11.21.2011

Tratamento hepático inédito salva bebê na Grã-Bretanha

Fígado

Os médicos injetaram células hepáticas, que passaram a processar as toxinas e produzir proteínas, atuando como um fígado temporário

Com ajuda de 'fígado temporário', bebê é curado de falência hepática aguda Com ajuda de 'fígado temporário', bebê é curado de falência hepática aguda
(Jupiterimages/ Thinkstock)
Médicos britânicos utilizaram uma técnica inédita para curar um bebê de oito meses que sofria de uma grave doença hepática, segundo informou a rede BBC. Para o tratamento, a equipe de especialistas do Hospital King's College, de Londres, injetou no abdome da criança  um conjunto de células que atuou como um fígado temporário. Ou seja, as células faziam o papel do fígado no organismo enquanto o órgão real da criança se recuperava de danos provocados por um vírus.

Saiba mais

INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA AGUDA
Ocorre quando as funções do fígado estão alteradas e quando há dificuldade de metabolizar e sintetizar proteínas. Pode ocorrer por conta de intoxicação por drogas, medicamentos, vírus, doenças metabólicas, hepatite autoimune, entre outras causas.
"Esta é a primeira vez que este tratamento é usado em uma criança com insuficiência hepática aguda", declarou o professor Anil Dhawan, especialista em fígado do hospital. "Há alguns meses, vi esta criança pela primeira vez, tão doente que precisava do suporte de diálise e de um respirador para sobreviver", disse. "Pensamos ter dado a ele uma nova chance de vida e vê-lo agora, seis meses depois, com a função hepática quase normal, é surpreendente", emendou.
Em circunstâncias normais, o menino Iyaad Syed iria para uma fila de transplantes. Agora, a expectativa é que mais casos possam ser curados com a nova técnica ao invés de dependerem das escassas doações de órgãos.
Na nova técnica, os médicos injetaram células hepáticas, que passaram a processar as toxinas e produzir proteínas, atuando como um fígado temporário. Para evitar que fossem destruídas pelo sistema imunológico do menino, as células foram quimicamente tratadas.
O desenvolvimento desta terapia agora depende da realização de testes clínicos. "O princípio desta nova técnica certamente é inovador e pretendemos fazer testes clínicos futuros para ver se este pode se tornar um tratamento padrão tanto para adultos quando para crianças", disse à BBC Andrew Langford, chefe executivo do British Liver Trust, uma organização britânica que atua no apoio a doentes hepáticos. "Infelizmente, alcançamos um ponto de ruptura na nossa lista de transplantes no Reino Unido, onde aproximadamente 100 pessoas morrem ao ano aguardando a disponibilidade do fígado de um doador".
(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário: