3.03.2011

Mudando a coloração do cabelo

Mudar a cor dos cabelos pela primeira vez e inesquecivel mas nao menos perigoso do que experimentar qualquer outro processo quimico buscar ajuda de um profissional e o primeiro passo para nao se arrepender mais tarde.
Algumas mulheres vivem trocando a cor dos cabelos, seja pela influência da moda ou porque gostam mesmo de ficar diferentes. Algumas não o fazem por medo ou insegurança. Se você decidiu tingir as madeixas, siga algumas dicas do hairstylist Paulo Paes, para não errar no tom.
Segundo o profissional, o primeiro passo após decidir pela coloração é procurar um especialista. “Em hipótese alguma tente fazer aplicações nos cabelos em casa. Antes de tingir os fios é necessário consultar um bom profissional”. Uma coloração bem feita evita danos à saúde das melenas, previne que os fios fiquem quebradiços e ressecados, além dos famosos cabelos manchados. “É preciso levar em consideração a tintura, o tempo ideal da aplicação, o tom adequado ao biótipo, estilo e, especialmente, a textura do cabelo”, enfatiza Paulo.

“Não existem restrições desde que a coloração seja bem feita. Assim, os cabelos não sofrerão com os efeitos do composto químico do produto. Além do mais, hoje em dia, a indústria de cosméticos coloca à disposição opções de qualidade, o que torna nulos os prejuízos aos fios”, esclarece o hairstylist. A coloração é recomendada especialmente àqueles que sofrem com os fios brancos, tanto da ala feminina quanto da masculina. A questão estética de insatisfação com o tom natural do cabelo é o motivo maior para que as pessoas tinjam os cabelos. Se você se encaixa nesse perfil, mudar a cor é uma boa pedida.

Quando o desejo é manter a mesma cor da primeira aplicação ou simplesmente esconder os cabelos brancos, é recomendado usar sempre a linha de produtos que foi usada pela primeira vez. Esse procedimento evitará possíveis manchas nos fios.
Outra questão é a preservação da raiz dos cabelos. Quando são usados diversos compostos químicos, os cabelos tendem a perder os nutrientes e enfraquecem.
Sempre após a tintura é fundamental uma hidratação no salão. Ela fortalecerá os fios repondo os nutrientes perdidos. Ainda assim, alguns cuidados deverão ser adotados, como o uso de produtos próprios para cabelos tingidos - xampus e condicionadores específicos para eles - facilmente encontrados no comércio especializado.
E por fim, a cada 20 dias, no máximo 30, faça uma nova aplicação para disfarçar a cor natural e o efeito “tom desbotado” e para garantir a longevidade da naturalidade, cor, brilho e maciez dos fios.

Nos dias atuais a coloração dos cabelos tem sido intensa, com um grande publico feminino assumindo o tingimento dos cabelos, que antes era só para cobrir os brancos, mais hoje tem sido uma revolução a mudança de visual. As cores mais exóticas como o vermelho tem sido a tonalidade mais requisitada nos salões de beleza atualmente. Mas hoje não é só a mulher que procura os salões de beleza. Mas o homem começou a ter também cuidado com o seu visual, sendo assim começou a cobrir os fios brancos. A venda de colorações para cabelo masculino cresceu nos últimos anos, houve uma aumento de 50% nos últimos cinco anos.


A seleção de produtos e técnicas tonalizantes é enlouquecedora, e o mundo da beleza cresce cada vez mais. O processo de coloração feito em casa cresceu nos últimos anos, pois sai bem mais em conta, do que sua ida ao salão, o custo do salão é cobrado pelo cumprimento do cabelo, e da cor que vai usar nos cabelos e do método a ser usado. Saiba que os pelos do nosso couro cabeludo, das sobrancelhas e as dos cílios são completamente diferente dos outros pêlos espalhado pelo corpo. O cabelo cresce de maneira saudável cerca de 1,25 cm por mês, e em media, temos entre 100 e 150 mil fios de cabelos em nossa cabeça, como também há dois tipos de melanina em nossos cabelos que são responsável pela cor de nossos cabelos. Há eumelanina é a mais comum que é responsável pela tonalidade da cor marrom e preto, e a feomelanina é responsável pelas tonalidades de loiro e pelas cores avermelhadas. Na ausência desses pigmentos é produzido o cabelo branco ou grisalho. Para que qualquer cor seja aplicada na haste do cabelo, a cutícula, ou camada exterior deve ser aberta, para depositar ou remover a cor.

