10.17.2011

Verão sem celulite

Beleza
O aparelho CoolSculpiting reduz a gordura localizada e a celulite A estilista Sheila Ribas entende de moda, mas sofre para se livrar de sua "pochete"; não a pequena bolsa com zíper presa à cintura, amarrada com uma cinta; mas sim a gordurinha localizada, e teimosa, visível principalmente em seu abdômen. Como não quer entrar na faca e encarar uma lipoaspiração com cirurgião plástico, vez por outra ela recorre a soluções estéticas. A sua maior esperança agora é um potente aparelho de ultrassom que destrói instantaneamente células de gordura e, de quebra, reduz as marcas de celulite. Essa é apenas uma das novidades em clínicas de estética e dermatologia para deixar a pele mais lisa e rígida, sem aquele aspecto de casca de laranja madura. Técnicas de CoolSculpiting - congelamento da gordura -, Power Shape - explode a celulite - e Massagem a Cinco Mãos, não fazem milagres, mas ajudam bastante.
Foi pensando nisso que, a dois meses do verão, Sheila decidiu experimentar sessões de ultrassom Contour I V3 UltraShape, com a dermatologista Karla Assed, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
- No meu caso, sei que se ficar apenas malhando em academia de ginástica não vai resolver. Essa gordurinha localizada é difícil de eliminar. Mas acredito que, com o ultrassom, ela pelo menos vai diminuir bastante, disfarçando a celulite - diz Sheila.
Mas qual é o segredo desse aparelho? Karla Assed explica que o UltraShape aplica pulsos ultrassônicos (não térmicos) focalizados, ou seja, não é invasivo e atinge diferentes camadas. Assim é possível destruir apenas células de gordura, preservando vasos sanguíneos e nervos nos arredores. As aplicações são associadas a outros tratamentos anticelulite, como, por exemplo, o Thermacool, aparelho de radiofrequência.
- A gordura destruída é eliminada naturalmente pelo organismo, sem deixar resíduos - garante a médica - E a aplicação com ultrassom não produz qualquer lesão, inchaço ou sensação desagradável. Em geral, são necessárias de um a três sessões ou mais, dependendo de cada caso. Dá para perder de 0,5 a 7cm por sessão.
O UltraShape é só um recurso. Outro potente ultrassom é o Power Shape. É uma espécie de seis em uma, uma plataforma completa que associa várias tecnologias com ponteiras específicas para cada situação, diz Julio Cesar Nogueira, dermatologista do W Spa. Ele recomenda uma sessão por semana, com duração média de 30 minutos. E garante que os resultados já aparecem na primeira aplicação, porém a indicação é de 6 a 10 sessões, pois a melhora é gradual.
- Esse aparelho associa uma série de recursos, como a radiofrequência. Ele forma bolhas no tecido e elas vão aumentando até causar explosão das células de gordura. Assim reduz celulite, atenua aparência de cicatrizes e pode ser coadjuvante contra flacidez de face e pescoço - acrescenta.
Se o ultrassom não resolver, pode-se tentar as massagens ou a drenagem linfática. A novidade é a "Massagem a Cinco Mãos", quatro de duas esteticistas ou fisioterapeutas. A outra "mãozinha" é do aparelho Dermapulse (emite luz pulsada), diz Fernanda Menezes Andrade, da Clínica Dicorp.
- A técnica é indicada para reduzir gordura localizada, nódulos de celulite e retenção líquida - comenta Fernanda. - Ela é mais eficaz do que a drenagem linfática manual comum e diminui medidas mais rapidamente, com as combinações de tratamentos. Normalmente iniciamos com dez sessões, cada uma de hora e meia.
Se mesmo assim a celulite resistir, ainda dá para lutar com elas, usando o CoolSculpting, combinação de palavras em inglês para o tratamento que usa frio para neutralizar as células de gordura. Segundo o cirurgião Miguel Sorrentino, o aparelho aplica vácuo para sugar a pele com gordura e ela permanecerá presa entre dois painéis de resfriamento por 40 minutos.
- O CoolScupiting é uma boa indicação para se livrar da gordura que não vai embora com dieta e academia - afirma o médico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ela será absorvida na corrente linfática e levada ao fígado para ser metabolizada e eliminada. Os níveis de gordura no sangue não se alteram e o fígado não sofre. O período mínimo de intervalo entre uma sessão e outra deve ser de dois meses. O número depende de cada caso.
E tem mais. Nenhuma dessas técnicas substitui a lipoaspiração, alerta o cirurgião plástico Victor Sorrentino. Na lipo, o cirurgião consegue remover a quantidade de gordura desejada. Além disso, trata mais de uma região num mesmo procedimento, o que não pode ser feito com o CoolSculpting.
- A proposta desse tratamento é pontual e honesta: tratar gordura localizada, uma vez que até hoje não existe qualquer tratamento para curar a celulite - diz.
Ele está certo. A celulite, que atormenta magrinhas e gordinhas, em várias faixas etárias, é decorrente de uma associação de vários fatores, entre eles genética, má alimentação, desequilíbrio hormonal e vida sedentária. Então não dá para contar apenas com os mais modernos aparelhos dermatológicos. Eles ajudam, mas não fazem milagres, lembram os médicos.
O Globo

Nenhum comentário: