orizon trabalha há mais de 15 anos para simplificar o setor da saúde, gerando mais eficiência e resultados para os clientes através de suas soluções em: Transformação de Processos, Conectividade, Benefícios em Saúde e Inteligência em Saúde.

Hoje, um em cada três usuários do sistema de saúde privado se beneficia com as soluções da Orizon. São mais de 18 milhões de pessoas, conectadas a 130 mil prestadores e a mais de 10.000 farmácias, efetuando uma média de 140 milhões de transações por ano. Além disso, são processados mais de 40 milhões de sinistros e contas médicas neste mesmo período, trazendo importante ganho operacional para os clientes.

 Devido a esse grande volume de dados, a Orizon é capaz de gerar informações estratégicas para o mercado, e assim, auxiliar na tomada de decisão das empresas e agregar valor na gestão de saúde da população do país.

Nenhum comentário: