9.26.2015

Datafolha: apesar da crise, simpatizantes do PT ainda são maioria

 



Família

Petistas são 11%; tucanos, 9%; e peemedebistas, 6%


Do Jornal do Brasil

Pesquisa Datafolha feita na semana passada, e divulgada nesta pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra que, apesar da crise do PT, os simpatizantes do Partido dos Trabalhadores ainda são maioria, embora a preferência pelo PSDB tenha aumentado de 5%, em fevereiro, para 9% agora.
Segundo o Datafolha, 11% dos brasileiros aptos a votar declararam-se simpatizante do PT. Portanto, de acordo com o instituto, configura-se um empate técnico entre os dois partidos que polarizaram todas as disputas pela Presidência da República desde 1994, já que a margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.
A preferência partidária do eleitorado brasileiro é investigada pelo Datafolha desde 1989. O PT liderou as 137 pesquisas do gênero nesses 26 anos. Seu melhor desempenho ocorreu em março de 2013, também com Dilma Rousseff na Presidência, quando foi citado como o partido preferido por 29%.
Caiu em junho de 2013, após as grandes manifestações que se espalharam pelo país, mas jamais abaixo de 15% em seu primeiro mandato. O piso foi rompido neste ano, quando marcou 12% em fevereiro. Em março foram 9%, marca que não ocorria com o PT desde 1994. Em abril, 13%.
No período da gestão do ex-presidente Lula (2003-2010), a preferência pelo PT variou entre 15%, no pior momento, e 26%, na última pesquisa realizada durante o seu mandato.
Ainda segundo a pesquisa, o PMDB tem 6% das preferências nacionais. PSB, PV e PSOL têm 1% cada. As demais agremiações não são citadas ou sequer chegam a 1%.

Chora coxinhas!!!!!  Lula vem aí... 



Primavera Democrática reúne mais de 3 mil, em São Paulo

Ato pela democracia, contra o golpe e contra a criminalização dos movimentos sociais aconteceu neste sábado, na Praça da Sé
Primavera Democrática reúne mais de 3 mil, em São Paulo
Foto: Paulo Pinto/ Agência PT

Por: Agência PT, em 26 de setembro de 2015 às 19:47:28

A Praça da Sé, marco zero de São Paulo, que já foi palco de manifestações históricas pela luta na defesa da democracia e justiça, recebeu, neste sábado (26), a Primavera Democrática. O evento promovido pelo Diretório Municipal do PT em São Paulo e pela ‘Frente Todos Pela Democracia’.

O ato levou shows, militantes, simpatizantes e movimentos sociais para celebrar a democracia e fortalecer os movimentos de esquerda na luta contra tentativas antidemocráticas e a criminalização dos movimentos populares.

O ato contou com grande participação da Frente Brasil Popular, formada por PT, PCdoB, PDT, PSB, PCO, Central Única dos Trabalhadores (CUT), movimentos sociais e estudantis, entre outas entidades.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, parabenizou o presidente do Diretório Municipal e Vereador de São Paulo, Paulo Fiorilo, pela grande mobilização e pelo fortalecimento do Partido dos Trabalhadores na capital.

Ele lembrou que a Praça da Sé tem um significado simbólico muito forte nas manifestações populares.

“Nós estamos no mesmo lugar que houve um dos maiores atos em defesa das eleições diretas no Brasil e hoje é para dar um recado aos golpistas de que não haverá golpe”.

Além disso, Rui também conclamou a militância a sair em defesa da democracia e a trabalhar para que os processos democráticos possam avançar.

“Nós fizemos o PT para mudar o Brasil, para mudar a vida do povo, para que a democracia seja melhor do que é hoje”, encerrou Rui Falcão.

O Presidente Estadual do PT, Emídio de Souza, avaliou a manifestação como ferramenta importante para combater a tentativa de golpe no Brasil e pela defesa das políticas que têm mudado a vida dos brasileiros.

“Nós temos de dar um basta nessa tentativa da direita de querer chegar ao poder sem voto, pela via do golpe”, disse.

Os participantes empunhavam bandeiras a favor do governo Dilma, cartazes rechaçando o impeachment e em diversos momentos puxavam um coro de “Não vai ter golpe!”.

Nenhum comentário: