9.25.2015

DEBOISMO

Baseado no modelo de comunicação de "Schutz von Thun“ conhecido como o quadrado da comunicação, é possível através dos seguintes passos se conduzir a solução de conflitos de uma maneira saudável:
Passo 1: Eu estou motivado em ter esta conversa; Eu decido efetivamente a resolver este problema.
Passo 2: Eu reflito, como eu vivo este conflito com esta(s) pessoa(s), o que me aborrece, como a relação está se abalando e o que eu quero concretamente.
Passo 3: Eu escolho um dia, horário e local em que se é possível levar uma conversa sem interrupções ou aborrecimentos.
Passo 4: Depois que nós nos sentamos juntos, eu preciso descrever para o(a) meu(minha) parceiro(a), como estou vivendo este conflito, o que isso significa pra mim, o que eu gostaria, tudo isso deve ser descrito com frases: "eu sinto", "eu penso", "eu gostaria…“ para que você não culpe o outro inconscientemente.
Passo 5: Eu peço para o(a) meu(minha) parceiro(parceira) descrever como ele(a) vive este conflito. Eu ouço com atenção e sem interrompê-lo(a)!
Passo 6: Juntos trabalhamos as diferenças, interesses, objetivos e características… Estabelecemos juntos um objetivo que queremos que seja alcançado.
Passo 7: Nós fazemos juntos uma lista de soluções possíveis para que consigamos atingir este objetivo.
Passo 8: Agora desenvolvemos a partir destas soluções propostas e uma ação definida para atingir nosso objetivo. Nós também pensamos em regras para realização.
Passo 9: Agora temos que pensar como reconheceremos que houve alguma melhoria na situação, como controlar se o conflito foi resolvido, ou se estamos no caminho certo.. (possivelmente combinar uma próxima conversa, com data marcada.)
Fiquem de boas!

Nenhum comentário: