12.07.2010

Dipirona ou Paracetamol? Qual a melhor escolha?

Esse tema foi sugestão da Andréia, ela me mandou email dizendo que nunca sabe quando usar paracetamol ou dipirona, em caso de dor ou febre. Então, vamos ao assunto:

Todos os dois são potentes analgésicos e antipiréticos, traduzindo, agem no combate da dor e febre. Mas existem particularidades entre eles e na hora de optar por um ou outro deve-se levar em conta qual tem mais segurança, em relação a efeitos adversos.

Paracetamol
Este medicamento é uma opção segura, de uma forma geral, para todos os pacientes, independente de idade, desde que usado em doses terapêuticas (ou seja, nem abaixo do recomendado - assim não fará efeito desejado; nem acima - podendo levar a uma intoxicação).
Pessoas com problemas no fígado devem ter cuidado maior quando foi utilizar o medicamento. Sabe-se que quando for usado em doses altas e/ou o tratamento for a longo prazo este medicamento pode causar problemas hepáticos. Portanto, pessoas que possuem algum tipo de problema no fígado, são fãs de bebidas alcoólicas e tomam uma série de medicamentos de uso contínuo devem prestar mais atenção quando usar esse medicamento.

Dipirona
A dipirona é tão eficaz quanto o paracetamol, porém tem sido o medicamento de segunda escolha pelos médicos. Inclusive a dipirona é proibida em alguns países devido ao seu histórico de problemas sanguíneos, como anemia aplástica, agranulocitose além de reações dermatológicas e distúrbios gastrointestinais.



Comparando-se um e outro, conclui-se que:

* O perfil de segurança do paracetamol é maior, por isso é o medicamento de primeira escolha;
* Paracetamol é últil no manejo de dor e febre e pacientes de todas as idades, desde que usado em doses terapêuticas;
* Pacientes devem ser educados em relação ao limite da utilização do paracetamol em condições de alto risco;
* Os problemas sanguíneos relacionados ao uso da dipirona são raros, porém é independente da dose, por isso de difícil prevenção, sendo assim não deve ser utilizado como primeira escolha.


No dia a dia da farmácia todos os dois são amplamente vendidos. Todo medicamento pode apresentar efeitos adversos e deve ser utilziado com cuidado e sempre sob orientação de um profissional de saúde. Converse com meu médico ou farmacêutico e veja qual dos dois é o mais indicado no seu caso, jamais o utilize por conta própria. Aqui estou esclarecendo seu uso e destacando apenas seus principais pontos, a escolha adequada de um ou outro é mais complexo que isso.
 Não a automedicação (boaspraticasfarmaceuticas)

Saiba mais:

Portal Saúde

Nenhum comentário: