4.01.2010

Como tirar os agrotóxicos dos alimentos



Infelizmente a maioria das frutas, verduras e legumes que encontramos nos mercados crescem com agrotóxicos, fertilizantes e outros adubos. Já sabemos que esses produtos químicos roubam os nutrientes das hortaliças e podem causar vários problemas de saúde: desde leves dores de cabeça até o câncer.

Os fertilizantes podem ir para os alimentos por diversos meios. Podem ser colocados na água de irrigação, na terra onde a muda da planta crescerá ou expurgados sobre a plantação. Em qualquer um desses casos, os agrotóxicos vão para o solo e são sugados pelas raízes contaminando toda a planta e, infelizmente, comeremos esses produtos químicos comermos as folhas das verduras, as frutas ou os legumes que a planta produzirá. Por isso, o melhor mesmo são os alimentos orgânicos: produzidos sem nenhum agrotóxico. Mas, muitas vezes são difíceis de serem encontrados, então o jeito é tentar eliminar o excesso de agrotóxico que fica por fora dos alimentos. Para ajudar, então, a diminuir o consumo desses “venenos”, aí vão algumas dicas:

1 – Procure usar sempre legumes, verduras e frutas da época, pois possuirão menos defensivos e hormônios.

2 – Lave legumes, verduras e frutas numa mistura de água com um pouquinho de detergente ou de água e vinagre. Deixe-os de molho de 15 a 20 minutos e enxague-os cuidadosamente.

3 – Em alguns casos, frutas e legumes podem receber uma camada de cera para que não percam a umidade e murchem. Esta cera também contém fungicidas para evitar o aparecimento de bactérias. Ex: maçãs, pimentões, berinjelas, grapefruits, melões, nectarinas, pêssegos, etc. Para eliminá-la, sempre que possível, descasque legumes e frutas. Você perderá algumas vitaminas contidas na casca, mas em compensação terá uma alimentação mais segura.

4 – Legumes muito grandes, produzidos convencionalmente, podem ser resultado de adubação e estimulantes artificiais. Prefira os legumes e frutas menores.

5 – Dê preferência aos produtos nacionais, ao invés dos importados. Frutas e legumes produzidos no país não precisam de tantos pesticidas como aqueles que percorrem longas distâncias e são armazenados por longos períodos de tempo.

6 – Resíduos de pesticidas e outros produtos químicos tendem a se concentrar nos tecidos gordurosos dos animais. Diminuir seu consumo reduz a ingestão de agrotóxicos. Ao preparar qualquer vaca, carne, frango, porco, etc. procure retirar toda a gordura e pele. Escolha laticínios com baixo teor de gordura, prefira leite desnatado e queijos magros. Prefira carnes de frango e porcos caipira, criados sem hormônios e rações. E também não se esqueça do ovos caipiras.

7 – No Brasil, dentre os produtos agrícolas que mais recebem agrotóxicos, destacam-se o tomate, a batata inglesa, o morango e o mamão papaia. No caso da produção de uva Rubi e Itália, em São Paulo, são feitas até 40 aplicações de produtos químicos, da brotação até a colheita.

8 – Varie o máximo que puder os alimentos para evitar o excesso de um mesmo agrotóxico.

E, o mais importante: NÃO PAREM DE CONSUMIR FRUTAS, VERDURAS NEM LEGUMES. Mesmo com agrotóxicos, os vegetais fornecem algumas vitaminas que nos ajudam a “varrer” as toxinas que consumidos e a tratar os problemas de saúde causados pelo excesso de fertilizantes que já estamos consumindo há muitas décadas!

*HORTALIÇAS

O consumo de hortaliças é de vital importância para a saúde, pois elas são ótima fonte de fibras, vitaminas e sais minerais. As fibras alimentares são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Já as vitaminas e minerais realizam papeis importantes em nosso corpo, como por exemplo desempenhar ação antioxidante.

Algumas hortaliças fornecem fitoquímicos que têm ação benéfica para a saúde na prevenção de doenças e auxílio na recuperação de pessoas com enfermidades. Entre os benefícios do fitoquímicos estão a prevenção de câncer e doenças cardiovasculares e melhora do sistema imunológico.

Conheça os variados tipos, suas características, usos e propriedades e inclua mais hortaliças na sua dieta.

*HORTIFRUTÍCOLA
Todo alimento in natura de origem vegetal.

*CLASSIFICAÇÃO DAS HORTALIÇAS DE ACORDO COM A PARTE COMESTÍVEL

>>Classes ou Grupos Espécies de hortaliças

.Hortaliça-folha: acelga, agrião, alface, almeirão, alho-poró, cebolinha, coentro, chicória, couve-de-bruxelas, couve-chinesa,couve, espinafre, mostrada, rúcula, salsa e salsão

.Hortaliça-flor: alcachofra, brócolo, couve-flor

.Hortaliça-fruto: abóbora, abobrinha, abóbora-menina-brasileira, abóbora-japonesa (moranga híbrida), chuchu, ervilha-grão, jiló, maxixe, melancia, milho-verde, moranga, mogango, moranguinho, pimenta, pimentão, pepino, quiabo e tomate.

.Hortaliça-legume: ervilha-torta e feijão-vagem (fava)

.Hortaliça-raiz, tubérculo, bulbo e haste: batata-doce, beterraba, cenoura, mandioquinha, mandioca, nabo, rabanete, cará, inhame, batata, alho, cebola e aspargo.

*CLASSIFICAÇÃO DAS HORTALIÇAS DE ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS CLIMÁTICAS

>Grupos ou Classes Espécies de hortaliças

.Hortaliças típicas de inverno: agrião-de-água, almeirão, alho, cebola, ervilha

.Hortaliças típicas de verão: abóbora, abobrinha, abóbora híbrida, berinjela, jiló, melancia, pepino, pimentão, quiabo, vagem

.Hortaliças com variedades de inverno e variedades de verão: alface, beterraba, brócolo, cenoura, chicória, couve, couve-flor, couve chinesa, espinafre, rabanete, repolho, tomate.

*FRUTAS

Coloridas, perfumadas, saborosas, a frutas são um verdadeiro presente da natureza. Diz a lenda, que cada uma delas foi criada em momentos de grande inspiração divina. Fica difícil comer um caqui, uma goiaba, um figo ou uma manga, por exemplo, e não acreditar que seja verdade.

As frutas são também importantes fontes de vitaminas, sais minerais, água, fibras, antioxidantes e glicídios de fácil digestão. Cada um desses nutrientes desempenha função essencial para o pleno desenvolvimento e metabolismo do organismo.

Além disso, elas ajudam na prevenção de doenças crônicas e alguns tipos de câncer, principalmente o câncer de cólon do intestino, porque estimulam o bom funcionamento intestinal. Os nutricionistas recomendam que o consumo de frutas seja de pelo menos cinco porções diárias, associado à ingestão de verduras e legumes.

Para garantir um melhor aproveitamento das fibras alimentares, o ideal é que se consuma a fruta ''in natura'', e os sucos não devem coados ou peneirados. 'A utilização integral dos componentes das frutas pode garantir o acesso a minerais, vitaminas e fibras. Quanto mais processadas forem as frutas, menor será a disponibilidade dos nutrientes.

>Saiba mais sobre as frutas:

FRUTA
Produtos vegetais classificados como frutas por apresentarem como características principais: alto teor de açúcar (associado ao sabor doce): ph relativamente baixo (conduz a uma sensação de frescor); alto teor de umidade; alta perecibilidade.

.Abacate .Abiu
.Acerola .Abacaxi
.Ameixa .Amora
.Araçá .Babaçu
.Banana.Cacau
.Caju .Caqui
.Carambola .Cereja
.Cirigüela .Coco
.Cupuaçu .Damasco
.Figo .Framboesa
.Fruta do Conde
.Goiaba .Graviola
.Guaraná .Jabuticaba
.Jaca .Jambo
.Kiwi .Laranja
.Limão .Maçã
.Manga .Mangaba
.Mangostão .Maracujá
.Marmelo .Melão
.Melancia .Mirtilo
.Morgote .Nectarina
.Nêspera .Pequi
.Pêra .Pêssego
.Physalis .Pinha
.Pinhão .Pitanga
.Romã .Sapucaia
.Tâmara .Tangerina
.Uva

*Fruticultura Brasileira

O Brasil é um dos três maiores produtores mundiais de frutas, com uma produção que supera os 38 milhões de toneladas. A base agrícola da cadeia produtiva das frutas abrange 2,3 milhões de hectares, gera 6 milhões de empregos diretos ou seja, 27% do total da mão-de-obra agrícola ocupada no País, segundo dados de 2003. Este setor demanda mão-de-obra intensiva e qualificada, fixando o homem no campo de forma única, pois permite uma vida digna de uma família dentro de pequenas propriedades e também nos grandes projetos. É possível alcançar um faturamento bruto de R$ 1.000 a R$ 20.000 por hectare. Além disso, para cada 10.000 dólares investidos em fruticultura, geram-se 3 empregos diretos permanentes e dois empregos indiretos. O valor bruto da produção de frutas atingiu em 2003 cerca de 12,3 bilhões de reais, 13%do valor da produção agrícola brasileira.

Fonte: Ibraf

*Ranking Produção Mundial de Frutas

O Brasil ocupa o terceiro lugar na produção mundial de frutas com a quantidade de 38.125.000 toneladas, sendo um grande produtor de laranja, banana, coco e mamão. A China é o maior produtor mundial de frutas, com quantidade de 133.077.000 toneladas e destacando-se como uma grande produtora mundial de melancia, maçã, melão e pêra. A Índia é o segundo produtor mundial com a quantidade de 58.970.000 de toneladas e sendo um grande produtor de banana, manga e coco (OLIVEIRA e MANICA, 2003).

*FRUTA SECA
Produto obtido pela perda parcial da água da fruta madura, inteira ou em pedaços, por processos tecnológicos adequados. O produto é designado pelo nome da fruta que lhe deu origem, seguida de 'seca' ou 'passa'

*ÓLEO ESSENCIAL
Óleos voláteis que são retirados das frutas cítricas. Durante o processo de extração do suco, as bolas de óleo da casca se rompem, liberando o produto, que é então removido por meio de jatos de água. Em seguida, ele é separado por meio de centrifugação e depois é resfriado. Esses óleos têm maior aplicação nas indústrias alimentícias e farmacêuticas. Podem ser usados diretamente para dar o sabor em bebidas, sorvetes e outros alimentos, e na fabricação de medicamentos e cosméticos, como sabonetes e perfumes. São usados ainda pelas indústrias fabricantes de produtos de limpeza.

Dra. Iara Pasqua
Fonte:http://www.correiogourmand.com.br/saude_sabor_16.htm

Nenhum comentário: