12.08.2010

ANVISA EXCENCIALMENTE TÉCNICA(conforme prometeu a Dilma): VALEU PRESIDENTE, A SAÚDE AGRADECE

Indicação de médico foi retirada um dia antes da sabatina que ocorreria no Senado


Com a Esplanada sendo pouco a pouco loteada, as agências entraram no radar fisiológico dos partidos.
Depois de um processo tumultuado de negociação e de pressões da própria bancada governista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retirou a indicação do médico Eduardo Costa para uma das diretorias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A decisão, publicada na edição de ontem do Diário Oficial, ocorreu um dia antes da data marcada para sabatina do médico na Comissão de Assuntos Sociais do Senado.
O desfecho de ontem não surpreendeu quem acompanhou o processo de indicação feito há oito meses. 
Ex -diretor do Instituto Tecnológico em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Farmanguinhos-Fiocruz), o médico tinha apoio do ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT). Que nomeou o médico Eduardo Costa
para Diretor da Fundacentro (órgão do Ministério do Trabalho), como premio de consolação por ter perdido as eleições para o atual diretor Hayne Felipe.
Diante das pressões vindas por todos os lados: de farmacêuticas multinacionais, da comunidade científica, de petistas e do próprio PMDB que, diante das incertezas para o titular da nova pasta da saúde, passou a olhar com carinho ainda maior para o cargo.
O posto - que entre suas atribuições aprova e fiscaliza medicamentos e produtos no País - representaria uma compensação diante das possíveis perdas dentro do ministério.
"Recebi a notícia enquanto preparava a apresentação que seria feita no Senado", afirmou Costa ontem ao Estado. "O que me deixou mais perplexo é que a data da sabatina foi marcada há poucos dias. Depois de tanta espera, achei que o assunto estava finalmente resolvido."

Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Nota de Repúdio: Indicação para direção da Anvisa

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação - Sinagências soube da indicação do médico Eduardo Costa para ocupar o cargo de Diretor da Anvisa e manifesta contrariedade e repúdio ao iminente erro que pode ser cometido.

É de conhecimento de todos que durante a sua breve, desastrosa e conturbada direção em Farmanguinhos, Eduardo Costa utilizou-se da mídia para difamar e prejudicar a Anvisa, que, corretamente, não autorizara a comercialização de medicamentos importados que não apresentavam eficácia e segurança.

Na época o médico acusou a Anvisa de estar cometida de “uma fúria burocrática, com um mar de exigências descabidas que não ajudam em nada a segurança. Apenas atrapalham a produção”, esquecendo-se do verdadeiro papel da Anvisa em assegurar à população o acesso a medicamentos de qualidade, sendo o fiel da balança entre os interesses da população e os interesses comerciais das empresas e seus dirigentes.

Após a publicação de sua entrevista, a Anvisa foi obrigada a responder a provocação, informando que a planta que produzia o medicamento que Eduardo Costa tanto forçava ser comercializado no Brasil, já tinha sido inspecionada três vezes pelo Brasil e tinha recebido dois laudos insatisfatórios.

Ressalva-se que logo após o ocorrido, Eduardo Costa participou de eleição interna para escolha de novo diretor em Farmanguinhos, não tendo sido eleito, felizmente. Desconhecemos a razão de sua não reeleição, mas não soa estranha a opção que o excelente grupo técnico de Farmanguinhos fez por escolher melhores rumos para a instituição.

Assim diante do desgaste decorrido do episódio e do iminente conflito de interesses de uma pessoa que há pouco destratava a Anvisa e agora está sendo indicado a dirigir a mesma instituição que tentou atropelar, manifestamos nossa indignação.

Brasília/DF, 09 de abril de 2010.

Diretoria do Sinagências

João Maria Medeiros de Oliveira
Presidente