5.15.2018

MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA



A concepção de que Medicina e Saúde Pública pertençam a mundos fundamentalmente distintos, ainda que complementares, predominante nas sociedades modernas até épocas recentes, tem se modificado consideravelmente nos últimos anos. A separação entre práticas preventivas e práticas curativas, tomadas como apropriadas a momentos distintos dos processos de saúde e doença dos indivíduos, não mais se sustenta.
Documento oficial do Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, do início da década de 90, definiu Saúde Pública como uma missão, a viabilização de um bem social comum, a garantia das condições de saúde para a população. Essa missão abarcaria uma ampla gama de ações individuais e coletivas, articuladas no esforço comum da promoção da saúde e prevenção e tratamento das doenças. Neste sentido, a Saúde Pública diz respeito ao conjunto da sociedade e, na dimensão técnica, envolve e aproxima um grande número de categorias profissionais.
Além das ações tradicionais, como a organização dos serviços e sistemas de saúde, de atenção individual e coletiva, dizem também respeito à Saúde Pública, questões relativas ao ambiente, à alimentação, à educação, à segurança, enfim à garantia de uma qualidade de vida para indivíduos no mundo atual e com a perspectiva de poder legar às gerações futuras um mundo melhor.
Esta visão está presente no pensamento que tem orientado as mudanças nas políticas de saúde no Brasil, a partir da Constituição de 1988, em que o princípio do direito universal à atenção à saúde se traduziu em diretrizes para a descentralização e integralidade das ações, e na garantia da participação comunitária.
Está evidente para todos os profissionais da área da saúde a enorme distância ainda existente entre estes objetivos e a realidade nos serviços de saúde e da saúde da população brasileira. Em nova fase, a revista da AMB abre um espaço para a publicação de estudos que aprofundem o diagnóstico de saúde da população brasileira e as propostas de intervenção realizadas. Busca, assim, promover ao mesmo tempo um maior intercâmbio entre o conhecimento e as metodologias de pesquisa das áreas da prática clínica e da saúde pública/coletiva. Esperamos, dessa forma, contribuir para essa que é, sem dúvida, nossa missão comum: a saúde da população.

Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230On-line version ISSN 1806-9282

Rev. Assoc. Med. Bras. vol.46 n.4 São Paulo Oct./Dec. 2000

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302000000400008

Nenhum comentário: