12.11.2010

MAIONESE:COMER OU NÃO COMER

Maionese deixa de ser vilã e pode até a ajudar no processo de emagrecimento

Durante anos a maionese – a mistura de óleo com ovo- foi considerada o grande vilão da dieta. Porém, pesquisas recentes desmistificaram o molho e até a apontam como agente colaborador para a perda de peso. A maionese se torna amiga desde que preparada com óleos vegetais, alertam os nutricionistas.

O óleo utilizado no seu preparo é o vegetal, que contém as gorduras consideradas boas para o nosso organismo, como as poli e as monoinsaturadas. Elas não aumentam o LDL, o mau colesterol. No molho há ingredientes interessantes como o ácido graxo ômega-3 e ômega-6, gorduras essenciais para o nosso corpo e que não conseguimos produzir.

Feita com esses ingredientes, a maionese ajuda a produzir a sensação de saciedade se for acompanhada na salada, como primeiro prato. Isso acontece porque os lipídios têm uma digestão mais lenta. Dessa forma, come-se menos os outros pratos. Uma colher de sopa de maionese industrializada tem apenas 40 calorias.
.
Atire a primeira colher quem nunca suspeitou da maionese e pensou em retirá-la do cardápio ao primeiro sinal de insatisfação com o peso. Se você se reconheceu nesse cenário, saiba que esse alimento acaba de ser redimido (mas não se culpe, a receita da maionese mudou muito dos últimos anos e somente agora se pode dizer sem medo que calorias dela foram lá para baixo).
Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, o mito de que a maionese é prejudicial à saúde pode estar associado à maionese caseira. O especialista explica que a receita feita em casa é preparada com uma quantidade maior de ovos e óleo e apresenta mais calorias e colesterol. Além disso, como é feita com ovos crus, favorece a contaminação pela bactéria salmonela.
Já a maionese industrial é fabricada com óleos vegetais, água, ovos, limão ou vinagre, e contém gorduras de boa qualidade, poliinsaturadas e monoinsaturadas, além de ácidos graxos essenciais, como o ômega 3 e ômega 6. Para Valter Makoto Nakagawa, o alimento traz benefícios à saúde graças a essas gorduras, consideradas boas para o organismo.

O que mito e que é verdade sobre a maionese

Mito: a maionese caseira tem menos calorias que a industrializada

Fato:  por utilizar mais óleo e ovos, as versões caseiras são muito mais calóricas do que as industrializadas

Mito: maionese é prejudicial à saúde

Fato: essa ideia está provavelmente relacionada à maionese caseira, que contém mais calorias, gorduras e colesterol. Entretanto, as versões industrializadas são fonte de gorduras boas

Mito: maionese engorda

Fato: atualmente, as maioneses industrializadas já apresentam valor calórico muito baixo – menor que o da manteiga, margarina vegetal, requeijão ou azeite, por ex

Nenhum comentário: