12.08.2010

Como prevenir e tratar gripes e constipações

Evite o stress
Durante as férias e épocas festivas, temos tendência para nos preocuparmos com mais o dinheiro que vamos gastar ou as prendas que ainda faltam comprar. Se não formos capazes de controlar o stress, podemos enfraquecer o nosso sistema imunitário. Descubra o que o está a deixar stressado e ataque o problema.


Durma mais
Se não dormirmos o suficiente, o nosso corpo não estará preparado para lidar com o stress diário. O recomendado é 7-9 horas de sono.

Lave as mãos frequentemente
No meses gélidos do Outono e Inverno, o nosso contacto com as pessoas é maior, já que passamos mais tempo dentro de portas. Vale a pena o esforço extra de lavar as mãos regularmente ao longo do dia, para minimizar a transmissão de germes e bactérias. Nota: esfregue as mãos durante o mínimo de 15 segundos.

Pratique exercício físico regularmente
Estudos científicos mostram que o exercício físico fortalece o sistema imunitário , aumentando o número e a actividade das células responsáveis pelo combate das bactérias e infecções [*1].

Dicas de nutrição


Tenha uma dieta equilibrada
Isto é difícil de conseguir agora na altura das festas, mas a verdade é que uma dieta equilibrada dá-lhe mais hipóteses de vencer a luta contra a gripe e constipação. Se não come pelo menos 2 peças de fruta por dia, considere a hipótese de começar a consumir um suplemento multivitamínico.

Assegure o bom funcionamento do sistema digestivo
Se o seu sistema digestivo não funcionar correctamente, o sistema imunitário vai sofrer com isso. Toda a gente pode beneficiar com o consumo de probióticos, cuja função é auxiliar o sistema digestivo a desempenhar a sua função e conceder resistência natural. Os probióticos são encontrados em iogurtes ou suplementos.

A vitamina D é fundamental
A vitamina D é produzida pelo organismo quando este está exposto ao sol. À falta de sol, deve assegurar a ingestão de vitamina D através de suplementos alimentares. E por quê? Um recente estudo científico mostrou que a vitamina D activa células do sistema imunitário, sendo fundamental para o seu bom funcionamento [*2].

Uma chávena de chá todos os dias
Beba um pouco de chá verde todos os dias. O chá verde contém propriedades chamadas polifenóis, que funcionam como antioxidantes. Os antioxidantes previnem contra o stress acumulado.

Tenha cuidados extra quando viajar


Quando viajamos, podemos quebrar com facilidade algum dos pontos supracitados: ter uma dieta equilibrada, evitar o stress, ter bons cuidados de higiene, não praticar exercício físico, etc. Na impossibilidade de praticar exercício físico, faça pelo menos uma caminhada diária de 15 minutos. Se não tiver tempo para almoçar ou jantar em condições, leve sempre barras de proteína consigo, que contêm os nutrientes essenciais de uma refeição.

Nenhum comentário: