1. | Marque na agenda uma reunião com a pessoa mais importante de sua vida: você. Nesse momento só seu, faça o que quiser. Não espere surgir um tempo livre, porque esse tempo nunca aparece. |
3. Aceite que a vida tem limites. Não dá para querer que o dia tenha 48 horas ou que ele passe mais depressa.
4. Expresse suas emoções materializando-as com palavras. Não colocar para fora conflitos psicológicos pode favorecer o aparecimento de úlceras e gastrites.
5. Pratique o otimismo. Um dos maiores estudos já feitos sobre longevidade mostrou que encarar o dia-a-dia de forma positiva rejuvenesce e garante mais anos de vida. 'Ser negativista não resolve os problemas, mas pode abreviar seus dias', diz o psiquiatra Augusto Cury em Dez Leis para Ser Feliz.
6. | Olhe-se no espelho antes de ir para a rua. Veja se está arrumada, com a roupa passada e combinando, o cabelo penteado, e saia de casa confiando ainda mais em si. |
8. Se não gosta de algum aspecto de sua identidade, por que mantê-lo? O poder de mudar é seu.
9. Faça a diferença na vida de alguém. Dê uma, duas horas de sua semana para idosos de um asilo, crianças numa creche, ensine a empregada a ler ou o motorista a mexer no computador.
10. Tenha compaixão. Segundo estudos do psicólogo David McClelland da Universidade Harvard, o sentimento aumenta a produção de anticorpos. Solidarizar-se com a dor do outro fará você se sentir bem emocional e fisicamente.
11. Saiba o que desejar. 'Um dos obstáculos para atingir a felicidade é querer coisas que não são essenciais para a sua vida', ensina o mestre Dalai Lama em A Arte da Felicidade.
12. Sorria. Isso aumenta os níveis do hormônio do crescimento e da serotonina, responsáveis pelo sistema imunológico e pela sensação de bem-estar. Todos os dias, reserve a pausa do café ou o intervalo na aula de ginástica para dizer bobagens, contar piadas, divertir-se.
13. Venere seu inimigo. 'Na realidade, o inimigo é a condição necessária para a prática da paciência', diz Dalai Lama.
14. Economize palavras. Mais importante que falar é saber se comunicar.
15. Releia os livros dos tempos de faculdade. Ler textos que fizeram parte de sua vida vai fazê-lo lembrar de sonhos, ambições e interesses.
16. Seja seu próprio fã. O alicerce da felicidade é a auto-estima. 'A gente precisa se gostar sem depender do nosso desempenho', ensina o psicólogo Luis Alberto Py.
17. | Preserve suas recordações. Faça um álbum com pequenas lembranças, como um bilhete, o cardápio daquele jantar, o postal de uma viagem, o ingresso de um show. Nada é mais gostoso que reviver os bons momentos. |
18. | Arranje um animal de estimação. Inúmeras pesquisas já provaram que eles aumentam a auto-estima dos donos e ajudam a relaxar mesmo as pessoas mais estressadas. |
20. Deixe de lado todas as coisas que você começou e não teve tempo para terminar. 'Se não tem 15 minutos do seu dia para se dedicar, elas não são tão importantes assim', alerta o psicólogo Neil Fiore, autor de The Now Habit.
21. Aproveite a internet para encontrar colegas de faculdade e amigos de infância. Mande um e-mail, ligue, coloque a conversa em dia. Muita gente toma decisões importantes na vida depois desse tipo de conversa, que ajuda a lembrar como éramos no passado.
22. Não seja o dono da verdade. Pesquisa da Universidade de Bradford mostrou que 62% das pessoas que se acham sempre com a razão fazem uma ótima avaliação de si mesmas. Por isso, não fazem concessões e vivem com raiva de tudo e de todos.
23. Aproveite o verão e adicione cor a seu guarda-roupa. Levanta o astral.
24. Lembre-se de onde você veio. A internet está cheia de sites de genealogia. 'Conhecer nossos antecedentes, nossa origem, traz um reforço à nossa identidade e nos faz sentir um ser único e original'.
25. Junte-se a um grupo - de teatro, degustação de vinho, leitura ou de sua igreja. Isso desenvolve a solidariedade e torna as pessoas mais seguras.
AIDA VEIGA Com reportagem de Beatriz Monteiro, Camila Carvas e Suzane Frutuoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário