2.01.2012

Como simplificar a sua vida





















A falta de tempo é uma das causas de infelicidade nas sociedades contemporâneas, e explica, em certa medida, o aumento de casos de depressão.
Excesso de tecnologia, de informação, de actividades, de objectos… tudo isto poderá contribuir para sermos menos felizes. De acordo com Norbert Scwartz “Quando existem demasiadas exigências em competição sobre o nosso tempo e a nossa atenção, a capacidade para estarmos presentes é diminuída – e, com ela, a nossa capacidade para apreciar a experiência”.

Como pudemos ultrapassar isto e ser mais felizes? De acordo com Tal Ben-Shahar, o segredo está em simplificar a nossa vida. Para saber por onde começar, deixo-lhe aqui 33 sugestões para simplificar a sua vida.

1 – Registe o seu tempo – Durante 2 ou 3 dias registe todas as actividades que realiza e o tempo que despende em cada uma delas. De seguida avalie os seus gastos de tempo, e distinga as actividades prioritárias, das inúteis. A partir daqui, redesenhe o seu dia, concentrando-se no que é mais importante, e eliminando o que só lhe faz perder tempo.

2 – Estabeleça prioridades - Elabore uma lista com as 5 coisas mais importantes da sua vida e que você gosta mais de fazer (pode ser passar tempo com a família, escrever, meditar, etc.). Tente incluir estas actividades no seu dia-a-dia, pois são as suas prioridades e o que o faz feliz. O facto de realizar estas actividades dar-lhe-á energia para realizar outras menos prazerosas.

3 - Faça da simplificação um projecto – Defina o seu objectivo principal (que é simplificar a sua vida) e divida-o em objectivos específicos, de menor dimensão, que poderão incluir pequenas tarefas que possa realizar todos os dias (Ex.: objectivo específico - reorganizar a cozinha; tarefa de 2.ª feira - organizar 2 gavetas da cozinha).

4 - Dê um passo de cada vez – Organize hoje 1 gaveta, amanhã uma estante… Em vez de executar múltiplas tarefas, concentre-se numa de cada vez até a terminar. O sucesso alcançado em cada tarefa concretizada, será uma fonte de motivação para alcançar os seus objectivos.

5 – Utilize uma agenda – Encontre ou faça uma agenda à sua medida. Planear as suas actividades no dia-a-dia, é fundamental para cumprir as tarefas que realmente deseja.

6 – Agende tempo para as actividades que lhe dão prazer – Inclua na sua agenda tempo para o que mais importa. Por vezes, quando não se anota, acaba por fazer-se tudo o que nos dá menos prazer e ficamos sem tempo para o que nos faz feliz.

Por exemplo, se não anota tempo para se dedicar exclusivamente aos seus filhos, tenderá a estar com eles enquanto realiza outras tarefas, o que poderá fazer com que os momentos que passa com eles o deixem mais tenso e stressado (pois é impossível dar total atenção a várias coisas em simultâneo).

7 – Agende tempo diário para estar consigo mesmo – Muito importante para repor as suas energias. Nesse tempo realize algo que lhe dê prazer (ler um bom livro, fazer exercício…) ou simplesmente fique de olhos fechados no silêncio e descanse do stress diário.

8 – Evite compromissos que só faz por obrigação – Estou a falar daquelas actividades que lhe roubam tempo para o que mais gosta, e a que você não dá muito valor. Será que é tão importante beber um copo ao fim do dia com os colegas de trabalho? Está farto de administrar o seu condomínio há anos? Comunique a sua decisão educadamente, mas livre-se disso.

9 - Reduza o excesso de consumo dos média ou de actividades que não acrescentam qualquer valor – Ver televisão, ir à Internet, ler revistas cor-de-rosa (ou não) poderá ser relaxante, mas não caia no exagero de passar todo o seu tempo livre preso aos mesmos. Existem pessoas tão viciadas nestas actividades, que não dedicam tempo à sua família ou ao seu crescimento pessoal.

Há também quem perca imenso tempo a analisar a vida de outras pessoas através dos media e que não se ocupa em melhorar a sua própria vida. Para além disso, o excesso de informação sobre consumo fá-lo-á perder mais tempo, uma vez que dificulta a tomada de decisões.

10 – Evite as chamadas desnecessárias no seu telemóvel – Não dê o seu número a toda a gente e, fora do horário de trabalho, deixe clara a mensagem de que só o devem incomodar em situação de emergência. Pondere igualmente se todas as chamadas que faz são mesmo necessárias.

11 – Estabeleça limites – Isto implica limitar o tempo que dedica a coisas que faz regularmente como: ver televisão, falar ao telemóvel, consultar o e-mail, realizar tarefas diárias, etc.

12 – Não perca demasiado tempo com o e-mail – Leia-o somente 2 vezes ao dia e apague de imediato as mensagens que não lhe interessam. Poderá guardar aquelas que ainda lhe são úteis numa pasta para o efeito, mas esvazie a caixa de entrada. Descadastre-se de e-mails, newsletters, RSS’s, etc. que não lhe acrescentam qualquer valor. Peça às pessoas para pararem de enviar piadas ou correntes de e-mails.

13 – Simplifique o método “to do list” – Reduza a sua lista de tarefas, a 10 por semana, no máximo. Se forem tarefas de maior dimensão, reduza-as a 3 ou 5 por semana. A forma de simplificar esta lista é eliminando algumas tarefas ou delegando-as em alguém. Psicologicamente, é preferível ter 3 tarefas e cumpri-las, do que ter 20 e não cumprir metade.

14 – Livre-se do excesso de objectos – Acabe com a tralha lá por casa e reserve alguns minutos por dia a manter tudo em ordem.

15 – Traga um saquinho para o lixo, no seu carro – Ao invés de entupir os compartimentos das portas com papéis, plásticos e afins, tenha à mão um saquinho para eliminar o lixo logo no fim de cada viagem.

16 – Mantenha os seus papéis organizados – Separe a documentação recorrendo a dossiers, a tabuleiros de secretária empilháveis, etc. Dedique 1 dia por mês a organizar a documentação e deite fora o que estiver a mais.

17 – Mantenha os seus documentos digitais organizados - Crie pastas e sub-pastas para classificar a documentação, evitando guardar documentos ou programas que sabe à partida que não volta a utilizar.

18 – Tenha um sítio certo para cada objecto - Esta é a forma mais rápida de localizar as coisas facilmente e de manter os espaços arrumados. Se necessário adquira organizadores, coloque rótulos, etc. – o importante é que em casa todos percebam o que deve ser guardado em cada local.

19 – Não compre por impulso – Para além de contribuir para o excesso de objectos, corre o risco de gastar dinheiro onde não devia.

20 – Controle as suas finanças – Elabore um orçamento, e mantenha um registo das suas entradas e saídas de dinheiro. Isto permitir-lhe-á viver com menos stress, sabendo exactamente até onde poderá gastar, racionalizando a utilização do seu dinheiro.

21 – Evite o excesso de empréstimos e de contas bancárias – Evite o excesso de contas bancárias (que multiplicarão as despesas de manutenção, e tornarão mais difícil a sua gestão), bem como contrair demasiados empréstimos (se lhe convier, consolide as suas dívidas numa só).

22 – Poupe tempo nas compras - Faça uma lista de compras mensal e vá a horas de menor movimento às compras. Tente comprar tudo no mesmo espaço comercial.

23 – Planeie uma ementa – Deste modo terá à mão tudo o que necessita. Planeie ementas simples e saudáveis – as receitas mais complexas devem ser deixadas para dias em que tenha mais tempo livre. Opte por ementas mensais, para poder incluir os ingredientes que necessita na sua lista de compras mensal e evitar andar sempre a correr para o hipermercado.

24 – Prepare previamente o que irá necessitar no dia seguinte – Isto inclui a roupa, comida para o trabalho, a mochila dos miúdos… Acredite que as suas manhãs serão bem mais calmas.

25 – Arranje ajuda para as tarefas domésticas - Partilhe responsabilidades ou pondere a ajuda de um profissional.

26 – Delegue tarefas no trabalho – Você não tem que fazer tudo. Pode até perder tempo a explicar a tarefa, mas acaba por ficar com disponibilidade para realizar actividades que considera mais relevantes e que dependem exclusivamente de si.

27 - Aprenda a dizer não – Pondere os prós e os contra e quando não lhe é possível ou não lhe convém realizar alguma coisa, seja claro e diga não. Se possível sugira uma solução, mas não pode estar sempre a ceder, pois este poderá ser um dos principais ladrões de tempo.

28 - Mantenha a sua lista de contactos, aniversários e telefones em ordem e actualizada – Isto fará com que não se esqueça de aniversários e permitirá localizar rapidamente a informação.

29 – Compre presentes ao longo do ano – Tendo em mente o registo anterior dos aniversários, vá comprando os presentes ao longo do ano. Com esta técnica poderá aproveitar as melhoras oportunidades e evitará correrias, como as da época natalícia.

30 – Planeie os dias festivos antecipadamente – Porque fazer tudo à última hora, é um enorme factor de stress e poderá contribuir para que esteja tão cansado que não consiga apreciar estas ocasiões em família.

31 – Aprenda sobre o que pode simplicar a sua vida – Leia dicas na Internet, em livros ou revistas, acompanhe blogs especializados neste assunto (ver as sugestões e evolução de outras pessoas poderá motivá-lo igualmente a avançar).

32 – Aponte as suas boas ideias – Traga consigo um caderninho ou bloco de notas, para apontar as suas boas ideias. Se não o fizer na hora, poderá esquecer-se e é uma pena não aproveitá-las na simplificação da sua vida.
33 – Evite o perfeccionismo - Esqueça a ideia de se tornar perfeito. Querer ser sempre o melhor ou ter o melhor, fá-lo por vezes perder tanto tempo em detalhes, que acaba por não ter tempo para apreciar a experiência e ser feliz com ela.

««»»
Poderá pensar que todas estas dicas lhe darão muito trabalho. Não terá de concretizar todas, nem todas em simultâneo. Acredite, com o tempo colherá os seus frutos: o tempo necessário para ser feliz, junto das pessoas mais importantes da sua vida. Vale a pena!

Foto: Galp Energia
Retirado do Blog A Fecidade é o Caminho

Nenhum comentário: