1.31.2012

SOS: COMO CUIDAR DOS CABELOS

Como cuidar dos cabelos finos

Cabelos finos? Especialistas dão dicas de como cuidar deste tipo de cabelo. Confira!

Cabelos finos e delicados sempre serão alvos de reclamações nos salões de beleza. Como cuidar bem das madeixas e ficar com o cabelo dos sonhos, mesmo tendo fios finos, é uma pergunta frequente ouvida pelos cabelereiros. Artistas como a apresentadora Xuxa e a atriz americana Katie Holmes são exemplos de mulheres com cabelos finos que recorrem a cortes curtos para evitar a aparência frágil.
Para cuidar bem e proteger os fios dos cabelos é necessário seguir algumas dicas. Para você aprender a cuidar melhor dos seus fios finos, os hair stylists Roberto e Maurício Martins, do MR Martin Coiffeur, no Rio de Janeiro, tiram algumas dúvidas.
Qual o tipo de xampu que as pessoas com cabelos finos têm que usar?
Sugiro o uso de xampu sem sal e com ph bem baixo, que sejam nutritivos e fortaleçam os cabelos! O ph do cabelo varia de 0 a 14.
Qual o tipo de condicionador?
No mercado é possível encontrar condicionadores próprios para cabelos finos.
Quais os tratamentos ideais para este tipo de cabelo?
Hidratações, nutrições ou qualquer tratamento que fortaleça os fios. É fundamental evitar químicas de clareamento e realinhamento dos fios!
Qual a periodicidade ideal do corte de cabelo e como ele pode ajudar?
Depende muito do crescimento dos fios de cada pessoa, se você tem um crescimento rápido, uma vez ao mês, se não, de dois em dois meses. Cortar o cabelo ajuda no fortalecimento e remove as pontas bifurcadas, evitando a perda de nutrientes essenciais para a saúde dos fios.
Pode lavar todos os dias?
Todos os tipos de cabelos devem evitar a lavagem diária, mesmo os oleosos. Neste caso, devem fazer uso de produtos próprios, que equilibrem a área do couro cabeludo.
Quantas vezes por dia é possível escovar os cabelos finos?
Quem tem fios finos pode e deve escovar quantas vezes quiser. A escovação ajuda, até mesmo, na circulação periférica do couro cabeludo e isso estimula o crescimento e fortalecimento dos fios.

PROTEÍNAS PROTEGEM OS CABELOS NO VERÃO

Proteínas protegem os cabelos no verão
Produtos que contenham proteínas são alternativas para ter um cabelo bonito.

Escolher o xampu e o condicionador correto para cada tipo de cabelo não é fácil. No calor, a tarefa é ainda mais complicada, já que as altas temperaturas podem danificar os fios e, até mesmo, o couro cabeludo. Mas, verão e cabelos bonitos? Esta combinação é possível? A resposta é sim. Aliadas a produtos indicados, as proteínas são importantes na composição de qualquer produto capilar e para qualquer tipo de cabelo.
10 dicas para você não passar o verão de cabelo em pé
Estudos científicos divulgados recentemente comprovam que as proteínas formam um filme que evita a perda de água, impedindo a desidratação capilar. Ainda segundo esses estudos, estas proteínas podem ser extraídas de fontes vegetais como trigo, arroz, seda, soja e outros cereais.
Segundo especialistas, para cuidar das madeixas é fundamental conhecer cada tipo de cabelo, já que cada um tem uma característica que precisa de cuidados específicos. Os xampus, por exemplo, são importantes na manutenção de proteínas que fazem com que os fios cresçam naturalmente. Saber quais são os principais componentes do produto que será utilizado também é fundamental, mas como escolher o produto certo?
Errar na escolha do produto pode danificar o cabelo causando ressecamento no caso da aquisição de um xampu errado. O couro cabeludo também pode sofrer com a escolha equivocada. De acordo com Mika Yamaguchi, Farmacêutica e Consultora Técnica da Biotec Dermocosméticos, os cabelos possuem uma estrutura com cargas negativa e positiva. O xampu possui somente carga negativa (aniônica), que tem como principal função a limpeza. Já o condicionador possui carga positiva (catiônica) que, além de fechar a cutícula dos fios, desembaraça os cabelos e repõe a camada lipídica, removida pelo xampu, neutralizando as cargas dos cabelos. Ela explica, ainda, que caso contrário, se uma carga for maior que a outra, os cabelos também poderão ressecar.
“Por isso, além de todo processo de limpeza e hidratação que o xampu e condicionador fazem, é importante utilizar os dois produtos para equilibrar as cargas. Sempre primeiro o xampu e depois o condicionador, nunca os dois juntos”, esclarece a farmacêutica.

COMO PROTEGER OS FIOS DO CABELO

Como proteger os fios do cabelo
Cuidar das madeixas pode ser mais simples do que imagina-se. Conheça os produtos que são ótimos aliados nesta luta diária.

Proteger os fios do cabelo da ação do sol, dar mais volume, tirar o volume, modelar os cachos, diminuir os cachos e, ainda, deixar a cabeleira sempre penteada e com brilho não é uma tarefa nada fácil. Atualmente, com a ajuda da tecnologia, muitos tratamentos estão ajudando, e muito, quem quer ter um cabelo bonito. Mas, para quem não tem nem tempo nem dinheiro para ir constantemente ao salão de beleza, saber quais produtos comprar é uma boa saída. Afinal, os shampoos e condicionadores, por melhores que sejam, não podem fazer todo o trabalho.
Nesta batalha diária pela beleza capilar há algumas armas que podem e devem ser usadas. São elas:
Leave-in: este produto desembaraça, hidrata, dá volume, define os cachos, doma o efeito frizz e, ainda, modela o cabelo. Há no mercado uma variedade. Mesmo que não dê para ir ao salão sempre, pergunte ao seu cabelereiro qual o melhor produto.
Creme de pentear: além de pentear, o creme tem o poder de desembaraçar os fios. Quanto mais fácil um cabelo for de pentear, melhor, não é mesmo?
Protetor térmico: para quem usa e abusa dos secadores de cabelo, o protetor é uma excelente aquisição. Ele não permite que o calor do secador danifique os fios. Ele ainda serve como um facilitador para o uso da chapinha. Com o protetor, a prancha desliza com mais facilidade.
Reparador de pontas: para quem pinta ou faz alisamento nos fios, o uso do reparador de pontas é fundamental. Este produto permite que o fio fique mais brilhante. O melhor é que pode ser usado em qualquer tipo de cabelo. Mas, atenção! Caso ele seja usado em grande quantidade o cabelo pode ficar oleoso.
Pomada: muito usada em cabelos curtos, elas ajudam a modelar as madeixas. Deve ser aplicada após a secagem do cabelo.
Mousse: há quem reclame do grande volume dos cabelos. Mas, há o outro grupo que quer mais volume. Para este grupo, o mousse é uma ótima dica. O uso deste produto realça os fios após a secagem com secador. Também pode ser usado em cabelos úmidos.
Pó: bom para quem tem cabelos oleosos, pois dão um aspecto mais opaco aos fios. O pó ajuda a domar os fios mais rebeldes.

10 DICAS PARA TER CABELOS COM BRILHO

10 dicas para ter cabelos com brilho
Tudo o que você precisa fazer para desfilar com as suas madeixas sem medo!

Ter cabelo bonito é praticamente um passo à frente na hora de chamar atenção. Mais do que uma moldura para o rosto, as madeixas representam ganho de autoestima e segurança para a maioria das mulheres. Já que é assim, confira 10 dicas para deixar o seu cabelo brilhoso.
1 – Independentemente do seu tipo de cabelo, pelo menos, de 15 em 15 dias, você deve fazer uma hidratação. Se a grana estiver curta, opte por receitas caseiras e baratas.
2 – Se você usa secador quando lava os fios, a melhor saída é protegê-los. Passe um óleo reparador nas pontas e um protetor de calor.
3 – Para deixar os fios como um espelho, misture uma ampola de vitamina A ao creme de massagem.
4 – Escolha o xampu de acordo com a raiz do cabelo, para que o couro cabeludo não fique oleoso e o restante dos fios opacos e sem vida.
5 – Não exagere nos cremes para pentear. Nas primeiras vezes, pode até ser que eles deixem os cabelos mais sedosos. Porém, com o passar do tempo, os fios ficam enfraquecidos e sem vida.
6 – Use protetor solar nos cabelos, só assim os raios UV não ressecarão as madeixas.
7 – Coma alimentos ricos em magnésio, sódio, cálcio, potássio e zinco, nutrientes que agem diretamente na saúde e beleza dos fios.
8 – Lave a cabeça com água morna ou gelada. Além de evitar a caspa, você garante a resistência e o brilho.
9 – Não exagere nas dietas. Quando o nosso organismo está com falta de algum nutriente, logo os nossos cabelos se ressentem e perdem resistência e vitalidade.
10 – Se você tinge os fios, alie esta técnica a outros tipos de tratamento que revitalizam e hidratam.

CABELOS EM QUEDA? O PROBLEMA PODE SER A SUA SAÚDE

Cabelos em queda? O problema pode ser a sua saúde
Não espere para ver se a queda de cabelos vai diminuir naturalmente. Procure um médico antes.
Não são só as folhas da árvore de caem. Os cabelos também. Mas, segundo os dermatologistas especialistas em medicina capilar (tricologia), esse é um processo natural, relacionado às mudanças climáticas que ocorrem com a mudança das estações e acabam modificando o ciclo dos cabelos.
Na verdade, não há como prevenir a queda de cabelo que se acentua a cada mudança de estação. O processo depende de fatores climáticos que interferem no ritmo de produção e secreção dos hormônios de cada ser humano e também na forma como as estruturas que originam os cabelos (folículos pilosos) se comportam.
Quando se fala de uma queda normal de cabelos, uma mulher perde, em média, de 50 a 120 fios por dia, mas, geralmente, a reposição capilar ocorre naturalmente. O problema é quando essa queda começa a ser motivo de preocupação, incômodo ou motivo da diminuição do volume de cabelo ou falha no couro cabeludo.
Dermatologistas acrescentam que a queda capilar não se limita a fatores genéticos ou a quadros de estresse. Problemas de saúde como a deficiência de ferro, desnutrição, tireóide, sífilis e até mesmo câncer, também são algumas das causas da queda. Por isso, é preciso procurar um dermatologista logo que perceber que a queda está fora do normal.
Uma investigação mais profunda feita com a ajuda de um médico pode ajudar, e muito, na descoberta dessas possíveis causas, eliminá-las. Mesmo os casos de calvície podem ser revertidos caso não tenha havido destruição ou atrofia completa dos folículos que dão origem aos cabelos. Quando a causa é o estresse físico ou psíquico, a recuperação é ainda mais fácil.
Quedas hormonais, provocadas por doenças ou com alterações na saúde do couro cabeludo, são mais difíceis de recuperar, mas, para tudo existe um tratamento. Por esse motivo, os especialistas insistem em dizer: quanto antes o problema for tratado, melhor.

O QUE FAZER NA HORA DA HIDRATAÇÃO?
S.O.S Cabelo: O que fazer na hora da hidratação?
Descubra as maiores mentiras que cercam este assunto!

Não importa o tamanho ou o tipo do seu cabelo. A hidratação é sempre muito bem vinda. Mas, quando o assunto é este, muitas pessoas não sabem o que fazer. Ir ao salão ou se aventurar em casa mesmo? Misturar os cremes é a melhor opção? Tire todas as suas dúvidas agora.

A hidratação só funciona com o uso da toca térmica?
A toca térmica é uma opção e não uma regra. O calor ajuda a abrir as escamas do cabelo para a melhor penetração do produto nos fios. Porém, já existem no mercado diversas opções que dispensam o uso da toca. Eles trazem em suas fórmulas outros ativadores para a melhor absorção do creme.

Misturar cremes de diferentes marcas traz um resultado melhor?
Isso não é nem um pouco recomendado, pois cada cosmético foi elaborado com uma combinação equilibrada de substâncias que proporcionam um determinado resultado. O que pode acontecer é uma incompatibilidade entre essas substâncias, causando uma reação química que traz mais danos do que benefícios.

Deixar o produto por mais tempo que o indicado potencializa a hidratação?
Cada produto tem o seu próprio tempo de ação. O rótulo é mais que uma simples ilustração, acredite! Seguir as suas instruções é primordial para alcançar os resultados prometidos.

Para que o cabelo fique macio por mais tempo, eu não devo tirar o produto completamente?
Muito pelo contrário. Deixar o cabelo com produto que não foi feito para isso pode ressecar os fios e estragar de vez o seu cabelo. O melhor que você tem a fazer é lavar bem e passar um leave-in para dar mais brilho.

Diluir a ampola de Vitamina A no creme faz com que o cabelo fique mais sedoso e brilhoso?
Por mais que não faça mal e não traga prejuízos aos fios, não há a necessidade de misturar a vitamina A ao creme. Já que você faz questão deste nutriente na sua máscara, compre um produto que o tenha em sua fórmula. É bem mais prático e seguro!

10 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O SEU CABELO

10 coisas que você deve saber sobre o seu cabelo
Tome nota e dê mais vida e brilho aos fios!


Ele é muito mais do que a moldura do nosso rosto. Os cabelos são, hoje, uma das maiores preocupações, não só das mulheres, mas também dos homens, quando o assunto é o visual. Por isso, tome nota e veja quais são as 10 coisas que você deve saber obre suas madeixas.

1 – Apare as pontas pelo menos uma vez por mês. Isso ajuda não só a manter o corte, mas também a evitar que a química estrague os fios.

2 – O seu cabelo também precisa ser protegido do Sol. Use chapéu sempre que puder.

3 – Não exagere na quantidade. Leia o “Modo de usar” de cada produto e respeite as instruções.

4 – Não exagere também na variedade de produtos. Um cabelo precisa de, no máximo: xampu, condicionador, mousse ou silicone ou creme para pentear e protetor térmico após a escova.

5 – Uma vez por semana, deixe o seu cabelo respirar. Não passe nada e, se puder, nem o lave.

6 – Faça hidratação pelo menos duas vezes por mês, seja qual for o tipo do seu cabelo.

7 – Sempre que lavar a cabeça, massageie o couro cabeludo. Além de estimular os fios, você ganha uma sessão de relaxamento.

8 – Aproveite que a moda está bem diversificada e aposte na naturalidade dos seus cabelos. Deixe os seus cachos respirarem e dê um tempo na chapinha e na escova. Opte pelo visual diferente só nas ocasiões especiais.

9 – Quando o assunto é a tintura, aposte nas versões sem amônia. Estes produtos inovadores já chegaram ao mercado brasileiro.

10 – Quem entende de cabelo é cabeleireiro. Por isso, nada de escolher uma química e achar que o seu cabelo vai mudar. Peça indicação a um profissional de verdade.

Fonte: Sua Dieta

28/01/2012

Tira-dúvidas: como fazer o cabelo crescer mais rápido?

A rapidez do crescimento depende da saúde dos fios: cabelo saudável e forte chega a ter de 1 a 1,5 cm a mais por mês. E para ter fios saudáveis é preciso seguir algumas recomendações.

Segundo a dermatologista Isabel Martines, o item mais importante e tudo é a alimentação, que tem que ser balanceada e cheia de nutrientes como ferro, vitamina A, aminoácidos, sais minerais e outras vitaminas. “Coma carnes mais saudáveis, verduras, frutas e cereais”, recomenda.

Alguns também podem ajudar no crescimento dos fios, como xampus fortificantes feitos de tutano, queratina, Jaborandi, Ginkgo Biloba, Cafeína, Uréia e vitaminas. Além disso, é importante tomar alguns cuidados, como não tomar banho muito quente, não dormir de cabelo molhado, pentear e desembaraçar e cortar de vez em quando. “O cuidado com a raiz é o mais importante, é ali que o cabelo irá se desenvolver e crescer mais forte”, diz Isabel.
Alguns produtos indicados para ajudar no crescimento:

Tendência: os penteados que bombaram no SPFW!

A semana de moda de inverno 2012 em São Paulo, mostrou que a moda está num momento minimalista, chic e bem retrô. A maioria dos penteados vistos nas passarelas eram mais clássicos, femininos, e até bem simples. Para te deixar por dentro do que vai estar em alta na estação, fizemos uma galeria com o melhor do SPFW! Aproveite para elejer a sua tendência preferida.

Produtos: máscaras de tratamento para todos os tipos de cabelo!

A máscara de tratamento substituiu o tratamento do salão e faz verdadeiros milagres para quem quer hidratar os fios em casa. Mas não adianta nada se ela não for indicada para o seu tipo de fio! Para acertar na escolha, selecionamos algumas das melhores máscaras de tratamento para cada tipo de cabelo:
Cabelos lisos e/ou finos:
A máscara de tratamento para cabelos lisos e finos não pode ser pesada e muito menos oleosa. Para quem tem fios alisados, o desejo é a hidratação sem frizz. Para quem tem cabelos naturalmente lisos, a ideia é manter o brilho e leveza, sem grudar. Use 3 vezes por semana durante 8 minutos no banho e pronto!

Kérastase Nutritive Óil Relax Masque –.
Pantene Liso Extremo Máscara de Tratamento –.
Para cabelos crespos, cacheados e/ou com frizz:
Os cabelos crespos precisam de hidratação e disciplina para que os cachos fiquem definidos e no lugar. A dica é comprar máscaras que ajudem a reduzir o frizz e não deixem os fios sem o formato original. Lembre também de sempre enxaguar bem o produto, nada de deixar o cabelo pesado!
 
L’oreal Professionel Liss Ultime – 
L’oreal Professionel Nutri-Control Force Relax
Para cabelos tingidos e/ou danificados por química:
São os que mais precisam de cuidados. De 3 a 5 vezes por semana, invista em hidratação, óleos, máscaras e leave-in. A máscara de tratamento para cabelos tingidos ou com química tem que ser forte e concentrada, podendo existir também especialmente para cada cor ou tratamento.

Avril Lavigne pinta as pontas do cabelo de rosa e azul!

Desde o meio do ano passado, não vemos Avril Lavigne aparecer com mechas coloridas no cabelo, como ela gosta de usar e já fez várias vezes! Mas, parece que a cantora decidiu por fim aos fios totalmente loiros.

Isso porque o maquiador de Avril, Gabriel Panduro, tuitou uma foto do novo visual dela, com as pontas do cabelo rosa e azul! A mudança combinou muito com a cantora e deixou ela ainda mais linda, vocês não acham?

E aí, o que acharam da novidade?

Passo a passo: como fazer um cabelo frisado

Cabelo frisado foi uma verdadeira febre nos anos 80 e, com a volta dos cabelos volumosos, estão voltando a cena. Só que na versão 2012, eles aparecem mais suaves e delicados. O volume típido desse penteado é bem legal para aquele dia em que você quer sair diferente — você pode usá-lo nos fios soltos ou como base para um outro penteado. Empogou? Veja como fazer.
Você vai precisar de:
- chapinha
- spray fixador sem brilho
- grampos “invisíveis” (sem aquela ponta “gordinha”)
- piranhas ou presilhas para dividir os cabelos
- escova tipo raquete

1 – Seu cabelo deve estar limpo e escovado.
2 – Prenda o cabelo por partes: comece com a parte de baixo.

3 – Separe seu arsenal de grampos invisíveis.
4 – Abra as hastes do grampo e selecione uma mecha.

5 – Passe a mecha entre as duas astes, fazendo um zigue-zague.
6 – Adicione spray.

7 – Segurando a ponta e tomando muito cuidado, passe a chapinha sobre a mecha.
8 – Repita a operação até completar a cabeça.

9 – Aguarde 20 minutos para esfriar e retire os grampos.
10 – Com a ajuda de uma escova raquete, penteie para soltar o frisado. Se quiser deixar o frisado mais definido, passe a escova bem de leve. Se quiser os fios mais volumosos, penteie bem os fios.
Faça um look com seu estilo e aproveite o dia de cabelo diferente!

Nenhum comentário: