8.26.2009

ENTENDA O QUE SEUS PÉS QUEREM DIZER

Os pés merecem certos cuidados básicos que não requerem muito tempo ou dedicação, mas que fazem toda a diferença


ENTENDA O QUE SEUS PÉS QUEREM DIZER

Os pés merecem certos cuidados básicos que não requerem muito tempo ou dedicação, mas que fazem toda a diferença!

Assim como é importante cuidar diariamente do nosso rosto e do nosso corpo, também é preciso dar muita atenção aos pés. Afinal, eles são a base do equilíbrio corporal e de todo o nosso bem-estar geral. Os pés são tão importantes que algumas terapias de massagens garantem que a estimulação de pontos de sua base plantar pode ativar a saúde dos órgãos internos.

Para ter pés saudáveis é necessário adotar alguns cuidados básicos diários. “Após a lavagem, seque os pés com uma toalha macia, principalmente entre os dedos. Em seguida, aplique um hidratante específico. A cada 15 dias, faça uma esfoliação e corte adequadamente as unhas. Esses são procedimentos essenciais para manter a saúde dos pés”.

A tarefa de cortar as unhas ou retirar as cutículas deve ser feita com todo cuidado, para não ferir a pele. Mas se ocorrer algum tipo de lesão, limpe bem a região afetada e aplique um produto antisséptico. Esse procedimento evita a formação de unhas encravadas, micoses e infecções. Outra recomendação é não calçar os sapatos antes de estar com os pés completamente secos, pois a umidade e o calor são ambientes favoráveis à proliferação de microorganismos, como fungos e bactérias.

Ao usar os serviços de uma pedicure, verifique se os instrumentos usados foram esterilizados corretamente. Para não ter dúvidas, leve o seu próprio alicate, espátula e lixa de unha. Outra dica da professora é ir a um profissional da podologia pelo menos uma vez ao mês, para fazer uma limpeza adequada das unhas, prevenir ou retirar calosidades.


CUIDADOS DIÁRIOS:

Mantenha as unhas sempre aparadas e, para evitar que encravem, nunca arredonde as laterais.
Após o banho, dê atenção especial à secagem dos pés, principalmente entre os dedos, pois a umidade nos pés pode causar micoses.
Ainda para evitar a umidade excessiva dos pés, evite o uso de sapatos e tênis sem meias. Estas devem ser preferencialmente de algodão.
Examine seus sapatos sempre, antes de calçá-los. A presença de objetos estranhos pode ferir seus pés.
Inspecione diariamente os pés, examine cuidadosamente entre os dedos, procure calos, cortes, rachaduras, bolhas e mudanças na cor da pele. Use um espelho ou peça ajuda de outra pessoa se tiver dificuldades para ver seus pés. Se observar qualquer uma destas alterações procure um médico especialista o mais rápido possível.
Se você é diabético seus cuidados devem ser redobrados.

CALÇADOS INADEQUADOS:
Prefira sempre calçados leves e confortáveis, nem muito largos, nem apertados, Calçados apertados podem comprometer a saúde dos seus pés, prejudicando a sua coluna, a circulação sanguínea e a superfície dos pés. Porém, calçados grandes demais também causam problemas: se o calçado não se ajusta perfeitamente aos pés, a fricção de um com o outro pode causar bolhas e calos.
Prefira os calçados de couro – eles absorvem o suor, evitando fungos e mau cheiro.
Evite sapatos de bico fino e salto muito alto.
Procure adquirir calçados no período da tarde, quando seus pés estão mais inchados.

Fonte:
http://www.snetcommerce5.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=conteudo&idpag=9482&cdg=1706&sid=lfh9vaomgogf2mr0iprrhasam1-1245845201

Nenhum comentário: