5.17.2018

Sentir dor no corpo ao acordar pode indicar má postura durante o sono

Além do jeito de dormir, postura do dia a dia também influencia nas dores.

Por outro lado, acordar cansado pode ser sinal de um distúrbio do sono.

Do G1, em São Paulo

A hora de dormir é aquela hora para descansar e recuperar as energias para o dia seguinte. Porém, algumas pessoas costumam acordar com dores no corpo e ainda mais cansadas do que no dia anterior e isso pode ser um sinal de má postura durante o sono, como explicou o médico do esporte Gustavo Magliocca no Bem Estar desta quinta-feira (14).
Quando a pessoa dorme, ela passa em média oito horas na mesma posição – se ela não for adequada, pode acontecer o alongamento e também o encurtamento de alguns músculos, o que causa a dor. Em alguns casos, é comum até a pessoa “travar” e não conseguir nem levantar da cama.
Colchão (Foto: Arte/G1)


















































Dormir de lado com as pernas esticadas e as mãos debaixo do travesseiro pode prejudicar diversas articulações do corpo.
Para se proteger, é ideal que o travesseiro deixe a cabeça em um ângulo de 90 graus em relação aos ombros e que a pessoa use um segundo travesseiro para abraçar e outro para colocar entre as pernas (como mostra o infográfico acima).
Dormir de bruços ou com a barriga para a cima também pode fazer mal. Além das dores, dormir de mau jeito pode causar também lesões nos ligamentos da coluna e hérnia de disco, como foi o caso do empreendedor William Hertz mostrado na reportagem da Daiana Garbin.
Ele acordava todos os dias sentindo uma dor que irradiava por todo o corpo, incômodo que dificultava nas atividades mais simples do dia a dia, como escovar os dentes e levantar da cama (veja no vídeo ao lado).
Para melhorar as dores que ele sentia ao acordar, ele teve que se exercitar e emagrecer, mas a luta não foi fácil. Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, essa dor limita movimentos simples e deve ser bem avaliada por um médico para não atrapalhar a vida do paciente.
É preciso prestar atenção também ao tipo do travesseiro, que são os maiores responsáveis pelo torcicolo, um espasmo muscular causado por erro postural. O problema pode ser tratado com um relaxante muscular apenas, mas existem casos que precisam de massagem, fisioterapia e até o uso do colar cervical. A dica para se proteger é não usar o travesseiro muito alto ou muito baixo.
As causas mais freqüentes para esse problema geralmente não são graves, como estresse, ansiedade, depressão, uso excessivo de analgésicos, ressaca e até mesmo distúrbios, como a apneia do sono.O neurologista Marcelo Calderaro alertou que, fora as dores no corpo, também existe a possibilidade de as pessoas sentirem dor de cabeça ao acordar, o que pode prejudicar muito a qualidade do sono.
A apneia, inclusive, pode fazer com que a pessoa acorde com sono porque, ao roncar, ela não consegue dormir direito. Outros distúrbios como bruxismo e insônia também podem prejudicar o sono e trazer conseqüências como mau humor e até queda do sistema imunológico.
Apneia1 (Foto: Arte/G1)



































Dor nos pés
A Marina Araújo foi conhecer a história da professora Gilvana de Oliveira, que tem fascite plantar e sente muitas dores no pé, principalmente quando acorda (veja no vídeo ao lado). Segundo o ortopedista Gustavo Magliocca, a fascite plantar é uma inflamação da musculatura da sola do pé. A Gilvana fazia escalda-pés e alongamentos no fim do dia, mas nada disse resolvia o problema, apenas aliviava as dores.
Na maioria dos casos, a pior dor acontece de manhã quando o músculo está estendido, como explicou o médico do esporte Gustavo Magliocca. Normalmente, começa a doer na região do calcanhar e, com o tempo, a dor vai se espalhando pela sola ou lateral do pé, momento que mais incomoda. Usar calçados adequados e anatômicos e fazer exercícios de pouco impacto, como ciclismo e natação, pode ajudar a aliviar os efeitos dessa inflamação, como disse o médico.

Saiba mais:

Dor nas articulações pela manhã
Após acordarmos, as articulações ainda estão se soltando, enquanto nos movimentamos e nos movemos. Porém, quando essas dores nas articulações persistem por muito tempo (não passam depois de 1 ou duas horas após acordar), essas dores podem ser um sinal de um problema mais grave, tal como a osteoporose ou artrite. No caso, como as cartilagens das articulações não estão em seu melhor estado, e os fluidos das articulações podem não estar lubrificando corretamente os movimentos, as dores resultantes podem chegar até a prejudicar os movimentos. Alongamentos, Pilates, Yoga, caminhada, musculação de baixo impacto, são exercícios que podem contribuir para ajudar na redução das dores nas articulações pela manhã.
Quem pratica esportes pode ter dores nas articulações após um dia de prática muito pesada. Se a dor persistir mais de um dia, a rotina deve ser reduzida para não causar uma lesão permanente.
Alguns alongamentos ajudam a reduzir consideravelmente as dores pela manhã das articulações e musculares.
Dor de estômago pela manhã
Quem sente muita dor de estômago pela manhã pode estar sofrendo de refluxo ácido, que é uma condição de saúde causada pelo aumento da acidez do estômago, ou por uma gastrite/úlcera, em casos mais graves. Essa situação pode ser causada por não se alimentar antes de ir para a cama, alergias alimentares, por causas ambientais ou genéticas. Uma boa dieta, alimentação de 3 em 3 horas e principalmente, uma alimentação saudável antes de ir dormir, é extremamente importante.
Dor nos rins ao acordar
A dor nos rins é facilmente confundida com uma dor lombar. A diferença é a que  dor nos rins é um pouco mais lateral na parte das costas, e mais interna. A dor nos rins pode ser um sinal de que você está bebendo pouca água e sinal inicial da formação de pedras nos rins. Uma dieta balanceada, com muito líquido, é o primeiro passo para evitar a formação das pedras nos rins.
Dores de cabeça pela manhã
Enxaqueca, estresse, tensão, insônia, uma má postura, apneia. Estas são apenas algumas das possíveis causas de dores de cabeça pela manhã. Porém, o motivo mais comum de dores de cabeça são alterações na pressão sanguínea, principalmente pressão alta. Faça uma verificação com seu médico para descartar qualquer condição mais grave.
Dor nos pés pela manhã
Quem sente dores nos pés pela manhã pode estar sofrendo de fasciíte plantar. Basicamente, é uma ou várias lesões no pé, causadas pelo uso de calçados incorretos, má postura, problemas de pisada, etc. Fisioterapia, o uso de calçados corretos, e massagem, geralmente resolvem o problema.
Muitas das dores que sentimos só pela manhã acontecem porque, como dissemos no começo do artigo, nosso corpo produz menos analgésicos naturais durante a noite. Portanto, é um dos melhores momentos para fazermos um diagnóstico de nossos problemas de saúde, e ajudarmos nossos médicos a melhorar ainda mais nossa qualidade de vida.
saiba mais

Nenhum comentário: