1.14.2016

Viagem de Férias: vá tranquilo

 ATITUDES SIMPLES A BORDO DE UM VEÍCULO
PARA UMA VIAGEM TRANQUILA NAS FÉRIAS
Viajar de carro nas férias é prazeroso. Mesmo em roteiros mais longos, com imprevistos, trânsito e até calor demasiado, atitudes simples a bordo do veículo trazem mais conforto e segurança ao motorista e passageiros.
 Algumas recomendações indispensáveis no plano e realização de uma viagem de carro:

-Se dirigir não beba.
- Ter um bom planejamento é fundamental para evitar surpresas desagradáveis. Inicie calculando o tempo de trajeto, prevendo os locais de paradas, postos de combustível e lugares para alimentação. 
-Utilizar o GPS  do carro ou recurso similar disponível em um dispositivo móvel pode ser útil para auxiliar os motoristas a encontrar as melhores rotas para o destino escolhido.
- Esteja descansado antes de iniciar a viagem. Rápidas  paradas a cada 2 horas na direção ajudam a melhorar a concentração e evitam o cansaço. Se mesmo assim o motorista sentir indícios de sono no percurso, troque de condutor desde que seja habilitado também. Caso não seja possível, ou se estiver sozinho, é necessário parar em um local seguro e dormir algum tempo antes de continuar.
- Estar sempre atento ao volante e antecipar situações de perigo. Deve-se evitar distrações, como música alta, conversas desnecessárias e consulta a celulares e pedir, especialmente aos acompanhantes, que conversem em voz baixa.
- É recomendado acelerar e frear de forma suave. Isso proporciona economia de combustível, conforto e maior vida útil dos freios, motor e amortecedores. Além disso, é mandatório respeitar os limites de velocidade das vias, que variam de acordo com o tipo do veículo (leves e pesados) e condições da pista  (seca ou molhada). 

Caso haja algum imprevisto, e seja necessária uma parada de emergência, o acostamento só deve ser utilizado em local seguro, com muita precaução.

- Certifique-se que esteja bem de saúde. O bem-estar de todos os ocupantes do veículo é fundamental para uma viagem tranquila, sem sobressaltos no percurso. A hidratação é sempre indispensável. 

-Ter garrafas de água e mantê-las cheias é muito útil e evita paradas desnecessárias. Outra recomendação é sobre a melhor forma de utilizar o ar-condicionado. Em alguns casos, pode ocorrer um choque térmico causado pela temperatura ambiente e o ar-condicionado muito gelado, especialmente quando a saída do ar fica voltada diretamente ao peito dos ocupantes. 

-Ninguém quer começar as férias com um resfriado, por exemplo. Por isso, direcione sempre as saídas de ar aos pés. Em caso de chuva, elas devem estar voltadas ao para-brisa, com o desembaçador acionado, inclusive o traseiro, e a atenção precisa ser redobrada.

Nunca queira ser um Ayrton Sena ou um Chumaquer  na rodovia.


Nenhum comentário: