12.25.2012

Como evitar o consumismo entre as crianças

Antes de atender a lista de compras do seu filho, pare e pense: será que ele não foi atacado por um surto de consumismo?


Na hora de comprar um presente para o seu filho, pense também
no que não tem valor material.
Foto: Getty Images
Pela televisão ou Internet, as crianças estão sendo bombardeadas por mensagens que estimulam o consumo. Ana Maria Dias da Silva, psicóloga e coautora do livro A Criança e o Marketing (Ed. Summus), fala sobre a questão:

Raiz do problema
Os pais que não conseguem dedicar tempo suficiente aos filhos se sentem culpados e, para compensar a ausência, satisfazem todas as vontades deles e os enchem de presentes e mimos. Assim, mostram que o consumo é um modo de vida.
Como ensinar a consumir
Para estimular o consumo consciente, deixe claro que possuir determinado produto implica avaliar o quanto aquilo é necessário naquele momento. Mais: ensine ao seu filho que para comprar qualquer coisa ele terá de abrir mão de outras. Assim, a criança aprende a ter senso crítico e a priorizar.
Dica legal: na hora de comprar um presente para o seu filho, pense também no que não tem valor material.
Mmulher 
Saiba ainda:

Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”.
O consumista diferencia-se em grande escala do consumidor, pois este compra produtos e serviços necessários para sua vida enquanto aquele compra muito além daquilo de que precisa.
O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas que juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir a indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa autoestima, a perturbação emocional e outros.
As consequências ruins ao consumista são: processos de alienação, exploração no trabalho, multiplicação de supérfluos (que contribuem para o processo de degradação das relações sociais e entre sociedades) e a oneomania (que é um distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro. É mais comum nas mulheres, tomando uma proporção de quatro por um). Além disso, o meio ambiente também sofre com este “mal do século”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola.com

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