Saiba como funcionam os produtos de pintura para cabelo, pois antigamente o aroma era muito forte e hoje seu aroma é suave e agradável, e na maioria dos colorantes pode ser aplicado facilmente, uns pode ser usado nos cabelos úmidos que é o xampu, e outros nos cabelos secos que é o produto com a água oxigenada que agi nos cabelos em media 40 minutos, outra formula pedem que a cabeça seja coberta por uma touca plástica durante o processo, sendo depois lavado e protegido por um bom condicionador.

Existe também a tintura semipermanente que sua durabilidade é maior, resistindo de 20 a 26 lavagens, e sua coloração é de tamanho médio, e demora mais a sair, mas ele também não clarear os cabelos por não contêm amônia, mas cobre os fios grisalhos do cabelo.

Já a tintura permanente você pode mudar devagarzinho, ou se preferir o processo de clareamento duplo, ai sim você muda de cor totalmente, só que esse tipo de processo agride os cabelos em dois tempos, o que pode dar a queda de cabelo devido à fragilidade que ele fica assim é melhor ir devagar com a mudança, para poder proteger os fios.
Se você adora mudar de visual a toda e sempre gosta de se sentir bela, os cabelos é a primeira coisa que você logo quer mudar, e quando o assunto é mudança vem o problema do orçamento, pois sabemos que o custo em um salão de beleza é alto e o jeito é você se virar sozinha para ficar mais bonita e sensual. E quando isso acontece pintar os cabelos sozinhos requer alguns cuidados.

Segundo os especialistas em cabelos, não existe problemas em pintar o cabelo em casa, mais saiba que essa mudança não pode ser radical, seja apenas retoque de raiz, mas para quem quer mudar totalmente a cor, o totalizante é o mais indicado para quem quer mudar de cor em casa, pois sai com as lavagens sem comprometer a cor do cabelo. Mas o correto é você fazer somente mudança de cor com um profissional responsável por coloração. O mesmo conselho serve para uso de tinta permanente, ou semi-permanente, pois essa tintura, se passada de forma errada, podem manchar o seu cabelo.

Saiba que essa sua decisão de mudar a cor em casa, veja uma dica importante: saiba escolher a tinta ideal para cada tipo de cabelo. Os tonalizantes são menos agressivos, já o Henna é uma opção mais natural, no entanto, a escolha da marca é muito importante, pois existem grande variedades no mercado com qualidade ruim, segundo os especialistas. Mesmo não afetando a estrutura dos fios, a Henna costuma deixar o cabelo ressecado, exigindo sempre uma hidratação. Nunca pinte seus cabelos na véspera da tintura, pois a oleosidade natural ajuda a proteger os fios e couro cabeludo da química, saiba que é importante quando você for pintar seus cabelos, não pinte seu cabelo se ele estiver com gel, cera, mouse ou silicone, lave-os e deixe sem nada no cabelo para que você faça uma tintura duradora.

Sempre que você for pintar seu cabelo, primeiro divida os cabelos em quatro partes ou mechas para garantir que você tintou sem esquecer nenhum pedacinho na hora de pintar. Comece sempre a aplicação pela nuca e siga corretamente todas as recomendações da embalagem sem pular nenhuma etapa isso é muito importante. Depois deixe a tinta agir corretamente ao seu tempo de tingimento. Depois de tingir os cabelos procure sempre usar xampu e condicionadores específicos para cabelo tingido. Procure passar uma pomada de silicone na nuca atrás da orelha e na testa sem tocar nos fios de seus cabelos, isso é para evitar manchas de tinta na pele, cuidado co mudança de cor, pois passar uma tinta em cima de outra cor de tinta pode resultar em desastre.
Fonte: Especialistas  

Nenhum comentário: