2.02.2012

A versão moderna e antiga dos 7 pecados capitais

Todo mundo comete transgressões - e não é de hoje. Na Idade Média, a Igreja fez uma lista dos vícios condenáveis. "Para refrear os impulsos dos fiéis", explica o psicólogo Waldemar Magaldi, autor do livro Dinheiro, Saúde e Sagrado (Edicta). Para a psicologia moderna, a questão é mais prática do que metafísica: temos instintos e nem sempre correspondemos aos padrões sociais. "Só quem atravessa um conflito amadurece", diz Vera Saldanha, presidente da Associação Luso-Brasileira de Psicologia Transpessoal. O desafio é aprender com isso.
Texto Marcia Kèdouk / Fotos Nana Moraes A versão moderna dos 7 pecados capitais: ira

Ira!

Você torce para que seu ex fique impotente.
A ira é o instinto de resposta a um ataque: seu sistema nervoso central fica mobilizado para uma reação. O aumento da frequência cardíaca e respiratória prepara o corpo. E a pupila se dilata, não para que você enxergue melhor, mas como sinal de enfrentamento.
A REMISSÃO: Se você costuma ser guiada pela ira, "busca sempre a justiça e é exigente", diz o psicólogo Luís Carlos Garcia, de São Paulo. Portanto, não deve refrear esse impulso, não. "A raiva reprimida nos impede de lutar pelo que queremos", observa Vera. Mas não precisa agir como se fosse ameaçada sempre.

Os 7 Pecados (Vikipédia)

A Gula

Gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida ou intoxicantes.
Segundo tal visão, esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça. Ela seria controlada pelo uso da virtude da temperança. Do latim gula

A Avareza

É o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando Deus em segundo plano. É considerado o pecado mais tolo por se firmar em possibilidades.
Na concepção cristã, a avareza é considerada um dos sete pecados capitais, pois o avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus. Neste sentido, o pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse deus.
Avareza, no cristianismo, é sinônimo de ganância, ou seja, é a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. Mais caracteristicamente é um desejo descontrolado, uma cobiça de bens materiais e dinheiro, ganância. Mas existe também avareza por informação ou por indivíduos, por exemplo. Do latim avaritia

A Luxúria

A luxúria (do latim luxuriae) é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material. Também pode ser entendido em seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões”.
Consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade. Do latim luxuria

A Ira

A Ira é o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança. É um sentimento mental que conflita o agente causador da ira e o irado.
A ira torna a pessoa furiosa e descontrolada com o desejo de destruir aquilo que provocou sua ira, que é algo que provoca a pessoa. Segundo a Igreja Católica, a ira não atenta apenas contra os outros, mas pode voltar-se contra aquele que deixa o ódio plantar sementes em seu coração. Seguindo esta linha de raciocínio, o castigo e a execução do causador pertencem a Deus. Do latim ira

 A Inveja

A inveja é considerada pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual.
É o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. O invejoso ignora tudo o que é e possui para cobiçar o que é do próximo.
A inveja é freqüentemente confundida com o pecado capital da Avareza, um desejo por riqueza material, a qual pode ou não pertencer a outros. A inveja na forma de ciúme é proibida nos Dez Mandamentos da Bíblia. Do latim invidia, que quer dizer olhar com malícia.

A Preguiça

A Igreja Católica apresenta a preguiça como um dos sete pecados capitais, caracterizado pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada. Aversão ao trabalho, frequentemente associada ao ócio, vadiagem. Do latim prigritia

 A Soberba ou Vaidade

A soberba é associada à orgulho excessivo, arrogância e vaidade.
Em paralelo, segundo o filósofo Tomás de Aquino, a soberba era um pecado tão grandioso que era fora de série, devendo ser tratado em separado do resto e merecendo uma atenção especial. Aquino tratava em separado a questão da vaidade, como sendo também um pecado, mas a Igreja Católica decidiu unir a vaidade à soberba, acreditando que neles havia um mesmo componente de vanglória, devendo ser então estudados e tratados conjuntamente. Do latim superbia, vanitas

Segundo Evágrio do Ponto ou Evagrius Ponticus (em latim) ou Εὐάγριος ὁ Ποντικός (em grego)

De acordo com o livro Sacred Origins of Profound Things (Origens Sagradas de Coisas Profundas), de Charles Panati, a teóloga Beatrice G. e o monge grego Fernando T. (345399) teria escrito uma lista de oito crimes (culpas) e "paixões" humanas, em ordem crescente de importância (ou gravidade):
  1. Gula (desequilíbrio da alimentação)
  2. Avareza (ganância, desequilíbrio do ter)
  3. Luxúria (desequilíbrio do prazer que o luxo trás, normalmente ligado ao sexo)
  4. Ira (desequilíbrio da emoção)
  5. Melancolia (depressão, desequilíbrio da autoestima para baixo)
  6. Preguiça (desequilíbrio do descanso)
  7. Orgulho (desequilíbrio da autoestima para cima)
  8. Vanglória (vaidade, desequilíbrio da humildade)
Para do Ponto os pecados tornavam-se piores à medida que tornassem a pessoa mais egocêntrica, com o orgulho ou soberba sendo o supra-sumo dessa fixação do ser humano em relação a si mesmo. Isso o fasta do espírito que é sua origem em Deus.

Segundo Papa Gregório I

No final do século VI o Papa Gregório I reduziu a lista a sete itens, juntando "vaidade" e "orgulho" (ou "soberba") e trocando "acídia" e "melancolia" por "inveja". Para fazer sua própria hierarquia, o pontífice colocou em ordem decrescente os pecados que mais ofendiam ao amor:
  1. Orgulho;
  2. Inveja;
  3. Ira;
  4. Indolência;
  5. Avareza
  6. Gula;
  7. Luxúria;
 Atualmente aceita-se a seguinte lista dos sete pecados capitais:
Os pecados são diretamente opostos às Sete Virtudes, que pregam o exato oposto dos Sete Pecados capitais inclusive servindo como salvação aos pecadores.

Comparação com os demônios

Em 1589, Peter Binsfeld comparou cada um dos pecados capitais com seus respectivos demônios seguindo os significados mais usados. De acordo com Binsfeld's Classification of Demons, esta comparação segue o esquema:

Mídia

A novela da Rede Globo, Sete Pecados, tinha como tema a obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri, numa versão modernizada. Na novela, a personagem Beatriz, interpretada por Priscila Fantin, precisava fazer com que Dante (Reynaldo Gianecchini) cometesse os sete pecados para conseguir seu amor.
Na série de televisão Supernatural, da Warner Bros., no primeiro episódio da terceira temporada, os irmãos Dean Winchester (Jensen Ackles) e Sam Winchester (Jared Padalecki) precisam enfrentar os demônios que escaparam do inferno, e os primeiros que eles enfrentam são os sete pecados.
O canal "The History Channel", possui uma série que comenta exclusivamente sobre o assunto. Chamada "Sete Pecados Capitais", cada episódio retrata um pecado e suas características.
No anime Fullmetal Alchemist, Edward Elric e Alphonse Elric entram em combate com seres artificiais, denominados Homúnculos, em que cada um deles levava o nome dos sete pecados capitais, segundo Peter Binsfeld
Outra anime que recebe o nome de três Pecados Capitais é o Katekyo Hitman Reborn!, que contém Belphegor (Preguiça), Leviathan (Inveja) e Viper que prefere ser chamado de Mammon por só se interessar por dinheiro.
Em Umineko no Naku Koro ni, a bruxa Beatrice controla sete servas cujas levam os nomes dos sete demônios representantes dos pecados. Estas servas são chamadas de "Estacas do Purgatório" e assassinam os herdeiros da fortuna da família Ushiromiya.

SAIBA AINDA:
 



Nenhum comentário: