'Não ter eventos profissionais na cidade é muito ruim', diz Eloysa Simão sobre cancelamento do Fashion Rio
Rio - No começo da década de 90, momento em que o Brasil
e a moda nacional passavam por uma grave crise financeira, Eloysa Simão
não desanimou: levantou, deu a volta por cima e criou a Semana de
Estilo Leslie, embrião do Fashion Rio, que ela comandou até 2009. Mais
de 20 anos depois, ela mostra que continua em pleno vigor.
Em meio a outra crise econômica e diante da ausência de eventos de moda
no Rio de Janeiro, Eloysa foi à luta e traz agora o troféu: vai
realizar, de 26 a 29 de outubro, o Fashion Business Rio, no Píer Mauá,
com a participação de 50 marcas, como Blue Man, Cavendish e Maria Filó,
que vão apresentar as coleções de outono-inverno 2016. “Estávamos
batalhando por este patrocínio desde o ano passado (o evento tem
patrocínio da prefeitura do Rio e do governo do estado, entre outros)”,
diz ela. Sobre o cancelamento do Fashion Rio, Eloysa comenta: “Não posso
avaliar. Mas não ter eventos profissionais na cidade é muito ruim”.
Para ajudar a reverter este quadro,
ela desenvolveu um evento — o tema eleito é Tempo — que mistura
negócios, novos criadores, gastronomia, artes plásticas e que tem como
estrela a novíssima Praça Mauá. “Dia 26, vamos promover um seminário
voltado para o varejo, no Hotel Vila Galé, na Lapa, das 10h às 18h.
Todos os lojistas que vierem para o Fashion Business Rio estão
convidados e, 15 dias antes, as inscrições poderão ser feitas no site
oficial”, explica. “Neste mesmo dia, das 19h às 22h, acontecerão
palestras sobre design gastronômico”. No dia 27, a feira de negócios
será aberta no Armazém 2 do Píer Mauá. “Vamos ter inclusive um espaço só
para novas marcas, como Mocha e Wasabi”, complementa.
Durante
o Fashion Business Rio, moda e artes plásticas se estenderão à Praça
Mauá. “Vamos ocupá-la com obras de jovens artistas inspiradas nos 450
anos do Rio e, no dia 28, vamos apresentar um desfile de novos
estilistas. Também faremos uma grande instalação em uma área delimitada
na Praça Mauá com manequins vestidos com roupas das 50 marcas
participantes do evento.”
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