3.04.2011

Mulher se preocupa com o corpo, mas não cuida bem da saúde


Falta de tempo é o principal problema


Rio - Que as mulheres se preocupam em manter a forma, todo mundo sabe. Mas poucas são as que, de fato, conseguem preparar refeições saudáveis e praticam exercícios físicos regularmente. As conclusões são de uma pesquisa divulgada ontem pelo Ibope.


O levantamento revelou que, apesar de 40% das mulheres estarem sempre de dieta, menos de 30% optam por alimentos light e diet nos supermercados. Além disso, 53% admitiram não se cuidar como deveriam. Pior: quase 60% confessaram que só vão ao médico quando estão realmente doentes.


“Elas estão deixando de fazer a prevenção. Dizem que dariam tudo para ter saúde, mas admitem que só buscam o médico quando é realmente necessário. Ela tem as preocupações com o trabalho, tem que cuidar do marido, dos filhos e acaba faltando tempo para cuidar dela. Ela fica em último plano”, afirma Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Mídia.


A especialista também criticou o baixo uso de preservativos entre as mulheres: só 49% disseram utilizar camisinhas em novos relacionamentos. “O baixo índice é preocupante. Isso é um risco para elas mesmas”, ressalta Dora.


O estudo também apontou que 65% das mulheres fogem da dieta pelo prazer de comer alimentos que não fazem bem à saúde e que só 34% praticam esportes pelo menos uma vez na semana.


O levantamento foi feito entre agosto de 2009 e julho de 2010 em 10 capitais — entre elas o Rio — e municípios do Sul e Sudeste. Cerca de 19 mil pessoas entre 12 e 64 anos participaram do estudo.
O Dia

Nenhum comentário: