8.07.2010

"Reumatismo é Coisa Séria", (campanha)

Sociedade de Reumatologia do Rio faz campanha no metrô de Copacabana

Rio - A Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro promove na próxima semana uma campanha na Estação Siqueira Campos do Metrô, em Copacabana, quando médicos estarão de plantão das 9h às 19h para conversar com a população sobre os riscos, prevenção e tratamento da doença.

O reumatismo – nome que pode ser atribuído a mais de 100 diferentes doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo - é uma das principais causas de afastamento do trabalho por mais de 15 dias consecutivos e pode levar à incapacidade física se não diagnosticada e tratada corretamente. Batizada como "Reumatismo é Coisa Séria", a campanha vai de 9 até 13 de agosto e tem apoio do Grupo de Pacientes Artríticos do Rio de Janeiro (GRUPARJ).

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e correto, o evento terá distribuição de materiais informativos visando o esclarecimento de alguns mitos, como o fato de que reumatismo não é doença exclusiva de idosos e de que existe sim tratamentos que podem melhorar e restabelecer a qualidade de vida do paciente.

“Na maioria dos casos, o sucesso de um caso depende do diagnóstico precoce e adoção rápida do tratamento adequado. O diagnóstico precoce pode ser a diferença entre um estilo de vida normal e produtiva e uma vida com limitações e incapacidade funcional”, afirma Dr. Reno Coelho, presidente da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro.

Estudos indicam que o diagnóstico correto e o inicio do tratamento adequado podem demorar de 3 a 4 anos após o surgimento dos primeiros sinais, já que os sintomas podem ser confundidos com outras doenças. Segundo os médicos, os principais sinais são dor e inchaço persistentes nas juntas (sem histórico de trauma). O diagnóstico é feito a partir do histórico clínico do paciente, exames de raios-X e sangue.

O Dia

Nenhum comentário: