2.04.2012

Exame clínico e teste ergométrico são essenciais antes de correr

É importante saber o tipo de pisada antes de comprar o tênis para treinos e competições

RIO — O mais importante antes de sair correndo é procurar um médico para se submeter a exames clínicos e cardiológicos. É fundamental, por exemplo, a realização de um teste ergométrico num laboratório especializado. Nesta avaliação, o cardiologista verificará se o praticante está em condições de iniciar a prática da corrida sem riscos. Isto vale também para pessoas acostumadas a correr. Esse cuidado previne doenças cardíacas, lesões musculares e ortopédicas.
Em um primeiro momento, o corredor iniciante deve receber orientação com relação ao cuidado com a postura durante o treino ou a competição, diz o treinador Cleber Guilherme. O ideal é iniciar aos poucos, correndo até 15 minutos diariamente e aumentar a distância progressivamente (cinco minutos a cada semana). Sedentários há muito tempo devem começar com caminhada e passar ao trote leve após três a quatro semanas, dizem treinadores de corrida.
— Quem está iniciando a correr deve aprender a controlar a intensidade e o volume de treinamento. Em relação à intensidade, o uso de um monitor cardíaco é fundamental, porque este tipo de aparelho facilita um controle preciso de uma forma simples. O volume de treino também deve ser observado. O aumento da quantidade de quilômetros percorridos na semana deve ser gradual, não ultrapassando 10% a 15% por semana. Recomendo ainda que a primeira prova do iniciante seja de aproximadamente 5km. Uma ao mês é o ideal, ou duas no máximo, com um intervalo de pelo menos duas semanas entre uma e outra — ensina Guilherme.
Outra orientação importante é a escolha do calçado, que deve ser de acordo com a pisada do praticante, diz o professor. Um ortopedista pode avaliar melhor cada caso. Há inclusive exames específicos para isso, como o de baropodometria. O equipamento tem uma plataforma que lembra uma esteira para caminhada e corrida. Em sua superfície, sensores registram as diferentes pressões exercidas nos pés com a pessoa parada, caminhando ou correndo. Então, os dados coletados são enviados para a análise computadorizada, e mostram, por exemplo, a distribuição de peso entre os pés e estabilidade. Sem este exame dá para ter uma ideia.
— Como dica para a escolha do tênis, o praticante deve observar em que parte ocorre o desgaste na parte anterior do solado. Se o desgaste é uniforme, a pisada é classificada como neutra; se o desgaste ocorre do lado externo, a pisada é supinada; e se ele ocorre do lado interno da parte anterior do solado a pisada é pronada — explica Guilherme.
O treinador Vinicius Zimbrão, da Velox Fitness, lembra que a principal causa de lesão na corrida não é o tipo de terreno onde se pratica ou calçado, mas o excesso de treinamento com progressão exagerada de volume e intensidade.
A prática de musculação ajuda a melhorar a performance na corrida. Neste caso, os exercícios de força devem levar em conta não somente a musculatura das pernas, mas de toda a estrutura do corpo.
O Globo

Nenhum comentário: