8.05.2010

Alguns homens devem repensar tratamento para câncer de próstata,

Muitos homens diagnosticados com câncer de próstata recebem tratamento intensivo, como cirurgia ou radioterapia, mesmo que o câncer não tenha muita probabilidade de se espalhar ou ser fatal, conforme aponta um novo estudo.

Os pesquisadores usaram dados de um amplo registro de câncer para analisar os perfis de risco e padrões de tratamento de 123.934 homens cujos casos foram diagnosticados entre 2004 e 2006.

Em 14% dos novos casos, cerca de um em cada sete, os homens apresentaram níveis baixos do antígeno específico da próstata, de acordo com o artigo publicado na edição de 26 de julho do "Archives of Internal Medicine".

Esses pacientes tiveram menos probabilidade de apresentar tumores que cresceram rapidamente, e mais da metade era uma doença de baixo risco. Mesmo assim, eles tiveram a mesma probabilidade de receber tratamento intensivo do que os pacientes com antígeno específico da próstata mais alto.

A maioria mais de 75% -- ou passou por uma cirurgia ou tratamento com radiação, de acordo com o estudo. Os tratamentos podem ter sérios efeitos colaterais, incluindo incontinência e disfunção erétil.

Alguns desses homens poderiam ter se beneficiado de uma abordagem mais conservadora, como serem monitorados de perto com testes regulares de antígeno específico da próstata e exames retais, disse Mark N. Stein, professor assistente do Instituto do Câncer de Nova Jersey e um dos autores do artigo.

"Precisamos descobrir se podemos lidar com esses casos de uma forma mais conservadora para alguns homens",

RONI CARYN RABIN
DO "THE NEW YORK TIMES"

Nenhum comentário: