1.05.2017

'Financial Times': Protecionismo de Trump atinge primeiro América Latina


Reportagem critica ação de presidente eleito dos EUA


Matéria publicada nesta quarta-feira (4) pelo Financial Times conta que antes mesmo de se instalar no escritório oval, Donald Trump já causa pânico nas empresas americanas localizadas fora dos EUA . Esta semana foi a vez da Ford, que cancelou uma nova usina de US $ 1,6 bilhões no México, aumentando a produção em Michigan.
O anúncio, que se seguiu a um tweet de Trump na terça-feira (3) ameaçando a GM rival da Ford com um "grande imposto " para a fabricação no exterior, pode ter sido apenas uma boa estratégia de seus relações públicas. 
> > Financial Times The protectionist trade fallacies of America First
Financial Times analisa que é profundamente errado que o presidente eleito dos EUA, armado com uma mentalidade protecionista, esteja conduzindo a política industrial intimidando empresas via Twitter.

Financial Times analisa que é profundamente errado que o presidente eleito dos EUA, armado com uma mentalidade protecionista, esteja conduzindo a política industrial intimidando empresas via Twitter
Financial Times analisa que é profundamente errado que o presidente eleito dos EUA, armado com uma mentalidade protecionista, esteja conduzindo a política industrial intimidando empresas via Twitter
Se ele persistir com este tipo de intervenção não ajudará a impulsionar o emprego na América, diz o diário de finanças. Em vez disso, ele vai incutir um medo de intromissão política entre os líderes empresariais, interromper cadeias de fornecimento internacionais eficientes e alimentar assim uma reação protecionista e populista entre os parceiros comerciais da América.
Trump tem ameaçado frequentemente impor tarifas pesadas a companhias específicas com produção fora do país que vendem seus produtos para a União Europeia. Tais impostos seriam ilegais em praticamente qualquer acordo de comércio imaginável, incluindo a lei da Organização Mundial do Comércio e dentro do Acordo de Livre Comércio da América do Norte, mas a Ford evidentemente decidiu pela prudência e mudou seus planos.

Nenhum comentário: