8.04.2010

Suspensa vendas de carne in natura da Brasil Foods

Ministério suspende vendas de carne in natura da BRF Foods
Estão suspensas as vendas de novos lotes de carnes de aves in natura congeladas e resfriadas da Brasil Foods (Sadia e Perdigão), de Santa Catarina; Rigor Alimentos, de São Paulo; e Copacol, do Paraná, por tempo indeterminado. A decisão é do Ministério da Agricultura, que encontrou excesso de água nos alimentos.

A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) saiu em defesa das empresas. Em nota, a entidade tenta desqualificar a decisão do ministério e diz que confia "nas boas práticas de produção" de suas associadas.

"A decisão foi tomada tendo por base uma metodologia não validada, e que já está sendo objeto de discussão do setor avícola com o Ministério da Agricultura. As empresas associadas da Ubabef já apresentaram recurso ao ministério, questionando a metodologia utilizada, devido à mesma não ser baseada em critérios técnico-científicos", diz a nota.

A Brasil Foods (BRF) também divulgou nota informando que apresentou recurso ao Ministério da Agricultura contestando o resultado de análise que motivou o regime especial da comercialização de carnes in natura de uma de suas unidades industriais.

"A BRF entende que as imposições não possuem lastro legal e questiona os critérios técnico-científicos da metodologia adotada para essas avaliações. A companhia ratifica que o regime especial é uma restrição temporária e afeta somente uma de suas plantas. A BRF esclarece ainda que cumpre rigorosamente todas as especificações legais recomendadas pelo ministério, e que adota rígidos padrões de controle de qualidade em todas as suas linhas de produção".

Também em nota, o Ministério da Agricultura informou que as três empresas foram submetidas ao regime especial de fiscalização. Por esse regime, toda a produção listada precisa ser verificada antes da comercialização.

As empresas só serão liberadas para a venda desses lotes quando retomarem os padrões legais da produção. O ministério informou ter constatado que os cortes de aves continham água em níveis superiores aos 6% permitidos, após o descongelamento.

(Azelma Rodrigues | Valor)

Nenhum comentário: