7.15.2009

ALIMENTAÇÃO INFLUENCIA NO RISCO DE TUMOR

10/07/2009
Os vegetarianos são menos suscetíveis a desenvolver câncer linfático, da bexiga e do estômago do que as pessoas que comem carne, concluiu um estudo que acompanhou 60 mil britânicos por 12 anos e foi publicado no "British Journal of Cancer".
No entanto, o provável efeito protetor da dieta vegetariana não foi observado em relação ao câncer cervical.
A pesquisa concluiu ainda que, enquanto na população em geral 33% das pessoas desenvolvem câncer, entre os que não comem carne a chance cai para 29%. Os riscos foram ajustados para idade, tabagismo, álcool, índice de massa corporal, nível de atividade física e uso de pílula anticoncepcional.
Para Paulo Hoff, diretor-executivo do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, o estudo é mais uma evidência de que fatores ambientais, incluindo a alimentação, têm impacto no desenvolvimento do câncer. "A dúvida é que tipo de alimentação é a ideal. Não temos dados para orientar uma dieta vegetariana", afirma. Segundo o médico, embora seja extenso, o estudo pode estar sujeito a vieses importantes porque se baseou em respostas dos entrevistados. "O estilo de vida de um vegetariano pode ser diferente do de um carnívoro, com diferenças no grau de atividades e de estresse, por exemplo.
Então não se sabe se o resultado se deve exclusivamente à dieta ou a uma conjunção de fatores", diz. O risco significativo de câncer cervical entre os vegetarianos, para o oncologista, é exemplar. "Ele tem a ver com exposição ao HPV. Não acho que a causa seja a dieta, mas o estilo de vida." Embora menor do que o dos carnívoros, o risco de os vegetarianos terem câncer de intestino foi considerado elevado -levando em conta que outros estudos demonstraram que uma dieta pobre em frutas e verduras está associada à doença. O problema é que esse tipo de câncer demora décadas para se instalar, e é possível que mudar a alimentação ao longo da vida não diminua os riscos. - Rachel Botelho, da Reportagem Local -
Fonte: Folha de São Paulo - Portal Médico

Nenhum comentário: