10.17.2011

ENVELHECIMENTO DAS MÃOS: COMO TRATAR


7 dicas para tratar o envelhecimento das mãos
A pele das mãos muitas vezes é negligenciada. Conheçam 7 dicas para tratar o envelhecimento das mãos. Conheçam eles!

Envelhecer faz parte da vida e é preciso saber como conviver com as várias mudanças que aparecem no corpo com o decorrer do tempo. Mas, quando falamos sobre envelhecer pensamos prontamente nas rugas, nas manchas no rosto, na flacidez dos músculos e muitas vezes nos esquecemos de uma parte do corpo que entrega facilmente a idade: as mãos. Segundo a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do Centro de Dermatologia e Estética (CDE), manchas, rugas e veias saltadas podem aparecer a qualquer momento nas mãos.
De acordo com Cristine, a pele do dorso das mãos é delicada e negligenciada. “Nós temos uma tendência de cuidar muito melhor da pele do rosto do que da pele das mãos, do colo e do pescoço. Mesmo celebridades conhecidas por desafiar o processo de envelhecimento não têm sido bem sucedidas quando o assunto é o envelhecimento das mãos”, explicou.

Ainda segundo a médica, a pele das mãos é muito mais fina do que a que recobre o resto do corpo e está exposta a ventos fortes, à radiação UV, à fumaça de cigarro, ao uso de detergentes e sabões, fatores que contribuem para a desidratação e o envelhecimento acelerado desta região. "O processo biológico feminino de envelhecimento também é um fator contributivo e o fim da produção de estrogênio, durante a menopausa, afeta a produção de colágeno, que dá às mãos uma aparência carnuda. Com o tempo, a quantidade de gordura sob a pele também diminui. Por isso, veias e tendões das mãos ficam visíveis”, disse.

A especialista dá algumas dicas sobre tratamento contra o envelhecimento rápido doas mãos. São elas:
- Filtro solar: Evitar a exposição ao sol forte e passar diariamente um filtro solar com FPS 30 ou mais. O uso de luvas, principalmente aquelas feitas com tecido FPS, ajuda muito também.

- Cremes hidratantes: é preciso usar hidratantes que contenham uréia, lactato de amônio, ácido hialurônico, vitamina C, ácido ascórbico ou silicone. O dermatologista pode recomendar também o uso de um creme com ácido retinóico à noite. O tratamento à base de cremes hidrata, melhora a textura da pele e retarda o envelhecimento das mãos, mas não remove as manchas já existentes;

- Laser para manchas: o tratamento com laser ou luz intensa pulsada é indicado para remover manchas senis e vasos. Ao jogar um calor específico no local, ele se transforma em uma energia que destrói total ou parcialmente as manchas e vasos;

- Peelings químicos: os peelings à base de ácido tricloroacético, retinóico e glicólico removem manchas e melhoram a qualidade do colágeno. O ácido é colocado somente na mancha ou em toda a mão, provocando uma queimadura com crosta, que irá agredir e depois eliminar o pigmento. Este tratamento requer muitos cuidados após a realização, pois a pele fica muito sensível. Ele funciona melhor para pessoas de pele clara. Quem tem pele negra ou morena não deve se submeter a esse tratamento, sob risco de as manchas se agravarem;

- Nitrogênio líquido ou crioterapia: é um elemento químico em forma líquida aplicado na mancha. A aplicação é em forma de spray. O tratamento funciona provocando uma queimadura pelo frio, que tem interação com o pigmento. A queimadura irá provocar descamação e clareamento. O pigmento sai com a crosta e a pele fica lisa. A intensidade da queimadura é proporcional ao tempo de permanência do jato. A recuperação ocorre em cerca de 15 dias. A crioterapia oferece risco de hipopigmentação, principalmente em peles escuras;

- Ácido hialurônico injetável: o ácido hialurônico absorve muita água. Por conta dessa característica, surgiram formulações com ele que, quando injetadas na pele, incrementam a hidratação local e fazem o preenchimento cutâneo na área da mão. O efeito é pele rejuvenescida e mais firme. Para o tratamento dar certo é preciso repetir a aplicação algumas vezes por ano;

- Radiofreqüência: o aparelho com ondas de rádios que atingem as manchas provoca um tipo de queimadura que irá eliminar a mancha. A recuperação ocorre em cerca de 10 dias.

Envelhecimento das Mãos 
Por Ricardo Limongi Fernandes
 
Introdução:
As mãos estão entre as áreas mais importantes do corpo, não apenas pela sua função, responsável em grande parte pela evolução do homem ao longo de milênios, mas como unidade estética de um organismo sujeito ao envelhecimento. Devido ao seu alto grau de exposição às radiações solares e a uma certa negligência daqueles que se preocupam mais com a senescência facial, as mãos se tornam alvo de um processo degenerativo de resultados por vezes desastrosos.
Envelhecimento da pele
O envelhecimento da pele se dá através de dois mecanismos: o primeiro (ou intrínseco), relacionado a fatores genéticos e radicais livres produzidos pelo metabolismo. O segundo, extrínseco ou fotoenvelhecimento, devido à ação dos raios ultravioleta (UV) do sol. Devido à maior facilidade de abordagem terapêutica, o fotoenvelhecimento acaba sendo considerado, na prática, sinônimo de envelhecimento da pele.
Sinais e sintomas
A mão fotoenvelhecida á caracterizada por uma série de alterações, como o adelgaçamento e ressecamento que a conferem uma cor amarelada, a diminuição das secreções glandulares e da pilificação, a redução da elasticidade, a presença de rugas e a acentuação de sulcos pré-existentesFig. 1. Sobrepõem-se a estas alterações inúmeras lesões. As benignas são as melanoses solares (manchas senis), queratoses seborréicas (mais salientes), púrpuras senis (hematomas espontâneos ou fragilidade capilar), leucodermias gutatas (manchas brancas em confete), os mílios colóides (lesões milimétricas no dorso das mãos) e as telangiectasias (vasos dilatados). As queratoses actínicas se apresentam como pequenas lesões com crosta superficial e são consideradas pré-cancerosas. Os tipos de câncer de pele que mais freqüentemente acometem o dorso das mãos são os carcinomas espinocelular e basocelular, geralmente apresentando-se como feridas que não cicatrizam e que crescem progressivamente. Os melanomas são mais raros. São lesões pigmentadas, que se originam espontaneamente ou a partir de nevos (pintas) pré-existentes. O diagnóstico precoce pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu tratamento.



Tratamento:
Quando se fala em tratamento e prevenção do fotoenvelhecimento das mãos, imediatamente pensamos em fotoproteção. Além de se evitar a exposição solar desnecessária, a proteção diária é fundamental. Por ser uma área normalmente desprotegida pelas vestimentas, o uso de filtros solares se faz obrigatório. Existe uma ampla gama de filtros solares de excelente qualidade no mercado, com fatores de proteção solar (FPS) que vão de 15 a 100. Estes filtros apresentam amplo espectro de proteção contra os raios UV e têm cosmética bastante satisfatória, com textura e odor que pouco lembram os antigos “bronzeadores”. Entre os FPS 15 e 100, pouco importa, contanto que a aplicação seja homogênea, a reaplicação freqüente e a quantidade, adequada. É fundamental a escolha do filtro solar adequado ao tipo de pele de cada pessoa. Nesse caso, cabe ao médico dermatologista a individualização do tratamento.
Depois de instalado o quadro de fotoenvelhecimento, diversos tipos de tratamento podem ser realizados, com resultados variáveis. Todos os tratamentos descritos podem apresentar efeitos adversos e contra-indicações, especialmente durante a gestação e amamentação e devem ser prescritos obrigatoriamente pelo médico.
A tretinoína (ácido retinóico ou vitamina A ácida) é, sem dúvida, um dos principais pilares de sustentação do tratamento do fotoenvelhecimento das mãos. Isoladamente, reduz a rugosidade da pele e linhas finas, homogeneíza pigmentação, melhora textura e brilho. Pode ser associado à hidroquinona e ao acetonido de fuocinolona quando o fator despigmentação for fundamental.
A isotretinoína tópica geralmente apresenta menor índice de efeitos colaterais e, também, de sucesso no tratamento do fotoenvelhecimento em relação à tretinoína. A isotretinoína oral, consagrada no tratamento da acne, ainda não apresenta registro para tratamento do fotoenvelhecimento; entretanto, sabemos que pacientes que utilizaram este retinóide para tratamento de acne apresentaram melhora do aspecto cutâneo e de alterações de fotoenvelhecimento em geral.
Os cremes com DMAE prometem o efeito de lifting na pele (firmeza e tônus), principalmente na região da face, em apenas 12 semanas. Podem ser usado nas mãos, com resultados menos evidentes. Podem ser usados paralelamente à tretinoína. O ácido glicólico é um alfahidroxiácido amplamente utilizado no tratamento do fotoenvelhecimento, mas com resultados geralmente inferiores aos da tretinoína. A furfuriladenina é um fator natural de crescimento das plantas, com efeitos antienvelhecimento. A nicotinamida apresenta resultados pobres no tratamento das mãos, mas pode ser útil em situações especiais.
Compostos dermatocosméticos contendo ácido kójico, vitamina C, vitamina E ou retinol podem complementar o tratamento.
As esfoliações químicas (peelings) podem ser realizadas nas mãos. Por mais estranho que possa parecer, as mãos são mais sensíveis ao procedimento do que o rosto. Isto se explica pela alta concentração de glândulas sebáceas da face, que lhe conferem maior resistência. Os peelings superficiais são geralmente realizados utilizando-se tretinoína ou ácido glicólico em altas concentrações, ou a solução de Jessner. Os médios são realizados com ácido tricloroacético, um dos mais fortes ácidos orgânicos da natureza. São interessantes para o tratamento das manchas senis. Os peelings profundos são contra-indicados nas mãos.



As lesões benignas podem ser removidas sob anestesia local, com resultados estéticos excelentes se realizado por profissional cuidadoso. Pode-se tentar tratamento tópico para lesões pré-cancerosas.
O LASER e a luz intensa pulsada podem ser utilizados, especialmente como adjuvante no tratamento de manchas ou isoladamente para o tratamento de telangiectasias. Podem, também, ser úteis na remoção definitiva de pêlos indesejados. São procedimentos pouco dolorosos e de bons resultados. Seu custo, inicialmente proibitivo, tem se tornado bastante razoável nos últimos tempos.
Os cânceres de pele podem, na maioria das vezes, ser tratados com cirurgia sob anestesia local, sem necessidade de internação, com excelente prognóstico e resultados estéticos variáveis.
Os cremes emolientes, especialmente os que contêm uréia a 10% e lactato de amônio a 12%, melhoram a umectação da pele e, conseqüentemente, seu aspecto e vitalidade.
Considerações finais
O envelhecimento das mãos tem hoje uma ampla gama de opções terapêuticas, de custos e resultados variáveis. A fotoproteção é fundamental em qualquer etapa da vida. Os profissionais que trabalham com o cuidado das mãos devem estar atentos a alterações de fotoenvelhecimento de seus clientes, encaminhando os casos pertinentes ao especialista. O dermatologista é o profissional capacitado para diagnóstico e tratamento do envelhecimento das mãos. A arte no tratamento do envelhecimento das mãos consiste na escolha do medicamento correto, suas melhores associações e na adequação às características da pele de cada indivíduo.

Nenhum comentário: