UFPE tem 6.972 vagas disponíveis para os 96 cursos da instituição.
Número cresceu em relação a 2015, quando foram ofertadas 6.562 vagas.
Na UFPE, os cursos com os maiores pontos de corte são física (licenciatura) e física (bacharelado). Para não ser reprovado, o candidato deve ter uma nota mínima de 500 em pelo menos três das cinco provas do Enem. Os pesos de cada teste e as notas mínimas para cada curso estão sendo divulgados no site da instituição.
Já na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que também faz todo o processo de seleção por meio do SiSU, são ofertadas 3.560 vagas para 54 graduações. São 1.970 na unidade de Dois Irmãos/Recife, 720 em Serra Talhada, no Sertão, 560 em Garanhuns, no Agreste, e 300 no Cabo de Santo Agostinho, na RMR. Assim como na UFPE, a quantidade de vagas ofertadas também cresceu em comparação com o ano passado, quando havia 3.240 disponíveis. A instituição ainda não divulgou os pesos e pontos de corte.
Parte do processo seletivo da Universidade de Pernambuco (UPE) é feito também por meio do sistema federal. Na última sexta, a reportagem do G1 entrou em contato com a instituição mas não recebeu retorno sobre as vagas. Além do SiSU, a universidade também abre vagas pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA), cujo listão foi publicado nesta quarta-feira (6).
As inscrições para o SiSU vão até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 14, pelo site do sistema.
O que é o Sisu
Para disputar as vagas os candidatos precisam, necessariamente, ter participado da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido nota na prova de redação que não seja zero.
O Sisu é um sistema eletrônico gerenciado pelo MEC que seleciona os alunos, de acordo com o desempenho no Enem. O estudante pode se inscrever em até duas opções de vagas. Durante o período de inscrição é possível verificar a nota de corte de cada curso e mudar a candidatura, otimizando as chances de aprovação.
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu e nas instituições de ensino superior. As matrículas ocorrem nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada.
Entre os dias 18 de janeiro e 29 de janeiro os candidatos que não foram convocados para sua primeira opção podem manifestar interesse em aderir a lista de espera. Caso sobrem vagas, as instituições poderão convocar os alunos da lista.
Pelo Sisu, os candidatos que fizeram o Enem disputam vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário