1.04.2017

Bresser: "Isso que a gente tem aí tem produzido um desastre"


247 - Para o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, ex-ministro do governo de Fernando Henrique Cardoso e um dos fundadores do PSDB, disse, em entrevista à Carta Capital, que o governo Michel Temer "nasceu sob um golpe parlamentar" a "partir de um impeachment sem legitimidade alguma". "Mas é o presidente. Como disse Fernando Henrique, é isso que a gente tem aí. E isso que a gente tem aí tem produzido um desastre", disparou.
Ele também voltou a criticar duramente a maneira como a Operação Lava Jato vem sendo conduzida e os seus efeitos sobre a economia. "No início, foi um grande avanço, pois descobriu uma rede criminosa e pôs gente na cadeia. Depois continuou uma caça às bruxas, que são os políticos, em particular Lula, e isso me pareceu absolutamente antidemocrático, desnecessário e um prejuízo muito grande ao País. Não fazer logo os acordos de leniência e possibilitar que as empresas superem essa crise, isso é também inaceitável", destacou.
O ex-ministro também condenou a aprovação da PEC 55, a chamada PEC do Teto, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos, aprovada recentemente pelo Congresso. "Um perfeito absurdo. Com isso, o governo não vai resolver o problema fiscal. Duvido que, no ano que vem, ainda tenha poder para tanto. Está em processo de forte deslegitimação nas elites que o apoiaram se dizendo contra a corrupção. Na verdade, eram contra a esquerda do PT e o Lula. Isso está óbvio hoje, quando se vê o nível e o padrão do governo que substituiu aquele da Dilma. O padrão moral da gestão dela era muito mais alto", observou
Para Bresser, o atual governo tem como proposta aprofundar o neoliberalismo algo que, segundo ele, tem tudo para não dar certo."Os neoliberais não têm a menor condição de promover o desenvolvimento econômico do Brasil. Nunca fizeram isso. Criam crises financeiras sempre, por defenderem altos déficits em conta corrente, que eles dizem que é poupança externa, mas é mais consumo e endividamento, até que o País quebra. Isso aconteceu com FHC muito claramente, a crise de 1998 é desse tipo".

Nenhum comentário: