8.05.2010

Campanha contra paralisia infantil acontece em agosto em São Paulo

Estado quer imunizar 2,9 milhões de crianças na segunda fase da iniciativa.
Serão usados 14.353 postos de saúde móveis ou fixos.

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo realiza no dia 14 de agosto (sábado) a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, com o objetivo de imunizar 2,9 milhões de crianças menores que cinco anos.

Segundo o órgão, a meta representa 95% dos pouco mais de 3 milhões de pessoas em território paulista dentro desta faixa etária. A primeira etapa da campanha foi realizada em 12 de junho.

Serão dispostos 14.353 postos de saúde móveis ou fixos, que atenderão a população das 8h às 17h, com 51 mil profissionais, 3,8 mil veículos e sete barcos disponíveis para a iniciativa.

Os interessados também poderão colocar a caderneta de vacinações das crianças em dia. Imunizações como a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite também serão oferecidas.

De acordo com a Secretaria, desde 1988 não são registrados casos de poliomielite no Estado, mas a vacina ainda se justifica pois o vírus circula em países da África e da Ásia.

Efeitos colaterais à imunização contra a doença são raros. A patologia acarretada pelo poliovírus selvagem traz febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia ao acometido
G1.com

Nenhum comentário: