4.01.2010

Orientação para diabético, hipertenso e obeso


Orientação para diabético, hipertenso e obeso

A diminuição do peso, a dieta balanceada, o controle da pressão, o controle do colesterol, exercícios e o contole de glicemia são excenciais e devem ser perseguidos por todos os diabéticos.

Em relação à dieta, não ingira açucar de nenhuma maneira. Use sempre adoçante. Faça, ao menos, 4 refeições por dia porém, comendo pouco. Esse é o segredo! Prefira as carnes magras, leite e queijo desnatados, ovos somente 2 vezes na semana, fuja das frituras, coma muita verdura, saladas e legumes.

Não misture arroz, batata, macarrão e mandioca. Quer come-los? Cada um em uma refeição separada pois, transformam-se em açucar após a digestão. Frutas: uma por refeição de tamanho médio.

Se tiver dificuldade em diminuir a quantidade de comida, use um prato menor (funciona). Prefira sempre água. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas. Evite os embutidos, salsichas, salame, presunto, etc.

Exercícios: prefira caminhadas. Comece devagar, 15 minutos por dia. Á medida que vai se sentindo bem, aumente o tempo, até chegar a 45 minutos diários. Se preferir, faça natação ou bicicleta.

Alongamentos também são importantes. Sua pressão deve ser menor ou igual que 130 X 80 mmHg. À medida que for perdendo peso e fazendo o controle do sal na dieta, ela melhora bastante. Se não conseguir, tome a medicação.

Dê preferência ao captopril (fale com seu médico), pois, ele protege o rim e não provoca disfunção na ereção. Controle sempre o colesterol e se for preciso use medicamentos. Metas: HDL= 50; LDL < 100; TG < 130. O AAS infantil pode ser necessário (pergunte ao seu médico).

Alimentação saudável

Alimentação saudável é aquela que vai utilizar sempre 3 tipos de alimentos: os construtores, os energéticos e os reguladores.

Sendo os construtores as proteínas (carnes, leite, ovos); os energéticos os carbohidratos (massas, pão, raízes, batata, etc) e os reguladores as verduras, legumes e frutas.

Abuse sempre dos reguladores, coma sem medo, mas vá com calma com os construtores e energéticos.

Evite as gorduras, o álcool, o café. Tome bastante líquido.
Algumas dicas: - não passar fome;
-fazer ao menos 6 refeições diárias;
-comer sempre a metade do que gostaria;
-não ingerir líquidos durante as refeições;
-evitar comidas gordurosas, frituras, carne de porco, banha de porco, torresmo, bacon, evitar beliscar entre as refeições, evitar bebidas alcoólicas, côco, amendoim, carne de siri, doces, açúcar (trocar pelo adoçante), refrigerantes, sorvete;
-comer à vontade: verduras, saladas, legumes, de preferência crus ou senão cozidos e frutas, com exceção de abacate, manga e caqui;
-preferir sempre leite desnatado e queijo branco tipo ricota ou cottage;
-nunca misturar em uma única refeição: macarrão, arroz, batata e mandioca. Eles podem ser comidos separadamente.

No caso do pão, não é ele que engorda, é a manteiga ou margarina e a geléia que se usa. No caso do macarrão é parecido: o que engorda é o molho. E por ai vai.... Em relação à atividade física, recomendo sempre uma atividade aeróbica que pode ser caminhada, natação, hidroginástica ou bicicleta.

Essas atividades devem sempre ser antecedidas por alongamentos. Comece devagar, não force o corpo.
À medida que for se sentindo bem, vá aumentando o tempo de atividade para que o corpo e os órgãos se adaptem ao exercício.
Essa atividade deve ser feita no mínimo 3 vezes na semana e para ser efetiva, deve-se chegar a 45 minutos diários (gradativamente, atenção!).

Fonte: orientaçõesmedicas
Dra.Sonia Orquiza

Nenhum comentário: