8.02.2010

Saúde da Mulher X Violência Doméstica

Atualmente estamos sendo platéia de diversos casos de violência doméstica contra mulheres que infelizmente acabaram tendo um final trágico. Apesar de todos recebermos orientações através da mídia quanto á lei Maria da Penha, que foi aprovada em 2006, ainda vemos que muitas mulheres sofrem violência e acabam até morrendo por negligência, não só das mulheres, mas de todos nós que muitas vezes vemos e ouvimos diversas formas de violência contra mulheres e não temos coragem de denunciar.

O significado da palavra Violência é encontrado no dicionário Michaelis como:
1 Qualidade de violento.
2 Qualidade do que atua com força ou grande impulso; força, ímpeto, impetuosidade.
3 Ação violenta.
4 Opressão, tirania.
5 Intensidade.
6 Veemência.
7 Irascibilidade.
8 Qualquer força empregada contra a vontade, liberdade ou resistência de pessoa ou coisa.
9 Constrangimento, físico ou moral, exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a submeter-se à vontade de outrem; Coação;
ou seja, a violência contra a mulher pode se dar através de qualquer ato que seja contra a sua vontade, como exemplo manter uma relação sexual, humilhar ou constranger, ou usar de força física contra a mesma.

Este tipo de violência afeta diretamente o bem estar físico, psíquico e moral da mulher. Sendo assim, influência diretamente na saúde da mulher. Com isto, nós profissionais da saúde ou não devemos tentar intervir e orientar as mulheres para que este tipo de violência pare de acontecer, ou diminua sua incidência. É necessário também que nós mulheres sejamos encorajadas a denunciar nossos parceiros quando os mesmos atentam contra nossa saúde.

Lembrando-se que afetar o bem estar físico quer dizer ferir nosso corpo físico. Já quando afeta o bem estar psíquico, pode nos levar a traumas muitas vezes irreversíveis, onde muitas mulheres desenvolvem doenças psiquiátricas, como síndrome do pânico entre outras. E ainda pode afetar nossa vida social, tanto através das doenças psiquiátricas como o próprio constrangimento diante de outras pessoas, quando nos afastamos da vida social. Além de tudo isso, e o que vem ocorrendo frequentemente, este tipo de violência pode ter um final mais trágico com a morte da mulher.

Então, vamos nos unir e buscar cada vez mais informações e lutar contra esse mal, afinal de contas o homem já passou da era onde a força e a caça eram sinônimo de status, NÃO SOMOS MAIS HOMENS DAS CAVERNAS.

Por Maiara Rita Andrade Ortiz

Nenhum comentário: