12.05.2010

alimentacao

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO LEVE E SAUDÁVEL

Dicas para uma alimentação leve e saudável
Escolha os alimentos certos e consiga uma silhueta de causar inveja.

Temperaturas elevadas combinam com uma alimentação mais leve e completamente saudável, não é verdade? Mas, por vezes, temos muita dificuldade de escolher o alimento certo e as consequências podem ser quilos a mais na balança e gordurinhas de sobra na hora de se exibir com um biquíni na praia. Para tirar todas as suas dúvidas, a nutricionista Lílian Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta, preparou algumas dicas. Confira:
- Beba bastante água, chás gelados, água de coco, suco de frutas sem açúcar... Lembre-se de que, com o suor, temos uma perda maior de líquidos e, por isso, devemos repor a quantidade necessária para manter o organismo funcionando a todo vapor.
- Abuse das saladas que são leves e geladinhas, mas cuidado com os molhos a base de maionese e creme de leite que podem transformar um prato saudável em uma refeição supercalórica. Para fazer da salada o prato principal, acrescente uma proteína (frango, peixe, carne, soja ou ovo) e um carboidrato ( batata cozida, macarrão integral, quinoa...).
- Cuidado com os sorvetes. Estes são ricos em gorduras saturadas e trans, muito prejudiciais à saúde. Sem contar que são muito calóricos. Opte pelas versões light ou à base de iogurte. Os sorvetes diet são voltados para o público diabético e não para quem quer emagrecer, pois podem ser mais calóricos que a versão comum, mesmo sem adição de açúcar. Outro cuidado que devemos ter é com os acompanhamentos de caldas e confeitos, que aumentam as calorias e o açúcar. Substitua por frutas secas ou frescas e castanhas ou nozes.
- Tudo bem que sopa e verão não combinam. Mas, existem sopas deliciosas que devem ser consumidas geladinhas, como o gazpacho espanhol, feito à base de tomate e pepino.
- Para espantar o calor nos dias mais quentes, faça picolés caseiros (com forma especifica ou na fôrma de gelo). Outra opção é preparar suco de frutas sem açúcar e levar ao congelador. Tome nos lanches da manhã ou da tarde.

Nenhum comentário: